Utilizando vinagre para acabar com o mau cheiro

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Se você acompanha nosso blog com frequência provavelmente já aprendeu muitas dicas sobre a utilização de vinagre como produto de limpeza.

Quem tem a tarefa de manter uma casa limpa certamente já utilizou vinagre em algum momento, afinal ele é um produto muito versátil e um dos mais poderosos aliados na limpeza e conservação de uma casa.


Nesse texto vamos abordar a sua utilização na eliminação dos cheiros desagradáveis que algumas vezes precisamos eliminar de algum ambiente, como mofo, cheiro de gordura e cheiro de peixe podre, por exemplo.

Mas antes disso vamos explicar porque ele funciona, não é nenhuma mágica, apenas uma reação química. Além disso, esteja ciente que quando falamos em vinagre para ser utilizado na limpeza doméstica, estamos nos referindo aos vinagre branco e vinagre de álcool, que não possuem corantes e nem aromas em sua composição e que poderiam manchar algum objeto da sua casa.

Porque o vinagre funciona para eliminar os maus cheiros?

O vinagre elimina todos os tipo de maus cheiros? Nem todos, ele é eficiente para acabar com os maus cheiros causados por substâncias alcalinas básicas, que são grande parte dos cheiros ruins que algumas vezes surgem em nossa casa. Como o vinagre é um composto ácido, ele reage com os compostos alcalinos que geram esses maus cheiros, neutralizando-os.

Entre esses cheiros ruins que o vinagre elimina, causados por moléculas que possuem funções orgânicas, podemos relacionar: manteiga ou queijo rançosos; maus cheiros de animais; ovo podre; fezes; urina; carne estragada; mofo; cheiro de suor nas roupas; cheiro de corpo; mau cheiro dos pés (chulé).

É uma grande parte dos cheiros que achamos desagradáveis não é mesmo?

Como usar vinagre para acabar com o mau cheiro?

Como já escrevemos aqui no blog, o vinagre branco é um produto de limpeza excepcional e, em muitos dos casos de sua utilização na limpeza, ele também acaba funcionando para a eliminação dos cheiros ruins.

O vinagre é um agente de limpeza natural incrível e, quando combinado com outras substâncias de limpeza, tem um aumento ainda maior em sua eficácia.

Na postagem “As incríveis utilidades do vinagre branco” ensinamos várias técnicas e receitas para você utilizá-lo como desengordurante, removedor de manchas, desinfetante, entre outras funções. Vale a pena conhecê-las.

Já na utilização como eliminador de maus cheiros, não há nenhuma receita específica e nem segredos, ele por si só já é o purificador de ar.

Conforme explicamos acima, o vinagre branco é composto por cerca de 5 a 8% de ácido acético e essa característica age neutralizando os odores provocados por substâncias alcalinas.

Para usá-lo como um eliminador desses odores básicos, você pode colocá-lo puro em um borrifador e borrifar as superfícies geradoras do mal cheiro. Simples assim! A névoa fina que sairá do borrifador produzirá gotículas menores que, em contato com a superfície fétida, irá neutralizar as moléculas causadoras dos odores que estão se espalhando pelo ar.

Utilizando esse mesmo borrifador você ainda pode borrifar pelo ambiente de uma peça que esteja fétida. O cheiro do vinagre vai desaparecer rapidamente.

Caso você não se agrade muito do cheiro de vinagre que ficará por alguns momentos, pode até mesmo dilui-lo em água ou álcool antes de borrifar o ar do ambiente. Você pode dilui-lo em uma proporção de até uma colher de sopa de vinagre para um copo de água que, mesmo assim, ele continuará eficiente.

A grande vantagem de utilizar vinagre como purificador de ar é que ele não deixa para trás fragrâncias artificiais, ele funciona purificando o ar em vez de encobrir o cheiro com um mais forte, mas se você quiser adicionar um perfume de sua preferência ao ambiente, experimente utilizar algumas gotas de um óleo essencial, como a lavanda ou o patchouli.

Se você não tem um borrifador ou não quer borrifar vinagre por algum outro motivo, há ainda uma forma alternativa de utilizá-lo como purificador de ar. Coloque o vinagre em uma tigela rasa no ambiente várias horas ou durante a noite, isso vai eliminar o mau cheiro do ar. Entretanto neste caso, se a origem do mau cheiro continuar existindo, ao retirar o vinagre do ambiente, ele retornará.

Como usar vinagre para refrescar tapetes, carpetes e outros objetos que exalem mau cheiro

Para refrescar tapetes, carpetes, sapatos, latas de lixo, baldes, almofadas e outras superfícies pulverizáveis, aja da mesma forma, encha um frasco de spray com vinagre branco e borrife sempre que for necessário uma nova refrescada. Ele irá neutralizar esses odores para que sua casa cheire como sua casa.

Como usar o vinagre para refrescar objetos limpáveis

Para refrescar geladeiras, lancheiras, micro-ondas, fogões e outras superfícies limpáveis, molhe uma esponja ou pano em vinagre e use-o para limpar toda a superfície do item que você deseja refrescar. Em seguida, deixe o vinagre secar. Depois de seco, o cheiro de vinagre deve desaparecer e com ele o mau cheiro.

Benefícios da desodorização de um ambiente com vinagre

Se algum item em sua casa pudesse se tornar um super-herói, esse item provavelmente seria o vinagre. Que outro líquido você conhece que seja tão barato, possa ser usado na comida, na limpeza da casa, agir como purificador de ambientes entre tantas outras utilidades?

O vinagre é mais barato do que qualquer desodorizante em spray que você possa comprar. Além disso ele não contém produtos químicos fortes.

Nós ingerimos vinagre diariamente em molhos de salada, maionese, entre outros alimentos e sabemos o que o compõe, não precisa ser um especialista para conseguir decodificar uma lista de ingredientes nocivos ou perigosos contidos em seu rótulo.

Além disso, ele consome verdadeiramente os maus odores ao invés de disfarçá-los com outros aromas e é ecologicamente correto, você não apenas evita o contato com produtos químicos desnecessários, mas também não está enchendo o seu lixo com recipientes usados ​​e frascos de spray.

Mas usar vinagre nos objetos é seguro?

A função original do vinagre e sua forma usual é na culinária. Mas o que muitas pessoas questionam é se é seguro substituir os limpadores diários fabricados para esse fim por ele.

Sim, é seguro. Entretanto, como qualquer outro produto que entre em sua casa, contanto que você esteja ciente de onde o esteja usando, ele não oferece riscos.

O vinagre não provocará grandes acidentes em sua casa, porém ele pode, com o passar do tempo e com sua utilização continuada em alguns objetos, quebrar a integridade das suas superfícies e deixá-las quebradiças. Portanto, para objetos com superfícies que requerem necessidades especiais, é melhor não usar o vinagre por garantia.

Além disso, conforme explicamos acima, a composição do vinagre também é muito mais suave quando comparado aos efeitos colaterais de outros produtos de limpeza disponíveis no mercado. Ele não irrita a pele nem causa danos graves ​​se for mantido ao alcance de crianças e animais domésticos. De um modo geral, ele tem efeitos colaterais quase desprezíveis quando usado conscientemente.


Se você gostou das dicas acima, provavelmente também vá gostar dessas:
Para que servem os aquecedores de toalhas?
Aprenda várias maneiras baratas e eficientes para limpar o box do banheiro
Como tirar o cheiro de alho e de cebola das mãos
Porque o Desodora funciona?
Descubra 4 métodos infalíveis para desentupir, ou evitar o entupimento da pia da cozinha
Você sabe que o mofo causa doenças?
Como livrar-se do mofo de uma forma fácil e para sempre, 4 dicas super eficientes
Aprenda várias maneiras baratas e eficientes para limpar o box do banheiro

Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *