O impacto do lixo gerado pelo descarte das embalagens

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos


Nesse texto vamos retomar um assunto que nos preocupa muito, e que portanto acaba sendo recorrente aqui no blog Lar, Doce Lar. O cuidado e a preservação do meio ambiente.

Dessa vez queremos chamar sua atenção para um tipo de lixo específico: as embalagens. Qual o impacto real causado pelas embalagens no meio ambiente?
Você já observou na quantidade de embalagens que descartamos todos os dias? Com raríssimas exceções, todos produtos que adquirimos estão acondicionados em algum tipo de embalagem, inclusive alguns recebem mais de uma embalagem.

Pense em um medicamento, ele é embalado em um frasco ou blister, que vem dentro de uma caixa e que ainda é colocado em uma sacola no momento em que você o compra. Só essa compra, de um único produto, já gerou 3 embalagens. Isso que nem consideramos na compra as chamadas “caixas masters”, que são as caixas utilizadas para que esse medicamento chegue até a farmácia.

Em um banheiro, por exemplo, quando se trata de produtos de higiene, imagine uma pessoa que usa apenas os produtos básicos de higiene. Nesse banheiro encontraremos xampu, condicionador, desodorante e sabonete. Só no itens básicos de higiene descartamos, no mínimo quatro embalagens.

Da mesma forma podemos analisar nossa cozinha, com alimentos e bebidas, nossa lavanderia com diversos produtos de limpeza. Enfim, são muitas as embalagens que descartamos constantemente.

As estatísticas apontam que 33% do lixo doméstico gerado é composto por embalagens. Ainda apontam que em torno de 80% dessas embalagens são descartadas após uma única utilização. São números que se multiplicados pelo volume de pessoas que habitam a terra se tornam assustadores, você não acha?

E como nem todas essas embalagens descartadas seguem o caminho da reciclagem, este volume ajuda a superlotar ainda mais os aterros e os CTRS (Centrais de Tratamento de Resíduos Sólidos).

Isso quando os resíduos realmente têm como destino os depósitos de lixo, pois sabemos que muitas pessoas descartam seu lixo diretamente na natureza piorando ainda mais a situação.

Baseados nessas informações, se formos fazer um levantamento do quanto cada pessoa contribui para a geração de lixo, somente com o descarte de suas embalagens usadas durante toda a sua vida, vamos entrar em desespero, vai parecer o fim do mundo. Mas é a realidade.

Isso é tão normal para nós que nem pensamos na atitude que estamos tomando, acabou o produto e esvaziou a embalagem? Lata de lixo para ela, sendo reciclável ou não.

Já há uma quantidade bem significativa de pessoas, que, conscientes do mal que o lixo causa ao meio ambiente, confortam-se procurando tomar alguma atitude que alivie sua consciência, tentando fazer seu descarte de uma forma mais racional, separando o seu lixo entre reciclável e não reciclável.

Quando isso é possível de ser feito, inegavelmente é uma atitude muito louvável, porém, a reciclagem de embalagens também gera poluição do meio ambiente, o processo de reciclagem não é tão simples como: esvaziou a embalagem, é só encher de novo.

As embalagens utilizadas serão transportadas e reprocessadas. Todo o processo de reaproveitamento gera poluição e novos descartes, sobras e resíduos. Ou seja, reciclagem é um processo bem intencionado, significativo e benéfico para o planeta? Sim, mas isso não significa que seja um processo totalmente limpo.

Se você tem interesse em se aprofundar mais sobre reciclagem de lixo, sugerimos a leitura também da postagem “Você sabe qual parte do seu lixo é reciclável?“, que publicamos aqui no blog.

Se você chegou até aqui em nosso texto, pode estar pensando que então estejamos pregando que nosso futuro é desanimador quanto à esse tema. Será que se trata de se correr o bicho pega e se ficar o bicho come? Certamente que não.

O que podemos fazer então? Muitas pessoas, algumas delas que começaram separando seu lixo para reciclagem, por exemplo, estão adotando novos hábitos de consumo e, com um grau de conscientização maior, diminuindo parte do problema que elas geram, através da substituição dos produtos que consumiam até então por produtos mais ecológicos.

São os produtos que adotaram um conceito denominado de “eco friendly” em toda a sua composição, inclusive nas suas embalagens, ou seja, produtos amigáveis ao meio ambiente.

O que são produtos eco friendly?

Hoje, felizmente, existem várias alternativas para diminuir o impacto que geramos no meio ambiente com o descarte de embalagens.

Algumas dessas alternativas e soluções ainda têm um custo alto, outras nem tanto. As pesquisas em busca do desenvolvimento de embalagens biodegradáveis, compostáveis ou sustentáveis estão crescendo amplamente. Com isso a tendência é de que atinjam custos cada vez menores.

O percentual de consumidores conscientes está aumentando substancialmente e isso está chamando a atenção tanto de pequenas como de grandes empresas, que já estão se voltando para a utilização de materiais ecologicamente aceitáveis e com isso tentar alcançar esse público crescente e exigente.

Hoje já é possível embalar produtos com papel reciclado, ou criado a partir de folhas e fibras de plantas. Alguns papéis estão sendo produzidos com sementes intercaladas nas suas fibras e, dessa forma, podem ser plantado após o uso ou ainda gerarem vegetação se descartados diretamente na natureza.

Há também embalagens compostáveis feitas de vegetais, cascas de cereais ou descartes de pós, como o de café. Tecidos feitos de garrafas PET, panos encerados, tampas de silicone para substituir os filmes plásticos, esponjas naturais ou de silicone.

Outras alternativas que estão aparecendo são os cosméticos em barra, concentrados e embalados em papel. Produtos de limpeza concentrados embalados em saches biodegradáveis, ou em cápsulas retornáveis.

Uma empresa que adotou esse conceito é a Born Saboaria, que, além de ser uma saboaria natural e vegana, procurou utilizar somente materiais que se decomponham rapidamente em suas embalagens.

Todos produtos da Born Saboaria são embalados em papel celofane compostável ou papel kraft

Já há empresas que incentivam a reutilização de embalagens através do uso de sachês ou adotaram como prática a devolução das embalagens oferecendo isenção de frete ou desconto em uma próxima compra.

Enfim, essa é uma nova onda de preservação do meio ambiente que torcemos muito para que cresça e prospere, aumentando assim ainda mais nossa qualidade de vida e as condições do nosso planeta.


Você também pode se interessar por esse textos:
Você sabe qual o destino do lixo que você gera?
Usando o tubo do rolo de papel higiênico no jardim
DIY – Aprenda a fazer puffs com pneus usados
DIY – ideias incríveis para o reaproveitamento de rolhas
Shampoos e condicionadores naturais e veganos, benefícios para o cabelo

Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *