Artista plástico português transforma lixo em esculturas gigantes

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

A maior parte da população mundial ainda descarta seu lixo reciclável na natureza.

Para expor esse problema e chamar a atenção da população de Lisboa, em Portugal, onde mora, o artista plástico Artur Bordalo – conhecido artisticamente como Bordalo II -, passou a transformar esse lixo em esculturas gigantes a céu aberto, em um projeto denominado “Animal Big Trash” (grandes animais feitos de lixo).


Como já abordamos algumas vezes aqui no blog “Lar, Doce Lar”, acreditamos que esse assunto é de extrema importância em nossa vida e nos hábitos que desenvolvemos em nosso dia-a-dia. A cada vez que o discutimos, mais uma sementinha é plantada em nossa mente e, quem sabe, nos tornemos multiplicadores de boas ideias para o aproveitamento dos nossos dejetos.

Nessa postagem, como comentamos acima, vamos abordar sobre uma arte oriunda da agressão que a maioria das pessoas causa à natureza ao não dar o devido tratamento ao seu lixo. O artista Artur Bordalo utiliza uma mistura de lixo descartável, como sacolas plásticas, pneus, cabos elétricos e garrafas para criar esculturas gigantes.

A exposição virou itinerante

A exposição de arte de rua ambiental “Animal Big Trash” por Bordalo II, em Lisboa, repercutiu de tal forma que o artista já vem praticando sua arte em outras cidades e países. Suas obras baseadas em animais busca trazer a atenção a como o desperdício da nossa sociedade os prejudica. O artista utiliza cercas, prédios em ruínas, fachadas de edifícios, muros, pier e até mesmo um navio abandonado para expressar a sua arte.

Latas de lixo, aparelhos estragados, e até mesmo carros inteiros são jogados na natureza, essas são as principais matérias-primas das obras de Bordalo II. Os seus murais em 3 dimensões são muito coloridos e exuberantes, chamando a atenção de todos os transeuntes, sejam eles adultos ou crianças, impressionados com os trabalhos realizados pelo artista.

Em seu site (www.bordaloii.com), Artur Bordalo publicou: “Nasci em 1987 em Lisboa. Eu pertenço a uma geração que é extremamente consumista, materialista e gananciosa. Com a produção industrial em índice tão elevado, a produção de “resíduos” e objetos não utilizados, também está no seu ápice. “Resíduos”, é citado em função de sua definição abstrata: ‘o lixo de um homem é o tesouro de outro homem’. Eu crio, recrio, monto e desenvolvo ideias com material descartado e tento relacioná-lo com a sustentabilidade ecológica e a consciência social.”

Veja abaixo algumas das lindas obras do artista português, será que alguma delas serve de inspiração para você fazer a sua?

Conheça as esculturas gigantes feitas com lixo



Leia também:
Conheça o estilo de design transicional, com dicas e muitas fotos para você se inspirar
Você sabe qual o tempo de decomposição do lixo que você gera?
Antes e depois, a incrível transformação de um apartamento
Artista plástico dá uma segunda chance às obras de arte

Compartilhe...

Um comentário em “Artista plástico português transforma lixo em esculturas gigantes

  1. Emilly Victória Oliveira Dias disse:

    Achei o Trabalho de todas as pessoas muito legais e interessantes,me ensinou que Dá para fazer arte com plásticos e até mesmo com lixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *