Conheça 10 benefícios surpreendentes da arruda para a saúde

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

benefícios da arruda para a saúde

A arruda, apesar de não ser uma planta muito conhecida no Brasil por suas propriedades antivirais, antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatórias, oferece muitos benefícios para saúde.

Você pode utilizar todas as partes da arruda. Mas, são as suas folhas a parte mais rica em substâncias medicinais e essa é a parte mais utilizada para fazer chá.

No entanto, você deve usar a arruda com muito cuidado e comedimento. Isso porque, além de ter alto teor de toxidade se consumida em excesso, ela pode provocar abortos em mulheres grávidas ou agravar outras doenças.


A arruda é uma erva bem amarga originária dos Balcãs. Ela foi muito usada pelos antigos romanos por seus potentes benefícios à saúde e continua sendo um remédio natural usado até hoje. É um arbusto perene com folhas pequenas e também com pequenas flores amarelas.

A arruda é nativa das regiões do Mediterrâneo e do norte da África. Ela foi muito difundida pelo colonialismo romano e britânico e hoje está espalhada por todo o planeta.

Seu sabor é muito amargo. Talvez seja por isso que, embora fosse muito popular nas antigas tradições culinárias romanas, ela tenha caído em relativa obscuridade como tempero de cozinha.

Além disso, no Brasil muitas pessoas a utilizam para afastar as energias negativas e acreditam que ela atrai muitos benefícios espirituais de proteção.

Quais são os principais benefícios da arruda para a saúde?

Um livro que contém descrições de muitas plantas e ervas medicinais, Old English Herbals (Ervas Inglesas Antigas), menciona a arruda. Esse livro foi publicado pela primeira vez por Eleanour Sinclair Rohde no ano de 1922, época em que a medicina popular europeia usou essa erva em larga escala.

No entanto, seu uso em larga escala diminuiu devido à sua potencial toxicidade. Muitas pessoas também não gostam de usá-la devido ao seu sabor amargo.

Enfim, há provas que a arruda é benéfica para a saúde, no entanto, se usada com parcimônia e cercada de cuidados. Descubra mais sobre esses benefícios a seguir.

Além disso, o “Natural Medicines Comprehensive Database” (Banco de Dados Abrangente de Medicamentos Naturais), recurso de medicina natural muito completo e confiável, cita a arruda. Quem alimenta esse banco de dados são cientistas da Therapeutic Research.

De acordo com esse banco de dados, a arruda (Ruta gravealens) contém alcaloides que possuem ação anti-inflamatória, antiespasmódica, anti-fertilidade e anti-histamínica.

A arruda também contém um composto vegetal chamado rutina, um antioxidante que ajuda a prevenir os danos causados pelos radicais livres no corpo humano.

Benefícios da arruda para a pele, cabelos e saúde do corpo

A arruda promove diversos benefícios para o nosso corpo. Por exemplo, ela age sobre a pele e os cabelos. Por isso, muitos sabonetes e cosméticos contém óleo de arruda na sua fórmula.

No entanto, devido à sua toxicidade, não devemos aplicar a arruda diretamente sobre a pele e não devemos utilizá-la em automedicação.

1. Arruda como antifúngico

A arruda ajuda nosso corpo a combater infecções fúngicas, como a dermatite e o pé de atleta.

Há indicação para usar a arruda de uma forma direta na pele. Mas isso depende de quão grave é uma infecção e somente com recomendação médica, principalmente por quem sofre de pé de atleta. Ela também fornece alívio de coceiras na pele.

2. Arruda para uma pele mais clara

As propriedades antifúngicas da arruda também ajudam a curar a escamação da pele. Assim, elas deixam a pele mais bonita e clara, mantendo-a jovem e saudável.

É por isso que, com frequência, tratamentos de saúde, beleza e bem-estar usam o óleo de arruda na forma de vapores faciais terapêuticos.

3. Arruda para combater os piolhos

O óleo essencial de arruda é um poderoso inseticida. Assim como o óleo, também os extratos de arruda acabam com infestações de piolhos. Portanto, o uso regular deste óleo pode repelir esses pequenos parasitas do seu cabelo e ajudar a ficar livre da coceira.

4. Arruda em tratamentos de Spa

Muitos Spas (espaços destinados aos cuidados com saúde, beleza e bem-estar) usam o óleo de arruda para tratar os cabelo. Afinal a arruda promove cabelos brilhosos, fortes e saudáveis.

Além disso, a arruda é o ingrediente perfeito para recuperar cabelos danificados.

5. Arruda como sedativo

A arruda é eficaz para acalmar ataques psíquicos (histéricos) e epilépticos devido às suas propriedades sedativas.

Ela ajuda a dessensibilizar e relaxar os nervos enquanto induz a dormência devido à conter neurotoxinas em sua composição.

6. Arruda como inseticida

As pragas domésticas, como por exemplo, mosquitos, baratas e moscas, além de serem um transtorno, podem causar várias doenças.

Esses insetos podem ser afugentados com o uso da arruda. Dessa forma, você pode usar a arruda em vaporizadores, fumegantes, bastões de incenso e queimadores.

7. Arruda como um antibacteriano

A arruda nos protege de infecções bacterianas, pois elimina as bactérias com suas propriedades antibacterianas. Portanto, você pode usá-la no preparo de chá para combater infecções do trato urinário, intestino e cólon.

Além disso, a arruda também protege da intoxicação alimentar e da salmonela.

8. Arruda como um antiespasmódico

Se você sofre de dores musculares, pode usar a arruda. Além disso, a arruda é um excelente remédio para ansiedade e cólicas menstruais.

9. Arruda como anti-inflamatório

A arruda pode reduzir a inflamação causada pela artrite. Assim, a ingestão regular de 1 a 2 xícaras de chá de arruda ajuda a relaxar os músculos rígidos e alivia as dores nas articulações.

10. Arruda como antídoto para veneno

A arruda também é um antídoto para venenos. Isso porque ela é muito eficaz no combate a neurotoxinas (a picada de algumas cobras e a picada de insetos são neurotoxinas). No entanto, pode não mostrar nenhum efeito no combate de hemotoxinas (veneno de algumas cobras).

benefícios da arruda para a saúde

Efeitos colaterais da arruda

Como já dito acima, a arruda, em todas as suas formas, é venenosa. Portanto, nunca devemos ingeri-la sem uma orientação médica.

Entretanto, se usada com segurança, parcimônia, orientação e acompanhamento de um profissional de saúde, ela tem o poder de curar uma gama enorme de doenças.

Além do risco de intoxicação, a arruda tem outros efeitos colaterais menos importantes que incluem:

  • Aumento da sensibilidade à exposição solar;
  • Tonturas;
  • Erupções cutâneas;
  • Tremores
  • Espasmos;
  • Convulsões;
  • Mudanças de humor;
  • Insônia;
  • Salivação;
  • Dores abdominais, vômitos e irritação estomacal.
Importante

As pessoas com problemas renais e hepáticos não devem usar nenhum medicamento ou alimento relacionado à arruda. Isso porque a arruda também está associada a alguns efeitos colaterais graves. Por exemplo, a arruda pode causar danos graves ao fígado e aos rins.

Além disso, se pessoas com problemas estomacais e intestinais, como colite ou úlcera ou doença inflamatória intestinal consumirem arruda, isso pode agravar o problema.

As mulheres grávidas devem evitar a arruda em todas as suas formas, pois ela pode causar aborto e até levar à morte. A arruda provoca o aborto porque tem efeito estimulante.

Assim, os benefícios da arruda para a saúde são muitos, mas intoxicações podem ser sérias.


Leia também:
Benefícios do milho para a saúde
Pipoca, saiba mais sobre esse rico alimento.
Quais são os benefícios proporcionados pelo desodorante natural e vegano?
Benefícios do alho-poró
Dicas para escolher a pasta de dente certa para você
Erva-de-são-joão, benefícios e cuidados
Para que serve a arnica?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *