Fruta do Milagre. Porque esta planta não pode faltar em sua casa?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

fruta do milagre

Além de inibir a acidez de frutas como o limão e o camu-camu, a fruta do milagre ainda traz muitos benefícios para nossa saúde.

Na África já se usa essa fruta há milhares de anos para adoçar a comida. Assim, se você consumir apenas uma única fruta, é possível tornar o sabor de frutas e outros alimentos ácidos mais suaves.

O que é a Miracle Fruit (Fruta do Milagre)

A Miracle Fruit tem sua origem na África Ocidental e trata-se de um arbusto de porte pequeno. Aqui no Brasil, seu nome popular é Fruta do Milagre ou Fruta Milagrosa. Seu nome científico é Sideroxylon Dulcificum e é da família Sapotaceae.

No ano de 1725, o explorador francês Reynaud des Marchais, durante uma expedição ao oeste da África percebeu e registrou que as tribos locais mastigavam frutinhas vermelhas de uma planta antes das refeições.

Então, a Fruta do Milagre recebeu este nome em função do seu consumo tornar possível transformar alimentos ácidos, azedos e amargos em doces, quando consumidos logo depois da mastigação da fruta.

Portanto, para que ela deixe os sabores ácidos e amargos mais suaves, deve-se chupar uma ou duas frutinhas antes de consumir os alimentos que queremos suavizar. Mas, seu efeito dura entre meia hora e duas horas após o consumo.

A Fruta-Milagrosa também pode ser plantada em vaso, devido ao seu conjunto de folhas, frutos e ao seu porte serem reduzidos. Você pode cultivá-la em locais com sol pleno ou à meia-sombra.

Quais os benefícios da fruta do milagre?

Com formato parecido com café, a “milagrosa” é constituída por uma polpa rica em uma glicoproteína conhecida como Miraculina. Essa substância foi isolada pela primeira vez pelo pesquisador japonês Kenzo Kurihara no ano de em 1968. E é por isso também que essa fruta recebe esse nome em algumas regiões do Brasil.

Essa proteína quando em contato com nossas papilas gustativas tem o poder de “enganar” nosso cérebro, enviando a ele sinais de doçura em momentos que as papilas entram em contato com alimentos com forte acidez. Por exemplo, nos EUA vários alimentos são produzidos usando sua polpa em função desse poder.

fruta do milagre

Exibiremos alguns benefícios que esta pequena fruta poderá proporcionar para sua saúde, confira:

1º – A Fruta do Milagre ajuda a evitar a diabetes

A diabetes causa danos aos olhos, saúde renal, sistema cardiovascular e nervoso. Esta fruta contém uma substância conhecida como glucosidase, que é uma enzima de abordagem terapêutica e que ajuda a controlar a hiperglicemia pós-prandial (aumento do nível de glicose na corrente sanguínea cerca de 10 minutos após uma refeição).

Existem várias pesquisas que comprovam a eficácia de inibidores da glicosidase. Assim, esses produtos naturais também contribuem para desenvolver alimentos funcionais, que ajudam a manter o controle da diabetes. O chá dessa fruta também auxilia no controle da hiperglicemia.

2º – A Fruta Milagrosa ajuda na perda de peso

Muitas pessoas usam a Fruta do Milagre em dietas de perda de peso pelo fato dela auxiliar na substituição, ou redução, do açúcar.

A fato dela transformar alimentos amargos e azedos, como o limão e o café, por exemplo, em alimentos doces, faz com que não seja necessário adicionar açúcar no café ou no suco de limão.

Além disso, esta fruta tem poucas calorias e nenhuma gordura, o que é ótimo para quem faz atividades físicas regularmente.

Para manter um ritmo de vida mais saudável, usando essa fruta é possível fazer doces sem açúcar ou adoçante e utilizar vinagre balsâmico para temperar as saladas.

Usando-a, você também poderá adoçar chás, que contenham limão e suco de laranja. Afinal, existem muitas opções para quem quer evitar o açúcar, mas você escolhe o que vai deixar seu corpo mais saudável.

3º – A Fruta do Milagre nos proporciona bem-estar

Existem chás tranquilizantes, como o de maracujá, que podem ser adoçados apenas com esta fruta e isso é suficiente para proporcionar uma sensação de bem-estar.

Além disso, certas frutas possuem certas substâncias que regulam o hormônio do humor. Por exemplo, é sempre recomendado consumir frutas como limão. Assim como outros vegetais que contêm minerais, vitaminas e antioxidantes que auxiliam o nosso sistema imunológico, deixando-o mais fortalecido contra diversas doenças.

4º – A Fruta Milagrosa melhora o sabor dos medicamentos

Alguns medicamentos possuem gosto ruim. No entanto, a baga milagrosa (fruta) ajuda a alterar as enzimas do paladar, modificando com isso o gosto de determinados alimentos e medicamentos.

Então, você pode consumir esta fruta sempre que necessitar tomar alguma medicação, como os remédios para tosse, que costumam ter um sabor nada agradável.

Além disso, alguns tratamentos, como o combate ao câncer, e insuficiência renal também alteram o paladar. Mas essa fruta poderá trazer o gosto doce novamente para pessoas que tratam de doenças graves e que já não sentem mais o gosto de certos alimentos.

Porque você deve cultivar em sua casa esta fruta?

A fruta do milagre é muito fácil de cultivar. Ela frutifica entre os meses de dezembro e abril, no entanto, você pode guardar suas frutas no congelador. Se você ingerir apenas de um ou dois frutos, então você poderá consumir qualquer alimento azedo e cítrico com gosto muito forte.

Além disso, ela é uma fruta que oferece grandes benefícios para os diabéticos. Da mesma forma, pessoas com dieta muito restrita também podem consumir esta fruta, pois ela não oferece riscos para o seu organismo.

Enfim, essa fruta despertou seu interesse em cultivá-la? Acima de tudo, seu cultivo é muito fácil, informe-se em casas especializadas na sua cidade.


Leia também:
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
Aprenda algumas maneiras de cozinhar utilizando vinho
Quais os principais benefícios do vinho para sua saúde?
Você já passou dos 40 anos? Veja essas 12 dicas para emagrecer com saúde
Saiba porque a lavanda é mais do que apenas um aroma relaxante
A superstição da pálpebra tremendo
Benefícios, como plantar e como cuidar da Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata)

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *