Benefícios do alho-poró

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benefícios do alho-poró

Você sabia que os benefícios do alho-poró vão muita além de melhorar o sabor da comida? Além disso, se você nunca provou uma receita com esse rico vegetal, não sabe o que está perdendo.

Sobretudo porque ele tem um sabor marcante, que aumenta o sabor de receitas salgadas como poucos ingredientes conseguem.


O alho-poró pertence à mesma família da cebola, cebolinha e do alho. Ele se parece com uma cebolinha verde gigante, mas têm um sabor muito mais suave e um pouco mais doce. Além disso, fica com uma textura mais cremosa quando cozido.

Também chamado de alho-francês, alho-macho, alho-porro, porro-bravo e porro-hortense, esse vegetal sempre foi muito usado na cozinha francesa. No entanto, hoje é popular em cozinhas do mundo inteiro. No Brasil ele pode ser comprado em muitos mercados, feiras livres e hortifrútis.

Conheça os principais benefícios do alho-poró para a saúde
Contém muitos nutrientes

O alho-poró é muito rico em nutrientes e não é calórico, ou seja, além de pobre em calorias, é rico em vitaminas e minerais. Assim, uma porção de 100 gramas desse vegetal cozido, tem apenas 31 calorias.

Ao mesmo tempo, ele é muito rico em carotenóides provitamina A, como o beta-caroteno. Nosso corpo converte esses carotenóides em vitamina A, que é essencial para a visão, função imunológica, reprodução e ligação entre as células.

Eles também são uma boa fonte de vitamina K1, que é essencial para o sangue coagular e para a saúde do coração.

O alho-poró também é uma boa fonte de manganês, com isso, ele pode ajudar a reduzir os sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM) e promover a saúde da tireoide. Além disso, ele oferece cobre em um pequeno volume, vitamina B6, ferro e folato.

É rico em antioxidantes

Ele combate a oxidação, que danifica as células dos nosso corpo e contribui para doenças como diabetes, câncer e problemas do coração.

O alho-poró é uma rica fonte de compostos orgânicos que são antioxidantes, tendo como principais, os polifenóis e compostos de enxofre.

Além disso, ele é uma fonte muito grande de kaempferol, assim como é uma ótima fonte de alicina. O mesmo composto de enxofre que dá ao alho suas propriedades antimicrobianas, redutoras de colesterol e potenciais anticancerígenas

Reduz inflamações e promove a saúde do coração

O alho-poró é do gênero Allium, e da família Alliaceae, uma família de vegetais que inclui cebola e alho. Vários estudos ligam essas plantas a um menor risco de doenças do coração e derrames.

Embora a maior parte desses estudos tenha testado cebola ou alho, o alho-poró, assim como eles, contém vários compostos que reduzem a inflamação e protegem a saúde do coração.

Por exemplo, o kaempferol contido nesse vegetal tem poderes anti-inflamatórios. Os vegetais ricos em kaempferol estão ligados a um menor risco de ataques cardíacos ou morte devido a doenças do coração.

Além disso, o alho-poró é uma boa fonte de alicina e outros tiossulfinatos, que são compostos de enxofre que podem melhorar a saúde do coração, reduzir o colesterol, a pressão arterial e a formação de coágulos no sangue. Também por ser rico em fibras, ele ajuda na redução do colesterol ruim (LDL).

Ajuda no combate a gripes e resfriados

O alho-poró, por suas propriedades antibacterianas naturais, também auxilia no trato respiratório, dessa forma, ele alivia os sintomas de gripe e resfriados.

Ajuda na perda de peso

Entre os benefícios do alho-poró, assim como da maioria dos vegetais, está o de promover a perda de peso.

Com 31 calorias por 100 gramas depois de cozido, o alho-poró tem muito poucas calorias. Além disso, é uma boa fonte de água e fibras, o que promove a sensação de saciedade e, assim, ajuda a comer menos de uma forma natural.

Ele também fornece fibra solúvel, um tipo de fibra que forma um gel no intestino e é muito eficaz na redução da fome. Além disso, há pesquisas que vinculam dietas ricas em vegetais à perda de peso ou ganho de peso menor ao longo do tempo.

Ajuda a proteger contra alguns tipos de câncer

O alho-poró possui uma profusão de compostos que combatem o câncer. Por exemplo, o kaempferol contido nele está associado a um menor risco de doenças crônicas, como o câncer.

Uma pesquisa feita em tubo de ensaio mostra que o kaempferol pode combater o câncer reduzindo a inflamação, matando as células cancerígenas e impedindo que essas células se espalhem.

O alho-poró também é uma boa fonte de alicina, um composto de enxofre que se acredita oferecer propriedades anticancerígenas.

Além disso, estudos em humanos demonstram que as pessoas que consomem de uma forma regular Alliums, como o alho-poró, podem ter um risco até 46% menor de câncer gástrico do que aqueles que comem com pouca frequência. Da mesma forma, a alta ingestão de Alliums pode estar ligada a um menor risco de câncer colorretal.

No entanto, mais pesquisas terão que ser feitas antes que conclusões cabais possam ser feitas.

alho poró

Promove uma digestão saudável

O alho-poró pode melhorar a digestão. Isso ocorre em parte porque eles são uma fonte de fibra solúvel, como os prebióticos, que trabalham para manter o intestino saudável.

Os prebióticos estimulam a proliferação de bactérias boas, que produzem ácidos graxos de cadeia curta (SCFAs), como acetato, propionato e butirato. Os SCFAs podem reduzir a inflamação e melhorar a saúde intestinal.

Pesquisas sugerem que uma dieta rica em prebióticos pode ajudar na absorção de nutrientes essenciais pelo corpo humano, o que pode melhorar a saúde geral.

Ajuda na saúde ocular

Por conter luteína e zeaxantina, o alho-poró auxilia na saúde da visão. Isso ocorre porque esses dois elementos protegem o tecido do olho da oxidação e do envelhecimento.

Outros possíveis benefícios do alho-poró

O alho-poró ainda não foi estudado com tanto rigor quanto a cebola e o alho. Mas, já surgem pesquisas que sugerem que ele pode oferecer ainda mais benefícios por ser da mesma família dos dois primeiros.

Assim, ele pode diminuir os níveis de açúcar no sangue. Isso porque os compostos de enxofre em Alliums provaram reduzir efetivamente os níveis de açúcar no sangue.

Também por conter prebióticos, o alho-poró ajuda a melhorar a imunidade.

Ele também pode promover a função cerebral. Esses compostos de enxofre também podem proteger o cérebro humano do declínio mental e doenças relacionadas à idade.

Por fim, é possível que ele combata infecções. Pesquisas feitas em animais mostram que o kaempferol, presente no alho-poró, pode proteger contra infecções bacterianas, virais e fúngicas.

No entanto, embora esses estudos sejam promissores, mais estudos são precisos para comprovar esses ganhos.

Alho-poró na dieta

Enfim, com todos esses benefícios o alho-poró também traz consigo uma outra vantagem, ele é muito fácil de incluir na nossa dieta.

Além de ser uma adição muito gostosa, saudável e versátil a qualquer dieta, você pode usá-lo tanto em pratos quentes, como em saladas.

Para prepará-lo, corte as raízes e as pontas verdes escuras, mantendo apenas as partes brancas e verdes claras.

Em seguida, corte-as no sentido do comprimento. Depois enxágue em água corrente para retirar a sujeira e a terra que possam estar entre as camadas.

Então, você pode consumi-lo cru, mas também pode escaldar, fritar, assar, refogar, ferver ou ainda consumir em conserva.

Bem como, ele é um ótimo complemento para sopas, molhos, ensopados, recheios, saladas, quiches, batatas fritas e pratos de batata. Contudo, muitas pessoas também gostam de comê-lo sozinho.


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