Alecrim: conheça 5 benefícios espirituais

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

benefícios espirituais do alecrim - vaso de alecrim

Os benefícios espirituais do alecrim estão ficando cada vez mais conhecidos devido ao seu enorme poder e a sua popularização.


Essa erva que antes era usada apenas na cozinha, tem se revelado incrivelmente poderosa no tratamento de diversas doenças, para usar como incenso e em vários rituais espirituais.

Por essa razão, decidimos escrever este artigo para mostrar quais são os benefícios que ele traz para o nosso corpo e para a nossa alma.

Se você conhece este ingrediente popular e se até o tem à mão, acredite que o deve começar a utilizar com mais frequência, pois ele tem benefícios escondidos que poucas pessoas conhecem.

Então, se quer ver o porquê de utilizar a planta regularmente, apenas precisa conferir todas as suas propriedades no texto abaixo.

5 benefícios espirituais do alecrim

benefícios espirituais do alecrim

Todos os benefícios que vamos listar a seguir podem ser aproveitados através de um chá desta planta, um banho de descarrego ou então através da queima de um galho de alecrim seco.

1. Afasta as energias negativas

Por vezes o ambiente da nossa casa ou de qualquer outro local que frequentamos anda pesado. Isso pode acontecer devido a pessoas negativas, à existência de discussões ou até mesmo à presença de pessoas invejosas.

Felizmente, um dos grandes papeis do alecrim no mundo espiritual é ajudar a afastar todas essas energias ruins e negativas.

  • Para obter esse benefício você precisa apenas queimar algumas folhas de alecrim secas e então espalhar as cinzas pelo local afetado. É algo simples, mas que pode fazer toda a diferença.
2. Atrai felicidade e harmonia

Esta planta é capaz de afastar infelicidade, maus pensamentos e negativismo. Portanto, o efeito direto disso será a atração de felicidade e harmonia para o local desejado.

A sua cabeça vai ficar mais leve, os maus pensamentos vão desaparecer e os problemas vão parecer mais simples de serem resolvidos devido a calma que você vai estar submetido.

Esta planta tem ainda o poder de combater o estresse, o que vai ajudar ainda mais na atração de felicidade e harmonia.

  • Para aproveitar este benefício então recomendamos que você queime as folhas secas de alecrim. Alternativamente a isso, você pode ainda tomar um banho de descarrego usando 1 punhado de alecrim e 2 litros de água.
3. Alivia o estresse

Esta poderosa planta tem a capacidade de relaxar todos os músculos do nosso corpo através do aumento do fluxo sanguíneo. Portanto ela faz com que o nosso estresse diminua consideravelmente num curto espaço de tempo.

  • Se o seu objetivo for o alívio do estresse, recomendamos que tome um chá de alecrim. Ele pode ser preparado simplesmente fervendo alguns ramos de alecrim em água pura por alguns minutos.
4. Aumenta a autoestima

Sabe aqueles dias em que não nos apetece fazer nada e em que a nossa vida simplesmente não faz sentido? Invariavelmente todos temos esses dias, mas isso também pode acabar devido aos benefícios espirituais do alecrim.

Queimar alguns ramos de alecrim seco vai ajudar você a relaxar, a ver os problemas de maneira diferente e mais calmamente. Consequentemente você vai ter um aumento da autoestima, da felicidade e mais vontade de viver.

  • Nesse caso, você pode usar o alecrim em forma de banho, incenso ou chá. Aqui vão funcionar os três métodos de utilização desta planta.
5. Ajuda no raciocínio

Se você já assistiu filmes antigos deve ter reparado que em muitos deles os atores usavam uma coroa de alecrim na cabeça. Esse costume era muito comum na Antiga Grécia, pois acreditavam que esta planta ajudava a melhorar o raciocínio e a atrair pensamentos positivos e felizes.

Nos dias de hoje não se costuma usar o alecrim dessa maneira, porém ele é utilizado em banhos e defumações para essa mesma finalidade.

  • Para alcançar esse objetivo, você pode usar o alecrim em um banho, numa defumação ou apenas cheirando-o durante alguns minutos.

Mas o alecrim tem apenas benefícios espirituais?

Certamente que não, os benefícios desta planta vão muito além da espiritualidade.

Aliás, são ainda mais conhecidos os benefícios físicos que os espirituais, isto porque são mais fáceis e rápidos de identificar.

Assim, usando o alecrim para atingir os benefícios espirituais, você vai obter os benefícios físicos indiretamente, sendo que os mais conhecidos são:

  • Ajuda no cansaço e na fadiga;
  • Melhora o bom funcionamento do fígado e de outros órgãos;
  • Você pode usar em substituição a alguns antibióticos, funcionando assim como um remédio natural;
  • Beneficia o crescimento e a fortificação dos cabelos;
  • As suas propriedades anti-inflamatórias ajudam nas inflamações em diversas partes do corpo;
  • Diminui o inchaço e os gases intestinais.

Essas são apenas mais algumas vantagens de ter um ramo de alecrim por perto, porém existem muitas mais!

Conclusão

Queremos concluir dizendo que, mesmo existindo diversos benefícios espirituais do alecrim, você deve ter cuidado no seu consumo excessivo. Isso porque você não deve usar nenhuma erva ou remédio sem consultar seu médico.

Você não deve abusar de nenhum tratamento caseiro nem de nenhuma medicina alternativa, isto porque tudo o que é em excesso faz mal, seja um produto natural ou não.

Então, use as dicas deste artigo para melhorar a sua vida utilizando o alecrim, mas sempre de forma consciente e controlada.

Se restarem dúvidas ou sugestões, simplesmente deixe um pequeno comentário neste artigo.


Leia também:
As vantagens de ter uma horta em casa
Alimentos que você só precisa comprar uma vez e depois pode cultivar em casa – Parte I
Benefícios da chia
Dicas de como plantar, cuidar e manter um pé de alecrim sempre saudável
Mini hortaliças e temperos para você mesmo cultivar em uma pequena horta urbana
Dicas imperdíveis para quem tem ou quer começar uma horta caseira
10 benefícios espirituais da canela
Razões pelas quais você deveria considerar fazer ioga

Compartilhe...

36 comentários em “Alecrim: conheça 5 benefícios espirituais

  1. Leila de Sá disse:

    Oi mto bom dia!!☀️
    Sou Leila e gostaria de saber, por gentileza, se o cheirinho de alecrim de um difusor de aromas de ambiente, está valendo pra melhora espiritual?
    Desde já agradeço
    Atenciosamente
    Leila

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Leila, geralmente os óleos essenciais são feitos da própria planta, portanto o efeito deverá ser o mesmo

  2. Magda M cortez disse:

    Amei, gosto muito de Alecrim mas nao dou sorte eles sempre secam e morrem.

    • MARIA APARECIDA MEIRELE GUEDES DA SILVA disse:

      Ele só precisa de bastante água, regar todos os dias

      • Maria Lúcia disse:

        Bom dia, é bom colocar alecrim no colchão e no traveseiro . ?? Ajuda a dormir melhor .? Obrigado sou a Malu. De Guarulhos.

        • Lar, Doce Lar disse:

          Olá Maria Lúcia, há que credite ao alecrim afastar pesadelos colocando-o no travesseiro.

  3. Quesia Mota Pereira disse:

    Estou tomando chá de alecrim duas vezes ao dia
    Gostaria de saber se isso e correto

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Quesia,sugerimos que você consulte seu médico sobre isso. Existe um ditado popular que diz “a diferença entre o remédio e o veneno é a dosagem”, para nós leigos é difícil opinar, pois depende de cada organismo.

  4. Camila disse:

    Boanoite tenho uma mudinha de alecrim está bonita deixei no vaso na entrada da minha casa aonde não bate muito sol quente e nem fica no escuro ela está crescendo vamos ver como ela vai ficar daqui u s dias…

  5. Maria do Socorro Cordeiro disse:

    Recentemente adquiri uma planta de alecrin, a coloquei em cima da geladeira, no primeiro, segundo dia exalava um cheiro maravilhoso, no entanto após alguns dias não sinto mais o cheiro, porquê, isso, é normal ?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Maria do Socorro. Difícil responder essa dúvida, pois o aroma do alecrim é bem característico. Talvez você tenha acostumado ou ele esteja em um momento que exale menos cheiro.

  6. Anatieli disse:

    Oie tudo bem , gostaria de saber por qual motivo tomei banho de alecrim e após finalizar sentir um cheiro horrível vindo do meu corpo .

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Anatieli, desconhecemos algum motivo para que isso tenha ocorrido

      • rosineide f de Quadra disse:

        Boa noite alecrim no copo de água elimina pessoas negativa colocar o nome em um papel branco em lugar tranquilo

  7. Cris disse:

    Olá td bem ? Gostei muito dessa matéria! Eu gosto muito de usar aqueles óleos concentrados de alecrim . Eles tem o mesmo efeito que o caseiro e os galhos secos ?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Cris, sim.

  8. Rita disse:

    Artigo bastante útil. Defumei a casa com alecrim e ao contrário de outras defumacoes que já tinha feito com outras misturas de ervas, esta somente com alecrim sentiu-se um efeito imediato. Foi muito bom.

  9. Sônia Santos Medeiros disse:

    Os antigos usavam uma coroa de louro e não sei sobre o alecrim. Gostaria de saber se tbm usavam alecrim.
    Grata.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Sônia. Esse costume de usar coroa de alecrim vem da Antiga Grécia, pois creditavam ao alecrim a melhoraria do raciocínio e a atração de pensamentos positivos e felizes.

  10. Kauane disse:

    Olá boa tarde me chamo kauane ontem a noite tomei um banho de sal grosso com arruda posso tomar amanhã um banho de alecrim ou devo esperar?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Kauane, nenhum problema, eles podem ser utilizados juntos até.

  11. Valdizia ferreira disse:

    Eu amo alecrim faz muito bem

  12. Maria de Lourdes Maia Rodrigues disse:

    Oii,sobre os banhos toma desde a cabeça aos pés,ou do pescoço pra baixo?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Maria de Lourdes, os banhos energéticos e espirituais são indicados sempre do pescoço para baixo

  13. Andréa disse:

    Olá ganhei um muda de alecrim que estáva verdinha linda mas com uma semana dentro de casa começou a morrer será porque ?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Andréa, o alecrim precisa de muita claridade, senão sofre muito.

  14. Selma disse:

    Bom dia ouvi dizer que se colocar o alecrim, canela em pau e cravo no álcool e borifar na casa é bom.
    É verdade e porque?
    Obrigada

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Selma, não temos conhecimento da função dessa combinação

  15. José Ildo Alves disse:

    Olá tudo bem. alecrim é tudo de bom. minha vô já usavam é ensinou a usar ao netos. obrigada. vovo. que Deus abençoe a sua alma

  16. Silvani Moreira de Almeida disse:

    Olá, eu estava procurando algum artigo que falasse a respeito do alecrim, pois eu amo essa planta já faço uso dela como chá e no tempero de alimentos, tenho várias plantas de alecrim em casa, não sabia bem porque mais sinto uma sensação Boa ao tocar nas folhas e sentir o cheiro, isso é quase que um ritual todas as manhãs.; gostei muito desse artigo, obrigada

  17. Sandra disse:

    Oi, tomei chá de alecrin com hortelã por duas semana na terceira comecei a tomar só o alecrin. E do nada adiantou a minha menstruação em 13 dias até o momento não sabia o pq, mas assim que tava parando a menstruação eu tomei o chá de novo e começou a descer muito será que é o alecrin que é o alecrin que está fazendo isso?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Sandra, sempre é recomendável consultar um médico em caso de dúvidas.

  18. Solange disse:

    Amo chá de alecrim tomo uma xícara antes de dormir. Consigo me concentrar melhor com minha espiritualidade nas orações. Me faz ter revelações em sonhos.

  19. Laura disse:

    Tomo chá tomo banho e defumo minha casa eu gosto do cheiro me sinto otima aqui eu queimo pro mosquitos eles fogem e o banho me deixa leve. obrigado pela dica.

  20. Helô disse:

    Minha netinha de 4 anos costuma pegar no vaso um raminho de alecrim e entregar para pessoas que nos visitam. Ninguém ensinou. É uma atitude dela mesma. Vejo muito carinho quando ela presenteia às pessoas.
    Deve ter um sentido espiritual!

    • Lar, Doce Lar disse:

      Que lindo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *