Colocar canela no café, tudo o que você precisa saber!

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 8 minutos

canela no café

Se você é fã de especiarias, certamente costuma utilizar canela em várias receitas. Talvez você também seja uma das muitas pessoas que costumam adicionar uma pitada de canela ao seu café.

Com seu sabor amadeirado e adocicado, a canela é realmente uma boa pedida para adicionar no café? Essa é uma questão que muitas pessoas levantam, pois em algumas tentativas de acrescentar a canela não obtiveram o resultado esperado no sabor final.

Quais são os tipos de canela?

Se você é uma pessoa que costuma consumir canela com frequência, antes de abordarmos sobre a adição de canela no café, há uma informação muito importante que você precisa saber sobre essa especiaria.

Existem dois tipos de canela, a saber, a Canela do Ceilão (Cinnamomum verum), conhecida como canela “verdadeira”, que é nativa do Sri Lanka (antigo Ceilão, e por isso recebeu esse nome), e a Canela Cássia (Cinnamomum cassia), que é nativa da China. É fundamental saber disso para quem gosta e costuma consumir canela com frequência.

Saiba sempre qual canela você está comprando, não confunda as duas. A Canela Cássia também é conhecida como “canela-da-china”, “canela-chinesa”, “canela-saigon”, “canela-de-java”, ou “cássia-padang”. A Canela do Ceilão geralmente é vendida como “canela verdadeira”, “canela-do-ceilão”, ou simplesmente “canela”.

Porque saber diferenciá-las é tão importante? As canelas contém cumarina (um anticoagulante poderoso), substância que, em excesso, é extremamente tóxica e, portanto, prejudicial para a nossa saúde.

A canela de origem chinesa contém quantidades muito grandes dessa substância, diferentemente de canela originária do Sri Lanka. A diferença de quantidade de cumarina entre as duas é muito significativa.

Segundo especialistas, a ingestão de grandes quantidades de cumarina ou o consumo dessa substância por um período prolongado de tempo pode causar sérios problemas de saúde e um impacto negativo no fígado e nos rins.

Efeitos colaterais da canela

De acordo com o Instituto Federal de Avaliação de Riscos da Alemanha, um adulto que consome mais de 2 gramas de Canela Cássia por dia corre o risco de apresentar efeitos colaterais sérios, é muito mais seguro consumir Canela do Ceilão.

Acredita-se também que somente a Canela do Ceilão pode ajudar a diminuir um pouco o açúcar do sangue, sendo até forte o suficiente para os pacientes diabéticos interromperem a medicação.

Enfim, se você tiver a opção de escolher entre as duas, apesar de ser mais cara, escolha a Canela do Ceilão, pois além de ser mais saudável, ela é muito mais saborosa e tem um sabor sutil delicioso. Ela não tomará conta do sabor do seu café como a chinesa e adicionará a quantidade certa de sabor ao seu café.

A Canela Cássia é a mais popular, tem um sabor mais forte e, eventualmente, até desagradável, se usada em excesso.

canela no café

Café com Canela Cássia

Como diferenciar as canelas do Ceilão e Cássia?

Pelo fato da Canela Cássia ser barata e a Canela do Ceilão ser cara, provavelmente a primeira será a variedade que você encontrará rotulada como canela em pó ou canela em pau nos supermercados e mercearias. Observe na imagem abaixo, a diferença entre elas.

Quando se trata de cor, Canela do Ceilão é marrom clara, enquanto Canela Cássia é de um marrom escuro avermelhado (é essa que costumamos comprar, não é mesmo?). Observe também na imagem, a diferença de espessura entre elas.

Quando ainda em pau, no que diz respeito à textura ou à sensação, a Canela do Ceilão é fina e parecida com papel e forma várias camadas quando enrolada, enquanto a Cássia tem uma casca grossa mais áspera e forma apenas algumas camadas quando enrolada. A fragilidade é outra característica perceptível, a Canela do Ceilão é muito fácil de moer, a Cássia é muito difícil.

Indo um pouco mais longe quanto ao sabor, a Canela do Ceilão é delicada, doce com nuances de cravo e faz um excelente perfil de sabor para doces, bolos e sobremesas, enquanto a Canela Cássia é pungente e mais adequada para receitas de carnes assadas e para a culinária chinesa.

Teste do tipo de canela

Há ainda um teste de iodo que pode ser aplicado na canela para saber qual você tem em casa. Para isso, pingue umas gotas de iodo sobre ela e observe a mudança de coloração do pó. Se ele ficar bem escuro, azul marinho ou marrom, é Canela Cássia.

É claro que para quem consome canela esporadicamente, estar consumindo um tipo ou outro não é significativo em termos de saúde, entretanto a diferença de sabor é significativa.

Antes de consumir canela em excesso, saiba sempre qual o tipo de canela você está utilizando e tenha sempre em mente também que a canela não é uma medicação e não deve ser utilizada em substituição a remédios receitados por seu médico.

canela no café

Café com Canela do Ceilão

Agora que você já sabe a diferença entre as duas canelas, vamos ao assunto dessa postagem?

Fica bom adicionar canela ao café?

Sim, se feito da forma certa e na medida certa é um excelente complemento para essa bebida. Ela torna o café mais saboroso, conferindo uma doçura sutil que é ótima para amenizar o amargor do café. Além disso, a adição de canela também traz benefícios para a saúde, como reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos, sendo um ingrediente muito bom também para quem sofre de diabetes.

Qual é a melhor maneira de adicionar canela em pó ao café?

Há muitas maneiras de adicionar canela ao café. Se você vai adicionar canela em pó à sua xícara de café, você pode se deparar com um desafio, muitas vezes a dissolução da canela no café não acontece facilmente, ficando separada do líquido.

Como fazer para dissolver a canela em pó no café?

Para misturar completamente a canela, você pode tentar dissolvê-la antes em uma pequena quantidade de água morna ou mel. Misture bem e, quando ela estiver completamente dissolvida, você poderá adicioná-lo ao seu café com mais facilidade para aproveitar completamente o seu sabor.

Você também pode utilizar essências e xaropes aromatizados, como a baunilha para dissolver a canela em pó, isso adicionará um sabor excelente ao seu café.

O método acima funciona bem se estivermos falando de café puro. Mas se você for adicionar leite à essa mistura, há uma forma ainda mais fácil de dissolver a canela, adicione-a ao leite enquanto ele estiver espumando ou cozinhando no vapor.

Isso realçará bem o sabor e, quando estiver pronto, você poderá adicionar o leite com canela ao seu café para obter um resultado melhor.

Infundir sabor de canela enquanto prepara seu café também funciona

Uma alternativa também deliciosa para acrescentar o sabor de canela ao café, é incluí-la ainda na cafeteira. Tudo o que você precisa fazer é adicionar uma pitada de canela em pó ao pó de café antes de iniciar o processo de coagem.

Enfim, você pode preparar seu café usando um método de preparo de sua escolha, teste alguns desses que sugerimos para decidir qual para você é o mais delicioso.

Por exemplo, se você compra café em grãos e usar moedor de café, pode ousar um pouco mais, adicione a canela em pó durante o processo de moagem dos grãos.

Pode polvilhar canela em pó no café?

Sim, você pode polvilhar uma pitada de canela em cima do seu café, entretanto fazendo dessa forma, a canela não vai misturar bem com o seu café, funciona apenas como uma guarnição e a cada gole você sentirá um sabor diferente, dependendo da quantidade de canela ingerida.

Polvilhar canela funciona muito bem se você tiver uma espuma ou chantilly no seu café. À medida que você bebe seu café, obtém um bom resultado sem que o sabor da canela domine completamente seu paladar.

Sendo uma especiaria, a canela traz um sabor agradável ao seu café e isso é evidente a cada gole que você toma, porém em uma quantidade exagerada em alguns goles ela pode ficar um pouco desagradável.

Usando canela em pau no café

Usando o bastão de canela inteiro, você também pode fazer uma boa xícara de café com canela. Depois que o café estiver pronto, tudo o que você precisa fazer é colocar um pau de canela no café e deixá-lo descansar enquanto desfruta o seu café.

Você pode mexer o café com o pau de canela, isso acrescentará ainda mais sabor de canela ao seu café, se você prefere um sabor de canela mais forte.

Quanto mais tempo de infusão, mais você obterá o sabor de canela em seu café. Se você achar o sabor muito forte, pode adicionar um pouco de leite ou chantilly para equilibrar a pungência da canela. Também pode retirar a canela de dentro do café se achar que o sabor já chegou no ponto esperado.


Quanto de canela se coloca no café?

A canela é uma adição interessante ao café, que não só melhora o sabor, mas também traz uma série de benefícios para a saúde se não consumida em excesso. Mas quanto você deve adicionar?

Como regra geral, para que ela acrescente o sabor esperado, você pode adicionar até 1/4 colher de chá de canela em pó em uma xícara de café, qualquer quantidade acima disso pode dominar seu café.

Mesmo essa quantidade pode ser muita para algumas pessoas, por isso é importante testar diferentes quantidades até descobrir a que fica melhor para seu paladar. Se você prefere um toque suave, então pode apenas polvilhar um pouco em cima do seu café.

Canela pode ser prejudicial à saúde?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre isso, por esse motivo fizemos aquele alerta no início desse texto. Afinal, quanta canela é demais no café?

Não é recomendado adicionar mais de 1/4 de colher de chá de canela em pó a uma xícara de café, não só pelo sabor, conforme explicamos. Para o paladar de algumas pessoas essa quantidade pode não ser suficiente. No entanto, você deve sempre considerar sua saúde antes de consumir qualquer produto em excesso.

Se você não é muito fã do sabor picante da canela, pode diminuir um pouco a quantidade e adicionar um pouco de açúcar mascavo ou, vá reduzindo a quantidade de canela gradualmente até atingir a quantidade certa para o seu paladar.

Canela no café é saudável?

Adicionar canela ao seu café regularmente não apenas melhora o sabor, mas também é bom para a sua saúde, mas, repetindo, sempre sem exagero.

Canela no café ajuda a perder peso?

A canela é boa para diminuir o apetite. Com o uso regular, você notará uma redução do apetite e isso pode ajudar a controlar mais a alimentação. Com menos ingestão de alimentos, você terá um déficit calórico saudável que pode levar a uma perda de peso também saudável.

A canela no café reduz o açúcar no sangue?

A canela pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue. Depois de beber seu café com canela, sua sensibilidade à insulina aumentará e isso pode levar aos efeitos desejados. Entretanto é muito importante saber qual a canela que você está consumindo, se você chegou aqui diretamente nesse ponto do texto, sugerimos sua leitura desde o início.

Pode parecer meio óbvio isso, mas você só obterá o benefício de níveis mais baixos de açúcar apenas quando não adicionar açúcar ao seu café. Quando você adiciona açúcar, você não colherá nenhum dos benefícios da canela em relação aos níveis de glicose no sangue.

Canela é antioxidante?

Adicionar canela ao seu café ajudará a melhorar os seus efeitos antioxidantes. O café preto contém uma boa porção de antioxidantes e a canela potencializa esse efeito.

Se você deseja obter um melhor efeito antioxidante, opte por utilizar grãos de café levemente torrados em vez de grãos torrados médios ou escuros. No entanto, ao optar por essa alternativa, seu café perderá muito em sabor e pode ficar até levemente azedo.

Canela é boa para o coração?

Uma pitada de canela em no café ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares. Entretanto, tomar muita cafeína pode causar o efeito oposto, pois isso pode aumentar a pressão arterial e estressar seu coração. Portanto, pratique a moderação, quando se trata de canela e café.


Leia também:
Kombucha de café (Koffucha) – Parte I
Quer emagrecer? Pese-se todos os dias
Chocolate melhora o funcionamento do cérebro
Café combate a impotência sexual?
Malefícios do café
Conheça a dieta que previne doenças e atrasa o envelhecimento
Conheça alguns sinais de que seu fígado não anda bem

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *