10 itens que você deve observar em seu quarto para dormir melhor

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

dormir melhor

Dormir melhor depende de uma série de fatores. Entre eles o desapego. Mas, desapego é uma palavra fácil de dizer mas difícil de praticar.

No entanto, para termos uma noite de sono realmente relaxante, nosso quarto deve estar limpo, arejado, confortável, escuro e silencioso. Além disso, você sabe quais são as coisas que mais atrapalham uma noite de sono?

Assim, para que você possa ter noites mais relaxantes, listamos 10 coisas que você deve retirar ou substituir no seu quarto para dormir melhor.

Como ter um sono mais tranquilo?
1. Travesseiros que não retornam a sua forma original atrapalham o sono

Teste seu travesseiro, pressione-o e solte-o. Se ele não retornar a forma original ele está vencido. Nesse caso descarte-o e compre um novo, você dormirá muito melhor e evitará dores no pescoço por dormir em posição inadequada.

2. Organize seu quarto

Ambientes desarrumados levam à ansiedade, portanto arrume seu quarto e coloque as coisas nos lugares correspondentes, o que sobrar, retire do quarto e coloque em outro ambiente ou descarte, se for o caso.

Não utilize seu quarto como depósito, um quarto atulhado de coisas não permite um relaxamento efetivo, sugerimos também a leitura do texto “10 coisas que os organizadores profissionais fazem antes de ir dormir“, que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar”, em que esse assunto é tratado com mais detalhes.

3. Livros que você já leu

Livros normalmente são ótimos para começar conversas, mas seu quarto não é um lugar onde as visitas normalmente costumam frequentar, não é mesmo? Portanto, tire dele os livros já lidos, coloque-os em outro ambiente ou doe-os para seus amigos ou parentes que tenham demonstrado interesse em lê-los.

Assim, ao fazer isso, você estará incentivando outras pessoas a lerem e estará abrindo espaço em seu quarto para outros itens que lhe serão mais úteis. Portanto, fique apenas com aqueles livros que você recorre eventualmente em busca de alguma informação contida neles.

4. Roupas que você nunca usa

Se você não usou alguma roupa de dia-a-dia nos últimos 12 meses, provavelmente não vá mais usá-la. Então faça faxinas e descartes periódicos em seu guarda-roupa e doe essas peças não utilizadas.

Uma maneira muito interessante de fazer a seleção do que fica e o que sai de seu guarda-roupa publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar” e também recomendamos a sua leitura, “Dicas para organização de armários“, ela facilita muito o processo de organização.

5. Maquiagem velha

Você sabia que a maquiagem vencida pode ser prejudicial para a sua pele? Jogue fora tudo o que estiver vencido e abra espaço para produtos novos e úteis em suas gavetas.

6. Tecnologia antiga

Seus telefones celulares velhos, notebook que não é mais usado e está obsoleto, rádios, despertadores, etc. Se estiverem em condições de uso e você não estiver utilizando porque possui um mais atualizado, doe para quem precisa, caso contrário descarte em um local apropriado.

A ideia de guardar por apego ou porque algum dia pode ser útil é enganosa, esse dia dificilmente chegará, e se chegar, você nem lembrará que tem esse equipamento guardado.

7. Roupas sujas

Tem coisa pior do que deitar e ficar olhando para um monte de roupas sujas e lembrar que tem que executar a tarefa de lavá-las? Isso só gera mais estresse e ansiedade. Portanto, deixe a roupa suja na lavanderia ou em um cesto apropriado no banheiro.

Evite a lembrança de tarefas a fazer no dia seguinte quando for dormir.

8. Seus animais de estimação

Essa talvez seja a tarefa mais difícil para que tem apego por seus animais e criou neles o hábito de permitir que durmam em seu quarto.

Nesse caso, seja gentil e tenha paciência para reeducar seus pets. Mas, você pode estar se perguntando – Porque tirá-los do meu quarto? – Saiba que existem estudos que comprovam que 63% das pessoas que dormem com animais de estimação no quarto, acordam mais vezes durante a noite e têm uma qualidade de sono menor do que as pessoas que não cultivam esse hábito.

9. Revistas não lidas

Se você tem revistas não lidas, mas que estão ali porque um dia, quem sabe, você pode ter interesse em ler, esqueça, você não vai lê-las. Elas só estão ocupando espaço, juntando pó e gerando uma ansiedade desnecessária, retire-as do quarto.

10. Seu celular

São muitos os motivos que justificam não levar o celular para o quarto e utilizá-lo deitado. O principal deles é que, baseado em vários estudos, o celular geralmente é mais sujo que assento de privada, portanto você está contaminando seus lençóis.

Outro motivo é que se ele fica tocando ou recebendo mensagens sonoras é mais difícil conciliar um sono profundo. Se você costuma utilizá-lo como despertador, compre um despertador e deixe seu celular desligado em outro ambiente da casa.


Leia também:
7 Dicas de decoração para quarto que irão dar um up no ambiente
Jardinagem, o hobby que me encanta!
Dormir sem roupas pode trazer algum benefício?
5 sugestões criativas e simples para renovar sua casa
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Por que nós dormimos?
Itens que todo mundo deveria ter em casa para facilitar as tarefas do dia a dia
O travesseiro para pernas alivia as dores do corpo?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *