Como fazer para um quarto pequeno parecer maior?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 8 minutos

quarto pequeno

Se você tem um quarto pequeno e quer fazê-lo parecer maior, saiba que você não é a exceção. Principalmente se considerarmos os moradores de prédios construídos nas últimas décadas.

Atualmente esse é um dos problemas mais comuns de decoração de quartos, encontrar espaço para tudo mantendo o nível de conforto. O que precisa ser feito para resolver esse problema é exercer a criatividade para adicionar o máximo de metragem quadrada real.

Felizmente, existem truques de decoração que ajudam a “enganar nossos olhos” e, desta forma, percebermos um quarto maior do que realmente ele é.

Dicas e truque para “aumentar” o espaço de um quarto pequeno

Nosso quarto deve ser nosso oásis, um lugar onde possamos nos sentir confortáveis e relaxados em nossa casa. Mas, como nem todos nós temos a sorte de ter um quarto amplo, e às vezes pode parecer quase impossível encaixar tudo o que temos nele. Sendo assim, precisamos usar de criatividade para que ele fique confortável e aconchegante.

Com o layout certo, e com as dicas a seguir, você pode fazer com que até mesmo os menores quartos pareçam espaçosos sem faltar nada.

Você pode seguir algumas ou todas as dicas a seguir, mas antes de colocá-las em prática, tenha ciência de uma coisa muito importante, que vale para todas elas e que é significativa para fazer qualquer ambiente parecer maior.

Procure nunca bloquear a passagem e nem dificultar abertura de de gavetas e portas, nada deixa um ambiente menor do que parecer que o que está nele não é apropriado para o espaço disponível.

Procure utilizar todo o espaço vertical possível

Sempre que você estiver precisando decorar um cômodo pequeno, pense na vertical. Você pode não ter muito espaço no piso, mas usando as paredes até o teto, você usa o espaço disponível com mais eficiência e ainda atrai o olhar das pessoas para cima, fazendo com que esse cômodo pareça maior.

Prateleiras embutidas ou não, que se estendem do chão ao teto são uma ótima maneira de adicionar opções de armazenamento, organização e espaço visual a um quarto.

Infelizmente, essa pode não ser uma opção fácil de aplicar em todas as situações. Há quartos com pouco espaço de ocupação das paredes, entretanto, sempre que possível, lance mão dessa técnica.

Uma alternativa interessante é planejar uma cabeceira alta e armazenar nela o que for possível em espaços abertos, ou fechados, ocupando assim toda a extensão do espaço possível.

quarto pequeno - cama com espaço na cabeceira

Escolha móveis com pernas

Uso o máximo de móveis possíveis com “pernas”, ou seja, afastados do chão. Eleve-os do chão para criar uma sensação arejada e aberta no quarto.

Nem todas os móveis precisam ter pernas, mas tente ter pelo menos uma peça com alguma altura, seja sua mesinha de cabeceira, a cômoda ou a cama. O estilo de decoração moderno de meados do século é perfeito para quartos pequenas, pois a maioria dos móveis é elevada e apoiada em pernas finas.

Quanto mais piso e parede aparecerem, maior será a sensação de espaço do seu quarto. Observe a estrutura da cama e da mesa de cabeceira desse quarto, o espaço não parece maior?

Combine as cores internas das janelas com as paredes

Em quartos grandes é possível fazer um ótimo uso de cortinas ou persianas que contrastam com as paredes. No entanto, em um quarto pequeno é melhor combinar as paredes com os as janelas e seus acessórios.

Esse truque mantém nossos olhos se movendo pelo espaço, enganando-os para ver o quarto como um pouco maior do que realmente é. Observe como as cortinas desse quarto abaixo ampliam o seu espaço, o quarto tem uma pequena bay window com uma cômoda, que se fosse guarnecida com cortinas coloridas teria seu espaço praticamente eliminado visualmente.

Use arandelas ao lado da cama

Em vez de ocupar espaço em sua mesa de cabeceira com uma lâmpada ou um abajur, instale arandelas acima e ao lado de sua cabeceira.

Isso funciona para chamar a atenção para cima e dá ao quarto uma aparência aberta e arejada e reduz a confusão visual ao redor da cama.

As arandelas ajustáveis ​​são perfeitas para leitura noturna, para isso basta mover a luz para onde você precisa focar e empurrá-la de volta quando for apagá-la.

Utilize os móveis em escala

Um quarto pequeno não precisa significar móveis minúsculos. Mas sim, que você precisará encontrar móveis e objetos que correspondam em escala e sejam dimensionadas adequadamente para o seu espaço. Uma cama king size ladeada por duas mesinhas minúsculas de cabeceira ficará desproporcional.

Em vez disso, escolha um tamanho de cama que permita que você coloque pelo menos uma ou duas mesinhas de cabeceira grandes o suficiente para se acomodarem ao lado dela. Da mesma forma, se houver uma cômoda no quarto ela deve corresponder às mesas de cabeceira em escala. Muitas vezes, uma cômoda alta e se adapta melhor do que uma larga e curta em um quarto pequeno.

Essa técnica inclusive é utilizada pelas construtoras. Se você já visitou apartamentos decorados de prédios em obras, muitas vezes se surpreendeu com o que cabe nos espaços minúsculos deles. A verdade é que eles fazem móveis sob medida, todos em escala, até as camas. Com isso, durante a visita, muitas vezes não percebemos que se tentarmos colocar móveis em tamanho padrão naquele espaço eles não vão caber.

Outra dica importante sobre o mobiliário, para não sobrecarregar o espaço, não se empolgue muito com a decoração. Os têxteis desempenham um grande papel decorativo. São eles que podem criar aconchego no quarto usando várias texturas, estampas e combinações de cores, mas lembre-se sempre de equilibrar espaço e objetos.

Economize no supérfluo, você pode usar uma cor diferente, uma foto ou um pôster, que é apoiado por outros elementos decorativos. E, se o quarto for apropriado, não se esqueça das plantas de interior, que criarão um microclima útil, transformarão o espaço e haverá mais ar puro no ambiente.

Experimente uma paleta de cores iluminada

Você provavelmente já ouviu falar que o branco abre uma sala, e isso geralmente é verdade. Mas isso não significa que seu quarto precisa se parecer com uma sala de cirurgia. Você não precisa decorar todo ele em branco, mas ajuda se aplicar uma paleta suave e leve. Os tons pastéis funcionam maravilhosamente bem em quartos pequenos, assim como os tons claros de cinza.

Experimente o branco misturado com uma cor clara ou de tom médio, como o azul e o branco. Para maior impacto, fique com cores frias, com tons de azul suave, verde e roxo que ajudam a ampliar um espaço, enquanto os tons mais quentes, como vermelho e laranja têm o efeito oposto.

quarto pequeno com cores claras

Use cortinas finas ou deixe sem cortinas

A luz natural é um dos melhores recursos disponíveis para ajudar a tornar um quarto maior, então aproveite-a ao máximo. Se você puder manter suas janelas nuas e sem adornos, isso pode fazer com que seu quarto pareça estar conectado ao espaço externo, fazendo com que pareça maior.

Como a iluminação desempenha um papel importante, se você precisar impedir a penetração da luz solar por privacidade ou qualquer outro motivo. Neste caso, a iluminação artificial também pode ajudar a aumentar o volume do quarto. Organize diferentes cenários de iluminação, zoneie as luzes, isso vai tornar o ambiente mais interessante e confortável.

Entretanto, se você precisa somente de um pouco de privacidade, você também pode instalar cortinas. Nesse caso apenas tente escolher as mais finas, que filtrem a luz e ainda permitam que ela ilumine o quarto. Além disso, observe a dica que ensinamos acima, de escolher cortinas claras ou da cor da parede e da janela, pois isso aumenta o ambiente.

Experimente um esquema de cores predominantemente branco nos móveis

Já comentamos acima sobre o uso de cores claras, o branco é imbatível para aumentar um espaço, portanto, se você gosta de móveis e objetos brancos, ou bem claros, isso ajudará ainda mais a aumentar um quarto pequeno.

Esquemas de cores brancas podem funcionar de forma eficaz para fazer um pequeno espaço parecer aberto e mais espaçoso. Você não precisa manter cada parede com um tom estéril, mas pode brincar com a textura e os tons para ver o que funciona melhor para você. Adicionar detalhes neutros mais leves, como a estrutura da cama de madeira, pode adicionar uma pequena quantidade de diversidade sem limitar o espaço, ou o estilo.

Experimente beliches funcionais

Aparentemente espaços pequenos não são suficientes para acomodar facilmente várias camas, fazendo com que o quarto pareça apertado. Os beliches podem ser uma maneira simples de usar parte do espaço vertical disponível sem ocupar metragem quadrada desnecessária.

No entanto, os beliches não precisam ser básicos, há muitas opções funcionais e modernas que impressionarão seus filhos, ou até mesmo os hóspedes que estiverem hospedados em sua casa, sem sentirem a sensação de aperto.

quarto pequeno - beliche

Use mesinhas de cabeceira flutuantes

Embora estejamos familiarizado com prateleiras flutuantes, a maioria das pessoas não atentou ainda para as mesinhas de cabeceira flutuantes. Em vez de usar móveis que têm pernas volumosas ou estilos quadrados, que ocupam espaço no chão, a instalação das versões flutuantes permite que muito espaço extra seja revelado.

Esses móveis dão a ilusão de mais espaço enquanto ainda permitem criar um lugar para colocar uma lâmpada (se você preferir não usar arandela), livros, óculos, despertador, água, enfim tudo o que você precisa deixar ao lado de sua cama.

quarto pequeno - mesa flutuante

Experimente posicionar um tapete de uma forma diferente

É sabido que os tapetes podem desempenhar um papel vital no layout de um ambiente. Então, com alguns truques você pode mudar toda a sensação de espaço de um quarto pequeno.

Colocar o tapete nos pés da cama e ter apenas metade da cama posicionada sobre ele pode criar um efeito alongado. Dessa forma, engana seu olho ao acreditar que há mais espaço do que o que realmente está presente.

Você também pode usar o truque em outras partes do quarto. Por exemplo, colocando apenas as pernas da frente ou de trás dos móveis sobre o tapete para transmitir a mesma ideia.


Leia também:
Como decorar um apartamento pequeno
Toalheiro térmico vale a pena?
O que é um apartamento eficiente?
Dicas de organização para ambientes pequenos
O que fazer para um ambiente parecer maior
Inspire-se com esses móveis multifunção, que aproveitam melhor os pequenos espaços

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *