40 fotos de suculentas plantadas em garrafas de vidro

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Cultivar suculentas é uma excelente alternativa para as pessoas que consideram que não têm o famoso “dedo verde”, pois são plantas de baixa manutenção e muito resistentes. Para manter suculentas saudáveis basta um lugar ensolarado e uma rega esporádica e não muito exagerada.

E para quem curte reciclagem, DIY (faça você mesmo) e jardinagem então, essas ideias que vamos passar abaixo são simplesmente um sonho, pois junta essas três paixões em um único hobby.

Já publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar” diversos textos específicos sobre como plantar e cuidar de suculentas, se você está buscando dicas de como fazer isso, sugerimos a leitura de alguns deles, como esses:
# Como cuidar de suculentas
# Como montar um terrário de suculentas
# Você curte suculentas? Selecionamos algumas curiosidades sobre elas


Nesse texto, além de trazermos 40 ideias lindas e com muito charme de plantio de suculentas em garrafas de vidros para você se inspirar, buscamos também dicas de como preparar as garrafas para esse plantio.

Tudo o que você vai precisar é de garrafas de vidro vazias e preparadas e utilizar as técnicas de plantio de suculentas, como uma mistura de material para drenagem e mudas pequenas de suculentas.

Você pode fazer uma abertura na lateral da garrafa, no gargalo ou no fundo, ou também pode derreter garrafas dando a elas o formato desejado. Para cada uma dessas ações existem técnicas específicas e equipamentos necessários e adequados.

Talvez você não tenha todos os equipamentos para utilizar todas as técnicas, porém é possível conseguir também alguém que faça para você algumas das etapas de preparo.

Além disso, com essas 40 sugestões, você poderá também obter ideias para pintar suas garrafas, adicionar pés para apoiá-las, entre outras inspirações de como criar as suas jardineiras de garrafas de vidro transformando-as em objetos decorativos.

Vamos a alguns desses processo de preparo então? Lembrando sempre que trabalhar com vidro, principalmente onde envolve calor e cortes, exige que se utilize itens de segurança e proteção e não é interessante a participação de crianças nesse processo.

Lembrando também que essa postagem não se destina a ensinar em detalhes a preparar os vasos com garrafas, mas dar uma ideia de como fazer e demostrar essa parte do processo.

Além disso os três processos (corte lateral, corte do fundo ou do gargalo, ou derretimento) de preparação das garrafas que são utilizados nas fotos que selecionamos exigem paciência, uma certa destreza em manusear vidro e, como explicamos acima, equipamentos adequados para cada um deles.

Portanto, o ideal, se você não é especialista nisso, é terceirizar essa parte do processo, com vidraçarias, empresas que trabalham com vidros ou outros prestadores de serviço que tenham os equipamentos adequados, isso tem um custo muito baixo e eles farão rapidamente e com a maior facilidade.

Outra possibilidade é comprar as garrafas já prontas para o plantio, é muito fácil encontrá-las em sites de venda de artesanato. Ainda, se você quiser transformar esse processo em um hobby, ou em um trabalho rentável, talvez valha a pena comprar os equipamentos, que também são facilmente encontrados em sites da internet.

Como derreter garrafas de vidro

 

Garrafas de vidro derretidas ficam lindas, não é mesmo? Muitas pessoas utilizam garrafas de vidro derretidas na decoração, pendurando-as na parede, como petisqueiras e também como vasos para plantas pequenas, que é o assunto dessa nossa postagem.

A arte em vidro sempre da um toque decorativo em qualquer ambiente, seja na forma de vasos, bandejas, adornos, entre outros. Mas derreter garrafas de vidro não é um processo tão simples, ele exige um forno especial, por isso, nesse caso – conforme explicamos acima -, talvez seja mais interessante você contar com algum prestador de serviço que possa fazer essa parte do processo de preparação do seu vaso de suculentas.

O processo de derretimento exige ou um forno específico (alguns chamam de fornalha), ou um maçarico. Vamos mostrar abaixo um vídeo publicado no canal do Paulo Preto onde ele demonstra todo o processo.

Lembrando sempre que um vidro aquecido da maneira errada pode explodir, por isso, nem pense eu fazer isso utilizando técnicas que aprendeu na internet com utilização de mico-ondas, por exemplo, ou usando a sua própria churrasqueira, isso não vai dar certo e a chance de você se machucar é grande.

Como cortar garrafas de vidro horizontalmente

 

Cortar garrafas de vidro horizontalmente, ou seja, separando o gargalo ou o fundo do restante da garrafa é relativamente fácil e existe duas maneiras bem conhecidas de fazê-lo.

Uma delas é com a utilização de um barbante, a outra é através de um equipamento que utiliza uma resistência elétrica e pode ser adquirido em sites da internet ou, até mesmo, fabricado em casa.

Primeira maneira: Como cortar garrafas de vidro usando um barbante

Veja esse vídeo bem explicado que encontramos no canal do michael schneider usando o método do barbante.

Segunda maneira: Como cortar garrafas de vidro usando uma resistência

Como explicamos acima, nesse método você pode fabricar seu próprio cortado ou comprar um pronto, encontramos um vídeo no Canal XProjetos onde o Fabricio ensina a fazer o equipamento e mostra como ele corta.

Como cortar garrafas de vidro lateralmente

 

O processo para corte lateral de garrafas é um pouco mais complexo do que cortar o gargalo ou o fundo, é bastante trabalhoso, veja o vídeo que selecionamos no canal HOBBY E BRICOLAGEM para mostrar.

Então, essas são as formas mais conhecidas e práticas de preparar. Agora, de posse das garrafas, compradas prontas ou preparadas por você mesmo chegou o momento de preparar os seus vasos de suculentas, portanto, inspire-se nas 40 imagens abaixo e boa sorte no seu projeto.


Gostou dessas dicas? Então provavelmente você também vá gostar dessas outras postagens:
Ideias surpreendentes para reaproveitar garrafas de vinho
12 erros que devem ser evitados ao montar um jardim
Saboaria fitoterápica, o que é e qual a sua utilidade
Como plantar frutas cítricas em uma xícara para perfumar e decorar um ambiente
Como plantar e cultivar Rosa do Deserto
As vantagens de ter uma horta em casa
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
Tudo sobre jardins de vidro + 24 fotos para inspiração

Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *