Flor-de-maio, um cacto diferente para alegrar sua casa

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Flor-de-maio, um cacto diferente para alegrar sua casa

Flor-de-maio, provavelmente você tenha esse cacto em casa, ou já viu na casa de um amigo ou familiar, porém, dificilmente o tenha visto florescer de forma exuberante.

O Schlumbergera Truncata, originário da região sudeste aqui do Brasil, onde é conhecido popularmente como Flor-de-maio. Também faz muito sucesso no hemisfério norte, onde é chamado de Cacto-de-natal, por florescer nessa época por lá e muito utilizado como presente.

Saiba tudo sobre a flor-de-maio

Na natureza, a flor-de-maio nasce, cresce e se desenvolve de forma semelhante às orquídeas, geralmente em troncos de arvores, porém, em nossa casa, para que permaneça bonita e saudável após a floração, exige bastante cuidados de quem quer cultivá-la.

O cuidado que ela exige é diferente do cuidado de qualquer outro cacto. Provavelmente você tem muitos amigos que têm um pé de flor-de-maio em casa há muito tempo, mas que nunca conseguiram fazê-la florir.

Isso acontece porque os cuidados que ela exige são bem específicos, porém, recebendo o tratamento correto, pode ser uma bela planta para alegrar a casa e ser passada de geração em geração na família.

Como comentamos acima, a Schlumbergera Truncata é nativa da serra litorânea do sudeste do Brasil, e nasce à sombra das árvores e pedras da mata.

Sem folhas, suas hastes são verdes formadas de almofadas planas segmentadas, que crescem em forma de uma cascata.

Conforme as condições de cultivo ela pode produzir flores brancas, rosas ou vermelhas, várias vezes por ano, mas principalmente no inverno. Os beija-flores adoram sua flor e não é tóxica para cães e gatos.

Cuidados Exigidos

A despeito dos cactos serem plantas muito resistentes, e apesar de ser um cacto, você precisa tratar e cultivar a flor-de-maio mais como uma planta tropical do que como as outras plantas de sua espécie. Isso porque ela não é um cacto do deserto, suas necessidades são semelhantes às das orquídeas.

Você deve plantá-la em substratos ou solos ricos em nutrientes, em vasos com sistema de drenagem, regá-la regularmente e fertilizá-la periodicamente.

Se você tem orquídeas em casa então sabe os cuidados que elas exigem para florir. Portanto, se você não tem muito tempo para observar os momentos certos de cada rega, recomendamos também a leitura do artigo “Vasos autoirrigáveis“, que publicamos aqui no blog.

Ela prefere locais calmos, com luz indireta e temperaturas médias, o excesso de luz solar direta e o calor excessivo a danificam. Portanto, você também deve mantê-la longe de correntes de ar, aquecedores, dutos e lareiras.

Embora em geral as pessoas preferem cultivar dentro de casa e em varandas, a flor-de-maio se adapta ao ar livre, desde que respeitadas suas exigências. Não tolera geada ou neve e precisa ser bem regada e protegida de quaisquer temperaturas extremas.

Você pode cultivar a flor-de-maio em vasos pequenos, inclusive ele vai florir. No entanto, de acordo com o seu crescimento, pode ser necessário, após a floração, transplantá-la para vasos maiores a cada dois ou três anos. Ou então, você pode fazer novas mudas e podar a planta-mãe, essa poda vai fornecer as estacas para a propagação.

Propagação

O flor-de-maio é uma planta relativamente fácil para se propagar. Primeiramente, corte de um a quatro segmentos juntos e deixe-os repousando em um lugar fresco e seco de dois a quatro dias.

Em seguida, plante-o em um vaso novo, enterrando cerca de 2 centímetros em um substrato rico. Regue moderadamente até o surgimento das raízes.

Após esse período, então o tratamento é semelhante ao dado às plantas adultas.


Leia também:
6 modos de tentar salvar uma planta quase morta
Você adora morangos? O que acha de plantar os seus?
5 plantas para cultivar dentro de casa
32 ideias para criar um jardim fácil de manter e ainda várias dicas incríveis
Como plantar e como cuidar da Costela de Adão
Maneiras fáceis e eficientes de podar as plantas de dentro de casa
15 plantas que protegem a casa e atraem energia positiva
34 ideias para montar um jardim em um pequeno espaço

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *