Como aproveitar da melhor maneira uma lavanderia pequena

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

lavanderia pequena

Sua lavanderia é pequena? Então, descubra aqui como aproveitá-la da melhor maneira possível e otimizar os espaços.

Com o aumento do custo do metro quadrado construído, para viabilizar o preço final ao consumidor, uma peça que está cada vez menor nos apartamentos é a lavanderia (também chamada de área de serviço em algumas regiões do país).

Essa redução já chegou a tal ponto, que em alguns imóveis parece impossível colocar tudo que precisamos dentro de um espaço tão pequeno. Se você tem esse problema em seu imóvel, nesse texto poderá encontrar várias dicas e ideias de como resolvê-lo.

Como aproveitar melhor uma lavanderia pequena

A princípio, os itens básicos e necessários em uma lavanderia são: um tanque, um espaço para a máquina de lavar roupas e um espaço para secar as roupas, que você usará com uma máquina de secar ou um varal.

Se houver em nossa área de serviço ainda um espaço para colocar um armário com o material de limpeza, com a roupa lavada esperando para ser passada, escada, tábua de passar roupas, cesto para a roupa suja e outros utensílios domésticos podemos nos considerar privilegiados.

Também é padrão nos apartamento modernos instalar o aquecedor de água na lavanderia. Portanto, como consequência já perdemos um espaço de parede para aproveitar com outros equipamentos ou armários.

Outro fato corriqueiro nos apartamentos construídos nos últimos anos, é que a lavanderia seja separada da cozinha por, no máximo, uma meia parede de alvenaria ou de vidro, ou que nem haja uma separação entre essas duas peças.

Os espaços estão cada vez menores e integrados

Some-se a isso o fato de que o local definido pelas construtoras para a instalação do fogão geralmente é exatamente nesse limite entre as duas áreas, se é esse o caso do seu imóvel, é recomendável tentar separar esses dois ambientes de alguma forma, pois é um transtorno ter que recolher a roupa do varal sempre que for cozinhar, para evitar que ela fique cheirando à comida, ou ficar carregando um varal móvel pela casa por esse mesmo motivo.

Para separar a cozinha da área de serviço, dê preferência para utilizar alvenaria ou vidro, principalmente no caso do fogão estar no limite da cozinha, pois dessa forma você facilitará a limpeza da gordura gerada pelo fogão e evitará possíveis incêndios por usar material não inflamável.

O vidro é material mais indicado quando a fonte de luz natural da cozinha estiver vindo da lavanderia. Assim, se você levantar uma parede fechada de alvenaria, a cozinha ficará escura e exigirá o uso permanente de luz artificial.

Caso você prefira esconder a lavanderia, então poderá usar vidro jateado ou canelado. Essa separação será mais eficiente se for total, porém, caso não seja possível fazê-la, separe pelo menos, do chão ao teto entre os dois ambiente, metade do espaço.

lavanderia pequena - cozinha integrada

Use equipamentos adequados

Para aproveitar melhor o pequeno espaço disponível, se o tanque de lavar roupa for inadequado para ele, troque-o por um modelo que fique fixado na parede ou em um tampo e use o espaço abaixo dele para guardar baldes, bacias e produtos de limpeza.

Também prefira as máquinas de lavar e secar com abertura frontal, aproveitando melhor, desta forma, o espaço sobre elas para colocar uma bancada ou armários aéreos.

Para guardar as vassouras e a tábua de passar você pode aproveitar um canto pequeno e fazer um armário estreito e alto.

Outra opção é fazer armários com prateleiras menos profundas que as suas portas. Dessa forma você cria a possibilidade de pendurar esses objetos nas portas.

Mesmo fazendo isso você não conseguiu espaço suficiente para guardar tudo o que precisa? Então defina uma cor e compre todos os utensílios que ficarão expostos dessa cor.

Assim, procure usar a mesma cor para os cestos ou caixas. Além disso, arrume-os de forma que decorem o ambiente, em vez de deixá-lo com aspecto de desarrumado e desorganizado.

Adotando essas medidas, é provável que sua área de serviço transforme-se, de um ambiente problema, em um ambiente prático e agradável de utilizar.



Leia também:
5 dicas para melhorar o aproveitamento do balcão da cozinha
14 ideias geniais para “esconder” os cabos de energia aparentes
Procurando inspirações para aproveitar o espaço embaixo da escada? Veja 12 ideias criativas
5 passos muito simples e eficientes para melhorar a estética da sua casa
Como preparar a mudança com organização
Como aproveitar melhor os espaços da sua casa – Parte I

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *