42 ideias de piscinas com borda infinita, dicas e cuidados

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

piscinas com borda infinita

Quais os motivos para optar por piscinas com borda infinita? Para quem curte e pretende ter uma piscina em casa, avaliar a possibilidade de construir uma com borda infinita não é uma coisa do outro mundo.

Afinal, o charme de ter uma piscina com borda infinita é inigualável não é mesmo? Elas sofisticam e decoram o espaço social e de lazer do jardim de uma forma impressionante.

Existe um mito de que as piscinas de borda infinita são caríssimas, muito acima do preço das piscinas convencionais, portanto só estão acessíveis para quem pretende investir muito. Porém, isso não é uma verdade definitiva, conforme vamos esclarecer abaixo.

É claro que as piscinas com borda infinita têm presença mais comum em casas mais luxuosas, nas quais seus donos contrataram arquitetos de renome para planejá-las, mas isso não significa que o seu preço, dependendo do projeto escolhido, seja muito diferente de instalar uma piscina convencional.

Além disso, embora muitas vezes seja mais caro construir uma piscina com esse design do que uma piscina padrão, o efeito impressionante que ela traz consigo com certeza compensará o seu investimento.

As piscinas de borda infinita, mais do que um espaço de lazer, transformaram-se em um item de decoração e são mais uma das tendências que vieram para ficar. Principalmente em um momento em que as pessoas estão cada vez mais investindo em lazer na sua própria residência.


Credita-se que as piscinas de borda infinita se originaram em Bali, na Indonésia, onde os arquitetos locais se inspiraram pelo efeito dramático criado pelos onipresentes arrozais nos campos planos.

Não é de estranhar portanto, que essas piscinas sejam associadas à férias em hotéis e pousadas de luxo, em lugares exóticos e com paisagens deslumbrantes.

O que são piscinas com borda infinita?

As piscinas de borda infinita contém uma técnica que simula o infinito, a ideia é parecer que elas não se limitam ao espaço da borda, mas que vão além. Essa técnica pode ser utilizada em todas as bordas da piscina ou em apenas algumas dela, isso dependerá da geografia do terreno.

Elas são mais comuns em terrenos com declive, porque assim fica mais fácil projetar essa continuidade. Mas também é possível planejá-las em terrenos plano, nesse caso, as piscinas normalmente são projetadas para ficarem elevadas em relação ao terreno.

Existem dois tipos principais de designs de piscinas com borda infinita:

1 . A piscina que termina em uma cascata, que também é chamada de borda em fuga ou negativa. Esse modelos é muito usado em terrenos que continuam após o final da piscina;

2 . A piscina que cria ilusão de que a água se estende em direção ao horizonte e desaparece no infinito. Esse modelo é muito usado em terrenos com declives acentuados ou em terrenos que terminam na beira do mar ou de um lago. Nessa segunda, geralmente não há o transbordamento da água da piscina com reaproveitamento, ela fica limitada à sua borda.

Entenda como funciona a piscina com borda infinita e qual o custo de operação

Dependendo do tipo de piscina com borda infinita escolhido, seu funcionamento e o custo de construção e operação podem variar. Entre os profissionais especializados, existe uma distinção entre piscinas com borda infinita e piscinas com “falsa borda infinita”.

As piscinas com borda infinita originais (ou verdadeiras se você preferir chamar assim) são projetadas com um sistema no qual a água que transborda da beirada deságua em uma calha lateral e é transferida para um reservatório. A partir desse reservatório ela é filtrada e lançada de volta à piscina através de uma bomba. Esse sistema é um pouco mais caro em relação aos outros, tanto na construção como na operação e manutenção.

Já com as “falsas” piscinas de borda infinita, é possível simular esse design sem a necessidade de instalar uma bomba de recuperação da água, assim como toda a estrutura de armazenamento e reaproveitamento da água excedente.

Nas bordas infinitas simuladas a água não necessariamente transbordará permanentemente, mas ficará no limite da borda e só transbordará se houver movimentação dentro da piscina. Essa água de transbordo não será reaproveitada. Sendo assim, o nível da piscina somente será recuperado e voltará a alcançar a beirada através da reposição de água nova.

Quanto ao custo de manutenção e operação, os dois tipos de piscina com borda infinita exigem um desembolso um pouco maior do que o necessário para com as piscinas convencionais, tanto em água e energia, quanto em produtos químicos que a água nova exigirá. Além disso, as piscinas com borda infinita tendem a ter uma evaporação e um desperdício maior de água.

Quanto custa instalar uma piscina de borda infinita?

O custo de uma piscina com esse formato, assim como o custo de instalar uma piscina comum, vai variar dependendo do acabamento que você pretenda dar à ela e à decoração e equipamentos complementares.

Como referência, se você pretende construir uma piscina e ainda está em dúvida se vale a pena investir em uma com borda infinita, considere que você precisará investir em torno de 15% a mais do que investiria em uma piscina convencional.

Essa projeção é válida se ela for receber todos os equipamentos necessários para a reutilização da água, conforme explicamos acima. Se ela for uma simulação de borda infinita o custo será menor e provavelmente será equivalente a uma piscina comum.

Como a piscina é geralmente um equipamento supérfluo, ou seja, você construirá a sua em caso de haver condições financeiras para isso e, além disso, é um item de longa durabilidade e que certamente valorizará seu imóvel, esse sobrepreço não é tão significativo assim, não é mesmo?

Qual o formato ideal para uma piscina com borda invisível?

Conforme explicamos acima, o formato da piscina vai depender das condições e dos espaço oferecido pelo terreno. Dependerá também do uso que você pretende dar à ela. Como são piscinas adaptáveis ao espaço oferecido, decidir isso pode ficar a cargo do profissional contratado para projetá-la.

O mais importante antes de se decidir pela instalação é escolher o modelo que mais combina com seu estilo de vida e com sua casa. Então, selecionamos abaixo uma coleção de 42 projetos de piscinas sem borda impressionantes para você se inspirar.

Essas dicas foram úteis?

Se com essa informações você ainda está pensando em ter a sua piscina com esse design, então sugerimos uma consulta a profissionais especializados. Porque como o seu projeto é um pouco mais complexo do que instalar uma piscina convencional, fazer isso evitará aborrecimentos futuros e despesas desnecessárias.


Leia também:
14 dicas de como aproveitar um espaço pequenos para fazer um jardim
O que é uma edícula, exemplos, dicas e ideias para você planejar a sua
Toalha de mesa antiformiga funciona?
Casas incríveis, Mexico Residence, em Baixa Califórnia, México
Esse era um pátio mal aproveitado, adivinhe como ficou…
Como aproveitar as encostas e declives para fazer belos jardins – 32 ótimas ideias para inspiração
Como transformar sua cozinha em um espaço agradável para reunir a família e os amigos

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *