Óculos bloqueadores de luz azul funcionam?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

oculos bloqueadores de luz azul

Será que os óculos bloqueadores de luz azul que estão se tornando tão populares funcionam?

Se você ainda não tinha ouvido falar deles, então certamente em breve vai ouvir. Eles surgiram porque hoje em dia praticamente não existe quem não passe muitas horas de seu dia em frente de uma tela digital.

A consequência desse novo comportamento das pessoas foi um desgaste ocular. Ou seja, se você já sentiu que seus olhos estavam secos e cansados ​​depois de um longo tempo em frente de uma tela, então já experimentou esse problema.

Segundo as empresas que produzem e vendem esses óculos, isso é efeito da “luz azul”. Na esteira dessa afirmação é que surgiram os óculos bloqueadores de luz azul, mas será que eles realmente funcionam?

O que é a luz azul?

A luz solar contém vários raios de luzes, entre eles vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta, cada uma com um comprimento de onda e nível de energia diferentes.

Assim, quando combinadas, esse amplo espectro de raios de luz coloridos cria o que chamamos de “luz branca”, ou luz solar.

Portanto, a luz azul é apenas um dos tipos de cor dentro desse espectro de luz que em geral é definido como “luz visível”. A luz azul tem um comprimento de onda curto e altos níveis de energia.

Os níveis de luz azul são emitidos de uma variedade de fontes de luz diferentes, sendo a maior delas o sol, que é assim onde obtemos a maior parte de nossa exposição a eles.

No entanto, também existem muitas fontes de luz artificiais e, nos últimos anos, a luz azul ganhou notoriedade por causa de sua ligação com as telas digitais. Ou seja, computadores, tablets, smartphones e outras telas digitais emitem luz azul.

Mas embora isso seja apenas uma fração do que é emitido pelo sol, a quantidade de tempo que as pessoas passam usando esses dispositivos e a proximidade dessas telas com os olhos causam preocupação com os potenciais efeitos a longo prazo da luz azul na saúde ocular.

É por esse motivo que os óculos de luz azul estão se tornando mais populares do que nunca, portanto vamos descobrir se eles funcionam.

As alegações são de que eles protegem os olhos contra possíveis danos, mas quão eficazes eles são para manter os olhos saudáveis? Portanto, examinaremos mais de perto a pesquisa científica por trás dos óculos bloqueadores de luz azul, e se eles realmente funcionam.

O que a luz azul faz com os olhos?

A luz azul tem um comprimento de onda curto, dessa forma isso facilita muito a sua penetração nos olhos. Isso significa que quase todos os raios de luz azul visíveis podem passar através da córnea e do cristalino até a retina.

Embora existam poucas pesquisas para apoiar isso, alguns especialistas sugeriram que muita exposição à luz azul tem o potencial de danificar as células sensíveis à luz na retina. Um estudo feito com animais também descobriu que os danos da luz azul podem causar danos fototóxicos na retina.

No entanto, embora seja verdade que as telas digitais emitem luz azul, pesquisas descobriram que o nível de exposição à luz azul das telas é significativamente menor do que a luz natural do dia. Além disso, nenhum dos níveis se aproxima dos limites de segurança dos olhos.

Isso significa que, se houver, o dano potencial da luz azul causado pelas telas digitais provavelmente será muito pequeno. Então vamos entender melhor isso?

Os óculos de luz azul funcionam?

Usar óculos de luz azul pode parecer uma boa solução para o possível dano aos olhos, mas um estudo concluiu que havia poucas evidências para apoiar o uso de filtros bloqueadores de azul na prevenção da fadiga ocular digital.

homem com óculos de luz azul

A luz azul realmente prejudica o sono?

A luz azul é conhecida por sabotar o horário de sono porque mexe com o ciclo circadiano (o nosso relógio interno que informa quando é hora de dormir ou acordar). Portanto, se você estiver navegando pelo telefone tarde da noite ou tiver insônia, os óculos de luz azul podem ser uma boa opção.

Como a maioria das pessoas é incapaz de deixar de usar computadores, tablets e telefones no dia a dia, então como lidar com as consequências negativas das telas digitais?

O que são óculos de luz azul?

Os óculos bloqueadores de luz azul têm lentes especialmente criadas que bloqueiam ou filtram a luz azul emitida pelas telas digitais.

Essas lentes são comercializadas com alegações de que protegem os olhos da fadiga ocular e podem ajudar a reduzir os danos potenciais à retina devido à exposição prolongada à luz azul.

Mas, os óculos de luz azul funcionam contra a fadiga ocular?

A resposta à essa pergunta pode ser uma surpresa para você, mas a verdade é que muitos problemas oculares causados ​​por telas digitais não são devidos à luz azul.

Segundo a Dra. Nicole Bajic, oftalmologista e pesquisadora, muitas pessoas sentem desconforto ocular com telas digitais, mas a maioria dos problemas realmente se enquadra em um termo chamado síndrome da visão do computador (SVC).

A SVC, também chamada de fadiga ocular digital, apresenta em geral esses sintomas:

  • Olhos marejados;
  • Olhos secos;
  • Visão embaçada;
  • Sensibilidade à luz;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no pescoço e nos ombros;
  • Dificuldade de concentração;
  • Olhos ardendo ou coçando;
  • Dificuldade em manter os olhos abertos.

Ou seja, essa síndrome é ​​uma ampla gama de problemas de fadiga e desconforto ocular. Mas isso ocorre porque nossos olhos estão constantemente mudando o foco e se movendo enquanto olhamos para uma tela. Além disso, o brilho e o contraste podem ser prejudiciais para os olhos, independente da cor da luz.

Portanto, embora você possa sentir irritação nos olhos após um longo dia trabalhando no computador, seu desconforto ocular não é causado diretamente pela luz azul em si.

“Quando olhamos para uma tela ou dispositivo digital por muito tempo, não piscamos com tanta frequência quanto normalmente, o que faz com que a córnea fique seca e irritada”, afirma a Dra. Bajic. “Quando focamos nossos olhos em algo de perto, como uma tela ou até mesmo um livro, nossos olhos ficam tensos e contraídos, o que pode causar desconforto ocular. Mas se olharmos para um objeto distante, nossos olhos relaxam”.

menino com óculos

Então, faz mal usar óculos de luz azul?

Embora os óculos bloqueadores de luz azul não sejam eficazes na prevenção do cansaço visual digital, não há mal em usá-los. “Não é prejudicial usá-los o dia todo”, afirma a Dra. Bajic.

Dicas para amenizar a fadiga ocular digital

Sabendo que os óculos de luz azul não funcionam contra a fadiga ocular digital, então o que fazer para aliviar seus sintomas?

Use óculos de sensibilidade à luz

“Se alguém tem sensibilidade à luz devido a enxaquecas ou outras condições sensíveis à luz, pode optar por uma tonalidade FL-41, que é uma opção melhor do que os óculos de luz azul”, diz a Dra. Bajic.

Os óculos com tonalidade FL-41, que também são populares, variam de uma cor rosada a uma cor âmbar e filtram comprimentos de onda de azul e verde. Essas cores incomodam as pessoas com sensibilidade à luz, chamada de fotofobia.

Um estudo citou a fotofobia, o termo médico para sensibilidade à luz, como o sintoma mais incômodo para quem sofre de enxaqueca. Além disso, você pode encontrar várias opções de óculos para pessoas sensíveis à luz.

Pratique a regra 20-20-20

Essa regra é muito simples, parar de olhar para a tela a cada 20 minutos e durante 20 segundos olhar para algo a uma distância de 20 pés, cerca de seis metros.

“Ao olhar mais longe, força os olhos a relaxar, quebrando a acomodação”, diz a Dra. Bajic. “Também ajuda você a piscar novamente na taxa normal do seu corpo.”

Use lágrimas artificiais

Usar colírios ao longo do dia ajuda a manter os olhos lubrificados enquanto você trabalha com os olhos fixos em uma tela.

Ainda segundo a Dra. Bajic, “A maioria das pessoas não precisa das lágrimas artificiais, mas outras precisam incorporá-las à sua rotina conforme necessário para se sentirem mais confortáveis”.

Posicione-se à distância de um braço da tela

A maioria das pessoas posiciona as telas muitos perto dos olhos e, portanto, sente cansaço visual. Mas o ideal é que a tela fique à distância de, pelo menos, um braço dos olhos (cerca de 63 centímetros).

Se ao fazer isso você tem dificuldade em enxergar a tela, então aumente o tamanho da fonte para ajudar na legibilidade.

homem com tablet na cama

Conclusão

Então, você deve investir em óculos de luz azul acreditando que eles funcionam tanto para dormir melhor como para evitar a fadiga ocular?

Para essa pergunta a resposta é “não”, economize seu dinheiro.

Isso porque, quando se trata de prevenir a fadiga ocular, sua melhor aposta é praticar bons hábitos de uso da tela ao longo do dia.

No entanto, se você usa telas tarde da noite e tem problemas para adormecer, apesar de seu pouco efeito, elas podem ser uma boa opção para diminuir a incidência de luz em seus olhos.


Leia também:
Como explicar o medo
Entenda porque o sabão pode diminuir muito a propagação de vírus
Descubra 10 efeitos do ciclo circadiano sobre a saúde
Como fazer uma criança guardar os brinquedos
Qual a melhor posição para dormir?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *