DIY – Luminária linda, barata e muito fácil de fazer. Você nem vai acreditar do que é feita

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

A criação dessa luminária não é recente, ela foi a vencedora de um prêmio de ecologia e design já no ano de 2010. Pela surpresa da facilidade em fazê-la e dos materiais envolvidos, ela já fez tanto sucesso, que foi publicada em muitos sites e blogs de DIY e em várias línguas. Depois de saber quais os materiais utilizados e o passo a passo de sua confecção, temos certeza que você ficará muito tentado em fazê-la também.

Essa luminária foi desenvolvida pelo designer Yaroslav Olenev e recebeu a nome de Spoon Lamp (lâmpada colher), por ser feita de colheres de plástico descartável. A Spoon Lamp é uma experiência bem sucedida de utilização de materiais descartáveis de custo alto para reprocessamento e reciclagem assim como é um excelente exemplo de como é possível transformar objetos baratos e comuns em um objeto de decoração e design.

Como fazer a luminária pendente de colheres plásticas

A facilidade em obter os materiais necessários para produzir essa luminária pendente e a não é necessidade de muita habilidade para fazê-la, nem de experiência anterior é uma das coisas que mais fascina quem é aficionado por DIY (faça você mesmo). Além disso, o resultado final pode se transformar em um excelente presente para exibir nossas habilidades manuais.

Para fazê-la você vai precisar de: colheres plásticas descartáveis, um garrafão de água mineral de 5 litros, cola quente, uma faca ou estilete, além do material elétrico – uma lâmpada, um bocal, ferramentas e um cabo de força.

Comece a confeccionar a luminária cortando o fundo do garrafão.

A seguir, separe as colheres dos cabos e, com o auxílio da cola quente, cole-as em formato de escamas conforme a imagem abaixo. Observe que o fundo do garrafão que foi cortado ficará para baixo. O lado do gargalo será utilizado para encaixar o bocal da lâmpada. Observe também que para produzir o efeito escama as colheres de cada camada são coladas na metade das colheres da camada anterior, tanto no sentido horizontal como no vertical.

Veja na imagem abaixo o criador da luminária em meio ao processo de colagem.

Terminada a colagem das colheres no garrafão, faça também uma “pulseira” de colheres, colando-as entre si.

Terminado o processo de colagem, agora precisa encaixar a lâmpada dentro da luminária. Observe na imagem abaixo que Olenev aproveitou a tampa do garrafão para fixar o bocal da lâmpada. Ele fez um furo na tampa, passou o cabo de energia, deu um nó nele e depois fez as conexões com o bocal da lâmpada. Atualmente praticamente todas as lâmpadas que usamos são frias, mas nunca é demais lembrar que você não deve utilizar lâmpadas quentes (incandescentes) para fazer essa luminária, pois o seu aquecimento provavelmente derreterá o plástico do garrafão.

Está pronta a luminária. Veja na imagem abaixo o efeito produzido com a utilização de luz branca. Se você quiser utilizar lâmpadas de outras cores obterá uma luminária diferente e divertida.

O que você achou? Simples de fazer e um objeto de design muito bonito, não é mesmo?

Principal Fonte de Consulta: Future Now


Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar dessas:
DIY – Luminárias fáceis de fazer e baratíssimas!
Como fazer uma luminária pendente linda e muito barata
Bom gosto, você tem?
Você está distribuindo seus móveis corretamente?
Papel de parede, dicas de escolha e instalação
Como aproveitar da melhor maneira uma lavanderia pequena
Cimento queimado, dicas e ideias
Você mora em uma casa ou um lar?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *