Artista plástico dá uma segunda chance às obras de arte

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 2 minutos

Sempre há espaço para a criatividade, a reutilização e a reciclagem, mais um belo exemplo disso é o artista plástico David Irvine, que criou uma série de pinturas que buscam trazer de volta à vida obras de artes antigas que foram abandonadas ou descartadas. De um modo muito peculiar Irvine às recicla e volta a disponibilizá-la para apreciação e comercialização.


O artista coloca nas pinturas detalhes, geralmente utilizando ícones da cultura pop atual, que aparentemente não têm nada a ver com o seus contextos originais, mas que se harmonizam com os mesmos, transformando-o em uma nova peça de arte.

David Irvine batizou essa séria de “Re-Directed Art” – arte redirecionada -, pois seu trabalho baseia-se predominantemente na utilização de pinturas indesejadas (gravuras, litografias e até mesmo peças originais) que foram descartadas e localizadas por ele em brechós, vendas de quintal, feiras e até mesmo no meio da rua ou em lixeiras.

Resgatada a obra, ele pinta nelas seus próprios personagens, geralmente imagens incomuns ou ícones da cultura pop, buscando dar a uma obra cansada e desprezada uma vida renovada. Em cada pintura feita por ele, David evita pintar sobre a assinatura original do artista existente.

Dependendo do projeto, o artista procura adaptar seu trabalho às características das obras originais (corantes, iluminação, pinceladas, etc., utilizadas originalmente) ou vai em uma direção totalmente oposta para alcançar um alto contraste entre aos primeiras imagens e as adicionadas por ele.

Seja qual for o estilo que ele usa, o objetivo é que essas obras negligenciadas por seus antigos proprietários, recebam uma segunda chance e possam ser apreciadas por colecionadores em todo o mundo.

Disponibilizamos na galeria abaixo algumas das obras recicladas pelo artista.



Se você gostou desse assunto, sugerimos também a leitura dessas outras postagens do blog “Lar, Doce Lar”.
Você sabe qual o tempo de decomposição do lixo que você gera?
Você sabe qual parte de seu lixo é reciclável?
Você sabe qual o destino do lixo que você gera?
DIY – Aprenda a fazer puffs com pneus usados
Artista plástico português transforma lixo em esculturas gigantes
Dicas para seu jardim – 16 sugestões incríveis e muito criativas para reciclar embalagens plásticas e suas tampas
DIY – ideias incríveis para o reaproveitamento de rolhas
DIY – irrigador solar, simples, prático e eficiente
10 ideias para reaproveitar vidros e latas

Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *