O que fazer quando o gato está urinando fora da caixa de areia?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

gato urinando fora da caixa

Seu gato está urinando fora da caixa? Uma situação recorrente e que aflige quem convive com gatos é porque, depois de anos fazendo suas necessidades na caixa de areia, repentinamente um gato passa a fazer xixi por toda a casa.

É muito comum em grupos sobre animais de estimação nas redes sociais nos depararmos com uma pergunta nessa linha, “Por que meu gato está fazendo xixi por toda a minha casa?”

Isso realmente é um grande problema, o mau cheiro espalhado pela casa, somado ao visível sofrimento do gato ao fazer xixi em qualquer local, causam angústia para quem é apaixonado por seu felino e não tem nenhuma intenção de castigá-lo por essa atitude nem desfazer-se de seu amigo mijão.

Isso é muito frustrante, não é mesmo? Afinal, seu gatinho que sempre foi um doce, treinado e educado, agora está deixando sua casa insuportavelmente mau cheirosa. A propósito, você sabia que o principal motivo pelo qual os gatos são abandonados é porque eles não conseguem aprender a usar sua caixa de areia?

Então, se o seu gato está urinando fora da caixa, saiba que, como escrevemos acima, é provável que ele também não esteja feliz com essa situação. Os gatos são animais muito asseados, se seu gato está fazendo isso, certamente está tentando lhe avisar que algo está errado ou perdeu o controle sobre seu aparelho urinário.

gato está urinando fora da caixa

Sempre haverá uma razão para esse comportamento inadequado, e cabe a você descobrir essa razão, caso contrário ele persistirá.

Vamos listar abaixo os principais motivos que podem estar causando esse problema que muitas vezes nem é difícil de ser solucionado. Afinal, um gato urinando fora da caixa contraria sua natureza.

Razões de saúde para um gato estar urinando fora da caixa de areia

O motivo mais comum pelo qual um gato está urinando por toda a casa – portanto é o primeiro que você deve considerar – é que ele tenha um problema de saúde. Se o seu gato de repente começar a fazer xixi em lugares aleatórios, uma visita ao veterinário é a primeira coisa a ser feita.

Seu gato pode ter uma infecção do trato urinário, o que é muito comum em felinos. Essa infecção causa muita dor e ele se recusará a usar sua caixa de areia ou não terá tempo de chegar até ela. Algumas vezes você poderá perceber ele se esforçando para urinar na caixa, mas acaba saindo pouca urina, ou nenhuma.

Infecções renais ou cálculos (pedras renais) também são comuns em gatos. Se um gato faz força para conseguir fazer xixi ou há sangue na sua urina, pode ser esse o caso.

Infecções urinárias

Infecção bacteriana (também chamada de cistite) é outra doença que também pode ser o motivo do xixi descontrolado. Essa moléstia é mais comum em gatos idosos.

O diabetes também pode ser outra causa provável para o descontrole urinário. E este pode ser ser fatal para o seu gato se não for tratado adequadamente e a tempo de evitar o pior. Se o seu gato demonstra uma sede incomum e corre para a caixa de areia para urinar, mas não consegue chegar a tempo nela, esse pode ser o problema.

Um outro motivo é que gatos de meia idade e idosos e gatos de raças grandes podem se tornar incontinentes. Se seu gato está acima do peso, isso também pode ser uma causa.

Dores em algum lugar do corpo também causam essa situação. Se o seu gato estiver doente ou com dores por algum outro motivo, isso pode impedir sua capacidade de usar a caixa de areia. Portanto, como explicamos acima, sua primeira e melhor opção é o veterinário. O diagnóstico correto e a medicação adequada podem ajudar seu gato e resolver o problema de uma maneira rápido e fácil.

Outras razões que você mesmo pode observar para um gato não usar sua caixa de areia

Caso o motivo para o novo comportamento do seu gato não seja de saúde, então considere verificar se não pode ser um desses outros motivos.

Os gatos detestam caixas de areia fedorentas, se a dele estiver nessa situação é um forte motivo para ele não usá-la. Ela deve ser limpada todos os dias. O olfato dos gatos é muito mais forte que o nosso, portanto eles não vão querer usar uma caixa suja ou fedorenta e preferirão ir a outro lugar para fazer suas necessidades.

Caixa de areia de difícil acesso ou apertada. Certifique-se de que o seu gato tenha acesso fácil a sua caixa. Se a caixa estiver em uma área difícil de alcançar ou for muito pequena ele não ficará confortável em utilizá-la. Nesse caso você terá que reposicionar a caixa ou providenciar uma maior, conforme o caso.

Seu gato pode ter crescido e superado o tamanho da sua caixa de areia e precisa de uma nova.

Além disso, gatos mais velhos podem não conseguir mais chegar à caixa de areia com a facilidade que chegavam antes, quando eram mais jovens, e podem precisar de um acesso mais fácil.

Os gatos gostam de privacidade, portanto se a caixa de areia estiver colocada em uma área movimentada, considere transferi-la para um local diferente da sua casa.

Jamais coloque a caixa de areia perto da comida do seu gato, ou em uma área fria ou úmida, ou em um armário fechado, ou ainda perto de um aparelho que possa assustá-lo (aspirador de pó, máquina de lavar, entre outros).

Por isso, verifique se você mudou recentemente alguma característica na caixa de areia como por exemplo: o tipo ou a quantidade de areia, o forro, usou novos produtos de limpeza. Essa mudança também pode ser ser a causa.

Razões emocionais e comportamentais para o gato não utilizar sua caixa de areia

Se o seu gato está bem de saúde, você verificou e corrigiu os outros motivos acima que poderiam causar o xixi espalhado pela casa e ele continua a fazê-lo, então pode ser um problema de comportamento.

Um gato nervoso ou estressado reagirá fazendo xixi em lugares que você não gostaria. Quando isso acontece, é muito mais complicado e frustrante do que se ele tivesse problemas de saúde, que podem ser resolvidos com um tratamento adequado. Nesse caso, você levará mais tempo e precisará de criatividade e paciência para aliviar o estresse ou a ansiedade do seu felino. Primeiramente você terá que descobrir o que está perturbando o seu gato e depois corrigir a situação.

Principais motivos causadores de estresse em gatos

Mudanças feitas na casa podem ser o gatilho causador do estresse. Mudança para uma nova casa ou um novo membro na família ou um novo animal de estimação (especialmente se for outro gato) pode causar essa ansiedade. Analise essa nova situação da perspectiva do seu gato. Se ele se sentir ameaçado por alguma coisa, ele reagirá, a urina é uma das formas que ele tem para fazer isso.

Disputas territoriais também podem causar esse problema. Se o seu gato se sentir indesejável em sua casa ou se algum outro gato reivindicar o território que era dele (incluindo a própria caixa de areia), ele provavelmente será forçado a encontrar outros lugares para fazer suas necessidades.

Na disputa por território ele também pode estar procurando um novo local para marcar o seu, agora dominado pelo outro gato, portanto, se você tiver mais de um gato e perceber esse problema, procure colocar uma caixa de areia adicional.

Uma outra situação que pode fazer com que gatos machos não castrados urinem pela casa é marcar território para chamar a atenção das fêmeas que convivem com ele no mesmo ambiente. Então, a solução para evitar essa situação é a castração. Portanto, consulte seu veterinário sobre isso.

Então, o que fazer para que o seu gato urine no lugar certo?

Como explicamos acima, a primeira coisa a fazer é descobrir o motivo pelo qual seu gato está urinando fora da caixa. Urinar de forma inadequada é a maneira do seu gato comunicar que algo está errado.

Se o motivo não for físico, mas comportamental, nunca grite com seu gato ou use força física se ele urinar fora do lugar onde aprendeu. Fazer isso não vai resolver nada, apenas deixará seu gato ainda mais estressado e rebelde. Além disso, você não quer que seu gato tenha medo de você, não é mesmo? Use tons suaves ao falar com seu gato para tentar resolver a situação.

E quando ele usar a caixa de areia corretamente, presenteie-o, elogie-o, acaricie-o e diga-lhe como você está feliz por ele ter usado sua caixa da forma correta. Isso é muito importante e funciona bem melhor do que gritar ou repreendê-lo. Tente manter a calma e faça o melhor para o seu gato, essa é a melhor maneira de agir.


Leia também:
Você prepara em casa a comida do seu Pet? Então leia essas dicas importantes
A casa e os animais de estimação
Posso dar leite para meu gato?
Como evitar e como tratar a obesidade em gatos
Simbolismo das cores dos gatos
9 dicas maravilhosas para donos de gatos inexperientes
Conheça as raças de gatos mais populares no Brasil
Como o gato vê o ser humano?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *