Para sermos saudáveis precisamos criar hábitos

A maioria das pessoas que decide levar uma vida saudável mudando algum hábito, o faz por indicação médica, ou porque leu em algum lugar sobre a importância de adotar essa atitude, ou ainda porque algum parente ou amigo comentou que estava fazendo isso e que os resultados eram significativos.

Invariavelmente, cheia de expectativas, a pessoa adota esses hábitos saudáveis recomendados, e que, com toda a certeza, não trarão nenhum resultado aparente depois de alguns dias, e pensa – “Isso é mais uma bobagem, não vou continuar fazendo, não funciona” – Óbvio que não funciona no curto prazo, esse tipo de atitude exige persistência, não existe mágica, nosso organismo não muda seu metabolismo de uma hora para outra só porque decidimos mudar um hábito de muitos anos.

Quando você decidir mudar algo em sua rotina para melhorar sua saúde saiba que é um investimento a médio ou longo prazo. Seu intestino não vai funcionar melhor hoje só porque você começou a comer mais fibras e tomar mais água ontem. Trata-se de um processo lento e continuado, suas dores não vão diminuir hoje porque você começou a tomar água de gengibre ontem, tornar-se um pessoa saudável leva tempo e exige dedicação, o que poderíamos chamar de “tomar atitudes saudáveis consistentes”.

É inútil tomarmos uma resolução de Ano Novo, começarmos a praticar exercícios e uma dieta rigorosos e apenas algumas semanas depois abandonarmos tudo. Se você já leu sobre isso, provavelmente sabe que 92% das resoluções de Ano Novo acabam logo nas primeiras semanas do novo ano.

A abordagem mais fácil que devemos tomar é muito diferente, primeiro você escolhe um hábito ou comportamento que deseja implementar na sua rotina e torna-o tão pequeno que você não pode falhar. Um exemplo muito comum é adotar o uso do fio dental, a maioria das pessoas deseja incorporar este hábito em seu dia-a-dia, mas a maior parte delas falha. Falha porque começa a usar fio dental em todos os dentes, passa vários vezes em cada um desde o início, acaba parando alguns dias mais tarde porque “leva muito tempo” para fazer. A abordagem que funciona melhor é inicialmente usar o fio dental somente nos dentes que estejam incomodando, com resíduos de alimentos, esse procedimento leva apenas alguns segundos e adotar esse hábito é tão insignificante no seu dia que você simplesmente faz. Você vai se sentir estúpido se não fizer uma coisa tão simples. Aos poucos, você vai criando o hábito de passar o fio dental em outros dentes, até que você estará passando o fio dental em todos os dentes e nem se dá conta se esse é um processo demorado ou não, pois o foi aumentando gradativamente. Essa é uma ótima tática e que funciona para muitas pessoas, porém não vá funcionar para todas, porque nem todo mundo é igual no processo de construção de hábitos. Leia também o artigo “Caminhando na esteira, como transformar um martírio em prazer?“, enviado por um leitor e que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar”, sobre como enfrentar situações que consideramos desagradáveis.

Outro problema comum que costumamos ter, especialmente na construção de hábitos saudáveis, é justamente o fato de não observarmos um resultado imediato. Quando você está construindo o hábito da escrita, por exemplo, você imediatamente vê os resultados: são as palavras que você escreveu. Porém, com a sua saúde é um pouco diferente, você não verá grandes resultados imediatos, isso leva tempo.

Para adquirir hábitos saudáveis, vá trocando aos poucos velhos hábitos por novos hábitos, será menos traumático e certamente mais duradouro, além disso, enquanto você vai fazendo a troca, seu organismos também vai mudando e se adaptando lentamente. Dessa forma você se tornará mais saudável de forma mais consistente, sem correr o risco de abandonar um bom hábito porque mudou radicalmente sua rotina ou porque você tentou por pouco tempo e não funcionou.

Você quer trocar algum hábito? Anime-se, para mudar é só querer, começar e persistir!

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