Como decorar o hall de entrada de uma casa?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

O hall de entrada, quando existente, é a primeira coisa que os visitantes vêem ao chegar em uma casa, é o “cartão de visitas”. Portanto, se damos importância para a máxima “A primeira impressão é a que fica”, precisamos planejar muito bem a decoração do hall de entrada de nossa casa. Mesmo sendo um espaço pequeno, esse ambiente pode ser utilizado e decorado de várias maneiras.

O hall de entrada de uma casa tem duas funções básicas. A primeira é recepcionar as pessoas dentro de nossa casa, para que não fiquem na rua em um primeiro contato, mantendo a privacidade para a sala de estar. A segunda função é, se possível, ter condições de acomodar bolsas, casacos e outros itens que nossos convidados queiram deixar ali ao nos visitarem para que esses objetos sejam fáceis de serem resgatados e não esquecidos na hora de partir.

Se você tem hall de entrada em casa e quer decorá-lo, tenha em mente que o ideal é que ele seja compatível com a decoração do resto da casa, ou de, pelo menos, o ambiente seguinte. O hall é o prelúdio do que está por vir, pelo estilo dele podemos antever o estilo da casa. É o elo entre o exterior e o interior de uma casa.

O hall não precisa obrigatoriamente ser separado da sala de estar por paredes. Se você não tem esse ambiente em casa e quer criar um, pode fazê-lo utilizando móveis ou biombos para estabelecer essa divisão.

Os itens básicos geralmente presentes no hall de entradas são um aparador para objetos pequenos (chaves, carteiras), um porta guarda-chuvas e cabides para pendurar bolsas e casacos. É desejável, e aconselhável, ter um espelho, principalmente se o ambiente for pequeno.


Outros itens como, cadeiras, quadros, luminárias e objetos decorativos são acessórios e podem estar presentes se houver um espaço condizente, evite enchê-lo com muitos itens que atrapalhem a circulação. O ideal é que ele dê as boas-vindas às pessoas, seja bem organizado e atenda as suas funções principais.

Por ser uma ambiente de passagem, independente de seu tamanho, pode-se usar cores escuras e itens visualmente mais pesados e que tenham um impacto maior. O piso pode ser diferente do resto do ambiente com o qual ele está interligado (geralmente a sala de estar), inclusive, se o hall de entrada não for separado por paredes do ambiente seguinte da casa, o piso poderá ser utilizado justamente para delimitar e definir esse ambiente.

16 ideias e sugestões para decorar o hall de entrada

Veja abaixo, 16 ambientes que selecionamos para exemplificar o que pode ser feito em um hall de entrada para deixá-lo adequado e que podem servir de inspiração para você preparar o seu.


Se você gostou dessas dicas, certamente também vai gostar dessas outras postagens do “Lar, Doce Lar”:
O maximalismo na decoração
Devo pintar o teto de branco ou colorido?
Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar
Sousplat ou Jogo Americano… Quando usar cada um?
Orquídeas, como cuidar?
Decorações lindas e originais feitas com objetos que você tem em casa
Dicas para um home office eficiente e produtivo

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *