Rocambole de Tiramisu

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Rocambole de Tiramisu

Para quem não conhece, o tiramisu é uma receita das mais emblemáticas da cozinha italiana, e no formato de rocambole fica delicioso.

Sendo o saboroso resultado de camadas alternadas de bolachas champanhe (biscoito, para os cariocas 🙂 ) embebidas em um café forte com camadas de creme doce de queijo mascarpone. Se você já provou um delicioso tiramisu irá adorar a receita a seguir.

Essa receita é um pouquinho trabalhosa mas não é muito complexa para executar e o seu resultado vale o tempo despendido…

A propósito, como o queijo mascarpone tem um preço mais alto do que a maioria dos queijos mais populares, se você já experimentou alguma receita que utiliza esse ingrediente em algum restaurante e achou sem graça, provavelmente esse restaurante tenha utilizado ingredientes alternativos na receita.

O sabor do mascarpone é bem característico e se você ainda não experimentou, temos certeza que vai adorar.

Receita de Rocambole de Tiramisu
Ingredientes:
  • 6 ovos;
  • 400g de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó;
  • 200g de açúcar cristal refinado (em duas porções de 100g);
  • 120ml de óleo vegetal;
  • 120ml de água;
  • 60g de cacau em pó;
  • 240ml de creme de leite;
  • 1 colher de sopa de café solúvel em pó;
  • 455g de queijo mascarpone;
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha;
  • 120ml de café passado forte;
  • 85g de raspas de chocolate;
  • biscoito champanhe.
Forma de Preparo:

Primeiramente pré-aqueça o forno em 180º C.

Então, forre uma assadeira com papel manteiga.

Em uma vasilha grande misture os 6 ovos, a farinha, 100 gramas de açúcar, o fermento químico em pó, o óleo vegetal e a água. Em seguida, bata bem a mistura com o auxílio de uma batedeira ou de um mixer.

Despeje a massa do bolo na assadeira previamente forrada com o papel manteiga e espalhe bem com o auxílio de uma colher ou de uma espátula, tentando fazer com que a massa de bolo se espalhe de maneira homogênea e fique lisa.

Asse por 8 minutos ou até que comece a dourar, então desligue o forno, retire o bolo e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Peneire o cacau em pó com uma peneira sobre um pano limpo ou sobre outro pedaço de papel manteiga grande o suficiente para o bolo. Vire o bolo sobre a superfície polvilhada com cacau em pó e remova o papel manteiga que você usou para assá-lo. Em seguida, com o bolo ainda morno, comece a enrolar o bolo lentamente com o auxílio do pano ou do papel manteiga.

Em seguida, refrigere o bolo por cerca de 1 hora.

Recheio do rocambole

Em uma vasilha grande bata o creme de leite com o café solúvel cuidadosamente, evitando que o creme de leite passe do ponto e fique muito duro (se o creme de leite passar do ponto ele se transforma em manteiga). O seu objetivo aqui é misturar bem o creme de leite com o café e que fique um pouco mais cremoso.

Misture o queijo mascarpone, as 100 gramas restantes de açúcar e em seguida misture bem até obter uma mistura bem homogênea.

Reserve 1 xícara da mistura de creme de leite com mascarpone e café para posteriormente decorar o rocambole.

Desenrole o bolo e espalhe a mistura de creme de leite com mascarpone e café sobre o bolo, cobrindo-o com uma camada de creme lisa e homogênea. Deixe uma faixa de cerca de 4 centímetros em uma das pontas sem creme.

Coloque os biscoitos champanhe sobre o bolo, lado a lado, deixando uma margem de 5 centímetros de uma das pontas do bolo (a ponta oposta à ponta do bolo que está sem creme). Pincele as bolachas champanhe com o café passado forte em temperatura ambiente.

Enrole novamente o bolo, mas dessa vez não enrole com a toalha por dentro. Depois que o bolo estiver enrolado, leve-o para o refrigerador por mais uma hora, envolto no pano.

Depois de uma hora de refrigeração, então cubra o bolo com o creme de mascarpone que você havia reservado.

Enfim, está pronto seu rocambole de tiramisu, aproveite!

Uma nota final

Muitas pessoas, para baratear a receita, usam cream cheese no lugar do mascarpone, mas nesse caso você vai obter uma sobremesa com sabor totalmente diferente

Qual a diferença de mascarpone e cream cheese?

O mascarpone e o cream cheese são dois tipos de queijos cremosos, mas eles são diferentes em vários aspectos.

O mascarpone é um queijo italiano feito a partir de creme de leite, que é aquecido e acidificado com suco de limão ou vinagre. É um queijo denso, cremoso e rico em gordura, com um sabor delicado e levemente adocicado. Ele é muito usado em sobremesas italianas, como por exemplo na receita de rocambole de tiramisu que ensinamos ou em molhos para massas.

O cream cheese, por outro lado, é um queijo fresco americano feito a partir de uma mistura de leite e creme de leite. É um queijo cremoso, mas menos denso do que o mascarpone, com um sabor suave e ligeiramente ácido. O cream cheese é amplamente usado em sobremesas e em muitos outros pratos salgados.

Em resumo, enquanto o mascarpone é um queijo italiano cremoso, denso e rico em gordura, o cream cheese é um queijo fresco americano, cremoso e menos denso. Sendo assim, cada um tem um sabor e textura distintos e devem ser usados de forma diferente na culinária.


Leia também:
Receita de brownie vegano
Receita de bolo de fubá fofinho
Bolinhos de chuva sabor cheescake
Receita de torta de banana com doce de leite
Bolo de banana com calda de café
Torta de chocolate sedosa, você vai amar
Receita de biscoito de polvilho simples
Receita de bolo de aipim (ou mandioca) com coco

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *