Como e quando podar o bordo japonês

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

podar bordo japonês - capa

Se você tem um bordo japonês, é provável que já tenha se perguntado como e quando podar.

Isso porque a poda do bordo japonês (Acer palmatum) é uma parte importante da manutenção dessa popular árvore ornamental.

A poda ajuda a controlar o crescimento, manter a forma desejada e promover a saúde da árvore.

Algumas curiosidades sobre o bordo japonês

Os bordos japoneses ficam muito atrativos em qualquer jardim. Ele tem um crescimento muito rápido e o mais popular é o de folha vermelha, que é sua forma natural.

Ele tem um tronco gracioso, a casca lisa, folhas bem lobadas (com recortes) e sua copa se espalha em um formato distinto.

Algumas variedades de bordo japonês são mais verticais e com uma copa extensa. Algumas variedades podem atingir até 6 metros de altura. Enquanto outras, são tipicamente menores em estatura e às vezes têm uma forma chorosa ou montanhosa.

Existem dezenas de cultivares de bordo japonês. Eles podem ter folhas vermelhas, bordô, rosa, verdes, verde-amareladas ou outra combinação e variação delas.

Além disso, muitos têm cores de folhas que mudam ao longo das estações.

Enfim, o bordo japonês está entre as árvores de pequeno porte mais lindas que você pode adicionar ao seu jardim, mas as pessoas muitas vezes ficam confusas sobre seus cuidados, especialmente quando se trata de podá-lo.

Primeiramente é preciso esclarecer que de forma alguma é obrigatório podar os bordos japoneses. Sendo assim, se sua árvore não apresentar danos e tiver muito espaço para crescer, você não precisará podá-la.

No entanto, se for preciso podá-lo, você deve fazê-lo da forma certa para não prejudicar essa linda árvore.

Existem muitas formas e cultivares diferentes, todas elas quando bem executadas ficam bonitas, mas, infelizmente, você pode destruir seu belo formato e folhagem podando errado.

Ao compreender como e quando podar o bordo japonês, você manterá sua saúde e forma. Além disso, na maioria dos casos uma poda leve é ​​tudo o que é necessário.

Continue lendo para aprender mais sobre a poda do bordo japonês e como fazê-la da maneira certa.

Tipos de bordo japonês e suas necessidades de poda

Como já dissemos, os bordos japoneses têm uma impressionante variedade de cores de folhagem.

No entanto, a forma de um bordo japonês afeta como sua poda deve ser feita. Portanto, antes de nos aprofundarmos em quando e como podar o bordo japonês, vamos explorar rapidamente como o formato de sua árvore afetará suas necessidades de poda.

O objetivo de uma poda quase sempre manter a forma geral da árvore e sua forma natural, e não podá-la até formar uma bola ou monte socado e restrito. A menos é claro que você esteja praticando topiaria ou bonsai, técnicas que, em geral, não se aplicam à essa árvore.

Estas árvores elegantes têm uma estrutura de ramos tão marcante, então por que restringir seu belo hábito natural, cortando-os em uma forma forçada?

A maioria dos tipos de bordo japonês requer muito pouca poda para manter sua forma, se houver. Neste caso, menos é definitivamente mais.

No entanto, há momentos, por diversos motivos, em que é necessário podar os bordos japoneses.

folhas de bordo japonês

Como podar o bordo japonês

Aqui estão algumas dicas sobre como e quando podar o bordo japonês.

Para podar adequadamente um bordo japonês, você não precisa saber que variedade possui. Não importa que tipo de bordo japonês seja, as necessidades, a técnica e o tempo de poda são os mesmos.

Quando podar

Poda de manutenção anual: a melhor época para podar o bordo japonês é no final do inverno ou início da primavera, ou seja, antes do início do crescimento da folhagem. Ao contrário da maioria das árvores que são melhor podadas em qualquer momento durante a dormência, os bordos não devem ser podados no outono ou no inverno.

Poda de limpeza: além da poda anual, você pode fazer podas mais leves durante o ano para remover galhos mortos, doentes ou danificados. Isso pode ser feito a qualquer momento, pois é importante manter a árvore saudável.

Como podar

Use sempre ferramentas bem afiadas para, assim, obter cortes limpos e evitar danos à árvore.

Remova galhos cruzados e congestionados: procure por galhos que estejam cruzando outros ou que estejam muito próximos, pois isso pode causar atrito entre eles e ferir a árvore. Mais adiante, nas etapas da poda, vamos especificar melhor o que e como cortar.

Mantenha a forma desejada: se você está tentando manter uma forma específica, como uma copa arredondada, cônica ou outra, corte os galhos de acordo com essa forma.

Evite a poda excessiva: não corte mais de um terço da folhagem total em uma única sessão de poda. Poda excessiva pode estressar a árvore e ela pode demorar muito tempo para se recuperar.

Corte acima de um nó ou ramo: faça cortes ligeiramente inclinados acima de um nó ou de um ramo para estimular um novo crescimento saudável. Não deixe tocos expostos.

Proteja os cortes: após a seção de poda, aplique uma pasta de poda ou selante para evitar a entrada de doenças e insetos.

Limpe o material cortado: remova todos os galhos e folhas cortadas da área ao redor da árvore para evitar a proliferação de doenças.

podar bordo japonês

Etapas da poda

Seguindo essas etapas você facilitará seu trabalho e não correrá o risco de danificar seu bordo japonês ao podar.

Remova todos os galhos mortos

Comece a podar o bordo japonês removendo qualquer galho seco ou morto. Certifique-se de verificar a parte inferior da árvore. É aí que grande parte da madeira morta é geralmente encontrada.

Se você descobrir um galho completamente morto, é sempre bom cortá-lo, não importa a época do ano. No entanto, se você não tem certeza se um ramo está morto ou não, então dobre a ponta externa do galho com as mãos. Se ele ainda for flexível, pode não estar totalmente morto, mas se quebrar facilmente, é melhor remover totalmente o galho.

Remova todos os galhos danificados

Em seguida, corte todos os galhos quebrados ou danificados. Os cortes certos, neste caso, removem o membro alguns centímetros além do ponto do dano.

Remover as ramificações revertidas

Pode haver novos crescimento no seu bordo japonês que não corresponde ao resto do seu crescimento. Esses brotos revertidos devem ser podados para manter a forma única da variedade. No caso de um bordo japonês variegado, as hastes revertidas podem ser de cor sólida. Para variedades de folhas cortadas, o galho revertido pode ter folhas que não são tão serrilhadas.

Remova todos os galhos verticais se a árvore for do tipo chorosa

Nas as árvores do tipo chorão, algumas vezes um galho pode disparar para o alto. Pode esses brotos verticais. As variedades enxertadas também podem apresentar brotos retos a partir da base do tronco, abaixo do ponto de enxertia. Neste caso, eles também devem ser podados.

Remova galhos que estão ultrapassando seus limites

Saber quando podar os bordos japoneses também envolve tomar a difícil decisão de aparar um galho se ele estiver invadindo uma calçada ou entrada de automóveis.

Idealmente, os bordos japoneses bem devem estar longe o suficiente dos caminhos usados ​​com frequência para evitar a necessidade de podá-los, mas de vez em quando, pode ser necessário cortar galhos para facilitar a passagem.

Apare os galhos laterais, mas somente se for necessário

Os bordos japoneses têm uma estrutura única, com ramos laterais que se estendem elegantemente a partir do tronco.

No entanto, pode chegar um momento em que você considerará remover um galho inteiro ou podar a parte inferior da árvore para abrir caminho para cortadores de grama, uma passagem ou melhorar a vista. Este tipo de poda não é recomendável porque descaracteriza a árvore, a menos que seja absolutamente necessário. Isso porque os bordos japoneses ficam muito melhor crescendo em sua forma natural.


Leia também:
Como cultivar alocasia
Maneiras fáceis e eficientes de podar as plantas de dentro de casa
Vermiculita, o que é e para que serve?
Como plantar e cuidar de peperômias dentro de casa
Simbolismo das borboletas: saiba tudo sobre elas…
Bonsai, saiba tudo sobre essa árvore em miniatura

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *