Benefícios proporcionados pelo consumo de couve

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

benefícios da couve

Você conhece os benefícios da couve para a nossa saúde?

No Brasil, geralmente o consumo de couve está associado à uma feijoada completa não é mesmo?

No entanto, seu amargor característico não é apreciado por muitas pessoas para o consumo diário.

Porém, se bem preparada, de forma a atenuar esse amargor, ela é um alimento que pode sim entrar em nosso dia a dia e enriquecer nossa alimentação.

Quais são os benefícios da couve?

De antemão podemos afirmar que a couve é uma excelente fonte de benefícios para a nossa saúde e pode contribuir muito para quem quer adotar uma dieta saudável.

Isso porque ela é rica em iodo, fibras e minerais – como cálcio, ferro, magnésio, cloro, enxofre e fósforo – e vitaminas – A, B1, B2, B3, B5, C e K.

Portanto, a couve é excelente para combater problemas digestivos, enfermidades do fígado, cálculos renais, menstruação dolorida, artrite, e bronquite, além de curar úlceras estomacais.

A couve ainda pode ser utilizada para amenizar ressacas, aliviar a prisão de ventre e amenizar as dores causadas por úlceras e gastrites. O iodo contido nela também é essencial para a produção de hormônios essenciais para a tireoide.


Outra propriedade da couve é o seu efeito antioxidante. As vitaminas A e C, assim como o magnésio, são responsáveis por esse efeito antioxidante celular.

Os antioxidantes são responsáveis por combaterem os radicais livres que estão associados ao envelhecimento precoce da pele.

Além disso, a couve possui carotenoides e flavonoides, dois elementos importantes para processo de proteção celular e estimulantes da limpeza de substâncias tóxicas do organismo.

A couve tem efeito anti-inflamatório. A vitamina K presente na couve é responsável pelo efeito anti-inflamatório. É uma substância capaz de combater doenças graves, como o câncer, por exemplo.

A couve também abastece o corpo de glucosinolatos, que são fitoquímicos naturais com ação desintoxicante. Esses compostos são conhecidos por prevenir o câncer gástrico e o câncer de ovário.

Consumir couve reduz o colesterol. Isso porque as fibras contidas nela auxiliam na redução dos índices de colesterol do organismo.

Portanto a couve é um alimento importantíssimo para compor uma dieta que busca melhorar a saúde do coração.

Além disso, suas fibras também aumentam a nossa sensação de saciedade.

Relação da couve com perda de peso

A couve é pobre em calorias, portanto é recomendada também em dietas para perda de peso.

Ela reduz o inchaço, melhora a textura da pele e combate as acnes. A vitamina A contida na couve, age como um antioxidante.

A couve também fortalece os ossos por conter magnésio e cálcio na proporção ideal.

Nesse sentido, ela é mais eficiente que o leite, pois, para melhorar a densidade óssea não basta somente o cálcio, também é necessário o magnésio.

Sem a presença do magnésio o cálcio não exerce sua função dentro do osso.

Além disso, o magnésio da couve também é fundamental para a formação e o bom funcionamento dos neurotransmissores responsáveis por manter o bom humor.

Por fim, a couve também é uma excelente fonte de ferro para o nosso organismo. O Ferro é fundamental no sangue para a produção de hemoglobina e para o transporte de oxigênio.


Leia também:
Benefícios do milho para a saúde
“Hortaliça não é só salada”, conheça esse interessante site de dicas da Embrapa Hortaliças
Como plantar e cultivar o alho-poró
Benefícios do chá de hortelã – Parte I
Dicas imperdíveis para quem tem ou quer começar uma horta caseira
Benefícios para a saúde do dente-de-leão
Tudo sobre abacate e dicas para plantar um abacateiro
Quais os principais benefícios do vinho para sua saúde?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *