Você adora morangos? O que acha de plantar os seus?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

É sabido que o morango é uma das frutas mais apreciadas por todos. Mesmo quem não aprecia muito as outras frutas rende-se ao sabor de um morango bem doce. Mas você sabia que ele é uma das frutas mais fáceis de cultivar?

O morango pode ser cultivado em pequenos vasos, em uma varanda, em um pequeno jardim ou horta, ou mesmo em grandes extensões de terra, adaptando-se a cada situação. Descubra como plantar e cultivar seus próprios morangos e delicie-se com esta experiência.


O que nos provocou a publicar essa dica foi o texto que recebemos da nossa parceira Ana Sanches, do “Quintal da Tia Ana Flor“, entusiasta de diy e jardinagem, que nos escreveu: “Essa é uma maneira que arrumei para cultivar meus moranguinhos, sem que o contato com a terra os estragasse. Em plantações, as pessoas forram o chão ao redor da muda, com plástico… mas na horta caseira, isso é um pouco trabalhoso, no meu caso aqui, litoral, fiquei com receio de apodrecer a muda… pois se chove encharca… com o sol depois, sob o plástico, cozinha… enfim… arrisquei desse jeito da foto e deu super certo… o único cuidado que tomo é para não juntar água (pavor de dengue!!!!! rsrsrs), mas o próprio palitinho que uso para prender, faz um furinho que drena a água de chuva e rega…” Veja abaixo parte do canteiro feito pela Ana.

Influenciados pela empolgação da Ana, fomos pesquisar sobre as formas de plantar morangos para preparar esse texto. descobrimos que os morangos podem ser plantados na terra, em vasos, hortas verticais e com hidroponia. O que vale é a criatividade e o espaço disponível.

É imprescindível que a planta receba sol e o solo esteja sempre úmido, mas não encharcado (pretendemos testá-la nos vasos autoirrigáveis, que devem ser ótimos para manter essa umidade). O clima deve ser temperado, noites frias, dias quentes para que o morango cresça bem. Se o clima for muito quente, as mudas devem ser refrigeradas a 4°C de 15 a 20 dias antes de serem plantadas (provavelmente as mudas que encontramos para comprar em lojas especializadas já receberam esse tratamento). A planta do morango é perene e de vida curta, dura de 2 a 3 anos.

Os morangos são normalmente plantados do fim do verão ao fim do outono, dependendo do clima da região (mais cedo em regiões mais frias e mais tarde em regiões mais quentes). Se você for plantá-lo diretamente em canteiros, no solo, deve cobrir o solo com plástico ou cobertura seca, ou como a Ana Sanches fez com os seus, utilizando pratinhos de isopor, para evitar o contato da fruta com o solo. Em vasos, isso não é necessário, pois eles ficarão afastados da terra.

As mudas são feitas através de sementes ou dos estolhos (um caule rastejante que cresce eventualmente lançando raízes e brotos, dando origem a novas plantas). Para fazer mudas de sementes você coloca um morango para secar ao sol por umas duas semanas, depois é só passar a unha, que as sementes irão se soltando. Para plantar de estolho, enterre as pequenas raízes na terra, sem separá-la da planta mãe, depois de 15 dias você corta a haste que liga as duas no meio e tem sua nova planta. Você também pode comprar as mudas prontas em um horto.

O morango é uma das frutas que mais recebe agrotóxicos em plantações comerciais, por isso o cultivo doméstico torna-se ainda mais interessante. Você pode consumir a sua fruta preferida sem nenhum produto químico. Durante nossa pesquisa, descobrimos também que alguns produtores orgânicos borrifam uma mistura de leite com água na proporção de 1:10 e chá de cavalinha, intercalados, para evitar as pragas. Usam também compostagem e chorume para a adubação, assim as frutas serão realmente saudáveis e ideais para consumo.

A ideia agradou? Mãos-a-obra!


Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
15 plantas que protegem a casa e atraem energia positiva
5 plantas para cultivar dentro de casa
DIY – Aprenda a fazer puffs com pneus usados
DIY – ideias incríveis para o reaproveitamento de rolhas
DIY – Você curte jardins verticais?
Goiaba: benefícios para a saúde e possíveis malefícios

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *