34 ideias para montar e decorar o seu terrário, inspire-se aqui

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 2 minutos

Você está em busca de ideias para montar e decorar um terrário? Então chegou ao lugar certo, pois selecionamos várias boas ideias e uma delas vai ser o que você está buscando.

Um terrário dá um toque natural na decoração de um ambiente. Isso porque, por ser um jardim em miniatura traz a natureza para dentro de nossa casa.

Dessa forma, como em geral ele é montado em um recipiente de vidro transparente, o terrário ainda se transforma em uma peça de decoração única e que traz alegria a um ambiente, graças as suas cores e nuances.


Em geral as plantas usadas em terrários são suculentas, isso porque são plantas pequenas, fáceis de manter e de se adaptarem em diferentes situações.

No entanto, muitas espécies de plantas podem ser usadas em um terrário, desde que respeitadas as suas necessidades de sobrevivência e espaço para crescimento.

O tamanho do terrário, geralmente pequeno, também permite que ele possa ser colocado em vários lugares dentro de um cômodo.

Por exemplo, na mesa da sala de estar, na escrivaninha, na mesinha auxiliar, em estantes, paredes, criados mudos, enfim, onde quer que ele seja instalado certamente vai embelezar e melhorar o aspecto de um ambiente.

Os cuidados dependem do que está plantado

Os cuidados com um terrário também são muito poucos. Assim, encontrado um lugar ideal para ele, basta pulverizá-lo com água esporadicamente de forma a manter o solo úmido quando esse for um terrário aberto.

Mas nem isso é necessário quando se tratar de um terrário fechado. Isso porque a diferença de cuidado entre os terrários abertos e os terrários fechados baseia-se nisso, enquanto o terrário aberto troca umidade com o ambiente, o terrário fechado cria seu próprio ecossistema, a água que evapora é reaproveitada novamente pelas plantas. Eventualmente o terrário fechado até exige alguma rega, mas muito esporadicamente.

Aqui no blog “Lar, Doce Lar” já postamos alguns textos sobre como montar e manter um terrário, por exemplo, os textos “DIY – Terrários – ideias, dicas e o passo-a-passo para montar o seu” e “Como montar um terrário de suculentas“.

Nessa postagem decidimos trazer várias ideias de terrários que encontramos para que você possa se inspirar na criação do seu.

Então, se você é inexperiente na montagem de terrários, sugerimos a leitura dos dois textos que citamos acima. Mas, se você já sabe montar um terrário e chegou aqui buscando inspiração para montar um novo, então aproveite as muitas opções que selecionamos abaixo.

34 ideias para um terrário

Enfim, cuidar e manter um terrário também é uma ótima opção de ocupação para pessoas que tem muito tempo ocioso em casa. Assim como, pessoas idosas ou pessoas com deficiências físicas e mental. Isso porque o esforço para realizar essas tarefas é muito pequeno e traz a essas pessoas a sensação de estarem fazendo alguma coisa útil.


Leia também:
A versátil Espada-de-são-jorge na decoração de interiores – 22 ideias para você se inspirar
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração

Compartilhe...

Um comentário em “34 ideias para montar e decorar o seu terrário, inspire-se aqui

  1. Esther disse:

    Obrigado Vinicios o link foi muito válido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *