Vamos tentar nos preocupar menos com o que ainda não aconteceu?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

E se? E se isso não der certo? E se as pessoas não gostarem? E se a comida não for suficiente? E se eu não conseguir atingir aquele objetivo? E se, e se, e se…

Você já percebeu que passamos boa parte da nossa vida nos preocupando, desnecessariamente, com problemas futuros e que na maioria das vezes não são importantes, ou que quase sempre acabam nem acontecendo?


Mais de 90% das coisas que nos preocupam são insignificantes. Se algo que estamos planejando der certo, ótimo, se não der, neste caso realmente podemos ter que enfrentar um problema, mas provavelmente o fato desse imprevisto ter acontecido não vai mudar a nossa vida, não é mesmo? Portanto preocupe-se menos com os imprevistos que podem vir a acontecer e aproveite mais o presente.

Você pode preparar-se para imprevistos mas não viva antecipadamente possíveis problemas. Viver de maneira totalmente otimista pode ser fora da realidade, mas procure manter sua mente aberta e tente resolver e vivenciar cada problema no momento em que ele acontecer e se acontecer.

Para evitar as preocupações desnecessárias, procure se preparar para o pior, mas sempre espere pelo melhor. Você deve conhecer a expressão: “O seguro morreu de velho”, porém poucas pessoas conhecem a expressão original da qual esse dito popular se derivou, originalmente nossos antepassados diziam: “O prevenido morreu de velho”, ou seja, o homem que se previne para o que vai acontecer, acaba morrendo pela velhice.

Seguindo essa lógica, por exemplo, se você vai receber amigos para um jantar e acha que a comida pode ser insuficiente ou não agradar a todos, em vez de ficar roendo as unhas por antecedência, deixe na sua despensa alguns petiscos para oferecer antes da refeição principal, ou o tradicional queijo com goiabada, para oferecer juntamente com o café, após a sobremesa.

Planejar é uma ótima maneira de prevenir, mas esteja certo de que nem sempre tudo ocorrerá dentro do planejado, por isso aceite os imprevistos pelo que eles realmente são: Imprevistos.

Se você tem animais de estimação em casa, principalmente cachorros, observe seu comportamento, eles vivem o momento e parecem muito felizes com isso, não é mesmo?

Uma das coisas que também costuma nos atormentar é que, geralmente, nós damos mais importância às nossas falhas do que as outras pessoas em relação à nós, portanto, não se importe com o que os outros irão pensar se algo planejado por você não acontecer como o esperado, isso não é importante.

Ninguém é perfeito e a busca pelo perfeito faz com que nos estressemos mais, demoremos mais e fiquemos, invariavelmente, insatisfeitos com o resultado obtido. Se você permitir que suas preocupações dominem sua vida, você pode perder boas oportunidades ou até ter reações extremas em algumas situações que deveriam ser tratadas de forma serena.

Ao criar os piores cenários para sua vida, você desperdiça energia com coisas que ainda não aconteceram – e que provavelmente nem acontecerão -, em vez de aproveitar as coisas boas que estão acontecendo em cada momento de sua vida.

Quando alguma coisa fora dos planos estiver incomodando muito, pense da seguinte forma: Isso vai fazer alguma diferença na minha vida daqui a dois anos? Se a resposta for negativa, deixe de lado essa preocupação, isso não é importante e vai acabar sendo esquecido. Se a resposta for positiva, então você deve se organizar para evitar que aconteça ou tentar minimizar as consequências advindas dessa situação.

Faça sempre o seu melhor, lembrando que a sua opinião sobre sua vida é mais importante do que a dos outros. Você pode e deve preocupar-se com o futuro, mas deve aproveitar e viver o presente. Lembre-se sempre que, a princípio, todos os problemas que surgirem têm solução, porém, se algum não tiver, de nada adianta você perder tempo de sua vida com ele.


Leia também:
Aprenda 18 maneiras simples para se livrar de uma ressaca. Saiba também como evitá-la
10 coisas para fazer nos 10 primeiros minutos do dia
Dica para beber água fresca por muito tempo durante a prática de exercícios
Como organizar e facilitar a mudança de casa
Como deixar uma casa segura para crianças
15 plantas que protegem a casa e atraem energia positiva

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *