Massa podre, receita simples e o que é!

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

massa podre - capa

Muito apreciada, gostosa e versátil, a massa podre é tida como uma das receitas mais bem guardados da culinária.

No entanto, ela não é uma receita muito difícil de colocar em prática, talvez seja apenas mais uma das tantas “lendas da culinária”.

Nesse artigo vamos explicar melhor esse ingrediente gastronômico, assim como uma receita deliciosa para fazê-lo.

O que é massa podre?

Massa podre é uma preparação muito usada como base para fazer diversas receitas de tortas, quiches, empadas., entre outras receitas deliciosas.

Também conhecida como massa quebrada ou massa brisée, a massa podre se caracteriza por ter uma textura “frágil”, e, portanto, se esfarelar facilmente.

Para quem escuta o termo “massa podre” pela primeira vez, soa estranho e até assustador, não é mesmo? Afinal, vou consumir um produto estragado?

Não, ela recebe essa denominação por outro motivo, que não seu estado de decomposição, ou seja, em francês “poudre”, significa desintegrar ou esfarelar. Então, como já explicamos acima, se refere à sua forma quebradiça.

A receita dessa massa mais popular é feita apenas com farinha de trigo, manteiga ou margarina e sal. A manteiga ou a margarina é incorporada à farinha até formar uma mistura que lembra uma farofa úmida. Em algumas receitas ela também recebe água ou ovos para ajudar a ligar a massa.

Após a preparação da massa, você vai moldá-la em uma forma de torta ou usada para revestir o fundo e as laterais de um recipiente, formando uma base para o recheio.

Receita de massa podre

Vamos descobrir então, como fazer massa podre? Você verá que não é tão difícil assim através dessa receita simples.

Ingredientes:

Procure usar uma balança para que as quantidades de manteiga e farinha não fiquem desproporcionais, afinal, esse é o segredo da sua textura.

250g de farinha de trigo
125g de manteiga gelada cortada em cubos
1 pitada de sal a gosto (comece com 1/2 colher de chá para achar o ponto que vai agradar seu paladar)
2 a 3 colheres de sopa de água gelada

Modo de fazer:

Em um recipiente grande, misture a farinha de trigo e o sal.

Em seguida, adicione a manteiga gelada aos poucos na tigela, misturando sempre. Use as pontas dos dedos ou um cortador de massa para incorporar a manteiga à farinha até obter uma mistura que pareça uma farofa grossa.

Então, adicione a água gelada, uma colher de sopa de cada vez, e misture delicadamente com as mãos ou uma colher de pau. Continue adicionando água até que a massa comece a se juntar e formar uma bola.

Depois, transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e amasse delicadamente até formar uma bola homogênea a macia. Mas evite mexer demais a massa para não desenvolver o glúten, o que pode deixá-la elástica. Ou seja, a massa não deve ser sovada, apenas bem misturada.

Por fim, envolva a massa em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos para descansar.

Após esse tempo de descanso, a massa estará pronta para você usar em suas receitas. Para fazer isso, abra-a com um rolo em uma superfície levemente enfarinhada e use-a como base para suas preparações.

Lembre-se de que a massa podre é mais delicada do que outras massas, portanto quebra facilmente. Sendo assim, manuseie-a com cuidado.

massa podre - pronta para esticar

Como usar a massa podre?

Na preparação das receitas que usarão a massa podre em geral é descrito como usá-la. No entanto, via de regra você vai usá-la como fundo dos doces e salgados.

Abra a massa com um rolo e transfira-a para a forma ou recipiente que irá ao forno, pressionando delicadamente para ajustá-la aos cantos. Então, corte o excesso de massa nas bordas.

Para o cozimento, siga as instruções da receita específica para o tempo e temperatura de cozimento recomendados. Geralmente, a massa podre é pré-assada antes de adicionar o recheio, especialmente em tortas com recheios úmidos.

massa podre - torta


Leia também:
Receita de torresmo. Aprenda duas deliciosas!
Receita de falafel assado
Qual a diferença entre sal marinho e flor de sal?
Torta de chocolate sedosa, você vai amar
Receita de torta de banana com doce de leite

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *