Como decorar e valorizar ambientes com paredes brancas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

paredes brancas - sala de estar

Um ambiente com paredes brancas pode parecer um refúgio de simplicidade em um mundo caótico. Entretanto, quando se trata de decorar para deixar ambientes brancos chiques, inspiradores e aconchegantes muitas vezes ficamos em dúvida sobre o que fazer para valorizá-los.

As paredes brancas sempre parecem limpas, sofisticadas e clássicas, mas sem a decoração certa, o ambiente pode ficar enfadonho, afinal, não há nada mais frio ou vazio do que uma parede totalmente em branco ou mal aproveitada.


Uma parede branca na verdade é muito versátil para decorar e tem muitas vantagens para ser decorada em relação à maioria das outras cores de parede. Em uma parede branca é possível abusar de cores de todos os tons, assim como manter o branco como cor predominante e, até, usar uma única cor de decoração sobre ela que fique marcante.

Como o branco é um tom neutro, então oferece uma oportunidade melhor de exibir o que quisermos sem competir com as cores de personalidade forte aplicadas sobre a parede. Portanto, pendurar obras de arte ou peças esculturais são uma ótima maneira de chamar a atenção para elas e permitir que se destaquem em seu pano de fundo todo branco.

Em paredes brancas podemos ser criativos ao misturar materiais, estilos e texturas, maximizar a luz com espelhos e objetos metálicos e abusar de obras de arte que não concorrerão com a cor da parede.

Antes de começar a decorar sua parede branca, veja essas ideias que selecionamos e descubra com quais você se identifica e acredita que valorizarão seu ambiente. São muitas as possibilidades, algumas mais ousadas, outras mais conservadoras.

Varie nos acabamentos e materiais

Texturas e acabamentos diferentes sempre valorizarão uma sala toda branca. Portanto, escolha acabamentos e materiais variados em tons de branco para mantê-la interessante.

Para criar um banheiro rústico moderno, misture pisos de mármore ou um tampo de mármore preto, ladrilhos clássicos, ladrilhos hidráulicos e uma parede de shiplap (madeiras encaixadas).

Em uma sala, complemente as paredes brancas com um piso de madeira, um sofá bouclé texturizado, uma mesa de jantar laqueada branca brilhante e cadeiras de madeira pintadas em cores neutras. Deixe a sala ainda mais aconchegante com um tapete macio e quadros nas paredes.

Utilize objetos com várias texturas

Para criar um espaço convidativo, escolha acessórios com texturas múltiplas. Use como acessório um sofá de couro branco elegante com almofadas ou mantas em estilo marroquino, tecidos com lantejoulas ou manta de pele sintética.

Adorne as paredes com artesanatos de suas viagens ou um espelho vintage pintado de branco com uma pátina envelhecida. Crie um ambiente sereno, com cortinas brancas arejadas e plantas. Não tenha medo de misturar muitas texturas, a parede branca garantirá uma aparência coesa.

Misture estilos e períodos nos móveis e decoração

Uma sala branca decorada exclusivamente em um estilo ou período de mobília pode acabar com um aspecto frio e sem graça. Uma parede branca permite que você misture facilmente períodos e estilos de móveis, de peças contemporâneas a clássicos modernos de meados do século, itens vintage e antiguidades.

Objetos em tons de branco, como uma cadeira do século passado, madeira exposta, uma luz pendente branca contemporânea e bancos de bar de metal em estilo vintage podem coexistir alegremente, dando ao seu ambiente uma aparência atemporal, cheia de nuances e detalhes.

A arte está em toda parte. Você não precisa sair correndo para comprar novas obras de arte para decorar ambientes brancos. Pendure desenhos de seus filhos, fotografias de família, objetos e antiguidades que você tem em casa.

A simples etapa de montar e enquadrar essas peças pode transformá-las em impressionantes obras de arte. Personalize objetos comuns com tinta e lixa para obter um visual vintage.

Aqueça o ambiente com madeira ou rattan

Aqueça instantaneamente uma sala branca com materiais naturais como madeira ou rattan. As paredes brancas permitem que as peças clássicas de madeira pesada brilhem.

Um ambiente contemporâneo branco sem detalhes arquitetônicos pode ser uma tela em branco ideal para uma mesa de madeira escandinava clara ou antiguidades de madeira escura herdadas de seus avós ou compradas em um brechó ou antiquário. Você pode ainda usar uma lâmpada de tripé com uma cortina fina para dar um toque mais leve e completar o ambiente.

Adicione brilho com metais e espelhos

Objetos metálicos quentes, como bronze, ouro e cobre irão capturar a luz e adicionar reflexos de interesse a uma sala branca. Assim como espelhos colocados em paredes opostas às janelas, em espaços mortos e cantos perdidos refletirão a luz e criarão profundidade e perspectivas que animarão o ambiente.

Móveis espelhados, como mesas auxiliares, assim como mesas de jantar e mesas de centro adicionarão brilho sem ocupar o espaço visual.

Um espelho de grandes dimensões é uma decoração de parede em branco fácil de instalar e impressionantemente perfeita. Um espelho adiciona estilo e reflete a luz em todo o espaço, fazendo com que pareça maior. Monte o espelho dentro de uma moldura tradicional pintada em uma cor contrastante para fazer uma declaração ainda mais ousada.

Utilize plantas, naturais ou artificiais

As plantas de interiores são itens de decoração que vieram para ficar e combinam com praticamente qualquer ambiente. Um espaço com samambaias, cactos, terrários, hortas de ervas e paredes vivas fica perfeito com paredes brancas e livres.

Se você não tem dedo verde ou não tem tempo para se dedicar ao cultivo de plantas vivas, utilize almofadas, quadros e outros objetos e tecidos decorados com folhas de bananeiras, costela-de-adão, ou palmeiras, ou ainda papel de parede ou um lindo pôster com com cenas da natureza.

Plantas artificiais, que simulam perfeitamente plantas reais são outra excelente opção.

Use detalhes em preto

Use preto para criar aspectos visuais bem definidos em um ambiente com parede branca. Para um visual marcante, ancore um espaço em branco com uma peça chamativa de móveis pretos ousados e exuberantes. Por exemplo, uma estrutura de cama com dossel contemporânea ou molduras chamativas.

paredes brancas - quarto

Espalhe detalhes pretos por toda parte, como esboços em preto e branco emoldurados, luminárias industriais pretas ou azulejos estampados e almofadas de realce com toques de preto. Se você acha que o preto pode parecer muito forte, use cinza escuro, que terá um efeito semelhante, embora mais suave.

Além de vários acabamentos, materiais e texturas, pense em usar uma variedade de formas geométricas ao escolher móveis, acessórios, objetos e arte para uma sala branca. Móveis e objetos curvilíneos – seja uma mesa redonda ou um sofá com cantos arredondados ou um espelho redondo de grandes dimensões – equilibram uma sala quadrada.

Misture círculos, quadrados, retângulos, triângulos, hexágonos, ovais e formas orgânicas. Por exemplo, um tapete geométrico cria uma qualidade escultural que dará vida a uma sala branca.

Estante de livros e molduras eliminam espaços em branco na parede

Mostre suas fotos, por exemplo, amplie as fotos e monte-as em uma galeria. Coloque uma pequena peça em uma moldura grande, ou crie uma composição coesa procurando impressões de tamanhos semelhantes e organize as molduras em um padrão de grade.

Além disso, não pendure quadros e fotos muito altos. O ponto central de uma única imagem ou de um agrupamento de obras deve estar no nível dos olhos.

Se você tem uma obra de arte perfeita, mas descobriu que ela não preenche o espaço da parede da maneira que você gostaria, combine-a com pinturas menores para tornar o espaço mais robusto e consistente. Até mesmo uma lareira que esteja integrada à parede.

Em algumas situações, uma única obra de arte pode ser a solução para uma parede inteira em branco. Especialmente se for um tamanho aparentemente exagerado para o espaço disponível, uma tela impressa do chão ao teto pode ficar interessante. Ou uma estante, assim, reúna sua coleção de livros com capas variadas em uma estante divertida e colorida.

Para concluir

Enfim, as paredes totalmente brancas estão longe de ser uma nova tendência. Mas elas sempre existiram e sempre existirão, isso é uma prova de seu apelo atemporal e adaptação.

O branco é simples e sofisticado ao mesmo tempo. Então, quando explorado corretamente, pode transmitir aos ambientes uma aparência nítida, que é ideal para uma abordagem de design renovada.

Embora assumir uma postura radical e pintar todas as paredes de uma casa de branco possa exigir muita confiança, se você tem senso de aventura, as paredes brancas podem ser o visual de que sua casa precisa para adicionar luz e espaço.


Leia também:
Como acertar na decoração monocromática
O que é Boiserie
O que é o estilo Urban Jungle?
Como usar o verde na decoração
Banheiros em preto e branco, você já pensou nisso? Selecionamos 18 ambientes para você se inspirar
20 inspirações para você utilizar o clássico tapete listrado preto e branco na decoração
O que é Shou Sugi Ban (Yakisugi)?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *