Casas incríveis – Fallen Star, San Diego, EUA – você moraria?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Fallen Star, a casa que “caiu do céu” sobre o prédio da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

A Fallen Star, ou Estrela Cadente, é um projeto do artista sul-coreano Do Ho Suh, conhecido mundialmente por estar sempre questionando em seus trabalhos os espaços para moradia no mundo contemporâneo.


Desta vez o projeto foi uma casa pequena “pendurada” em um edifício e deslocada para o lado, separada e ao mesmo tempo dependente do edifício maior. O projeto da casa é uma réplica de uma antiga residência do artista.

Do Ho Suh enviou essa proposta de projeto para Mary Beebe, diretor-fundador da coleção Stuart, notável conjunto de esculturas e instalações de arte da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA). “Mas eu nunca pensei que poderia ser concretizado”, disse Suh, pois era um projeto de difícil realização.

Beebe, no entanto, viu o potencial naquela casa pequena, aparentemente fora de lugar. Sete anos depois de apresentado o projeto, em 2012, e com um custo de U$ 1,3 milhão em doações privadas, a Fallen Star foi inaugurada e aberta para visitação. A casa é fixa e permanente neste local.

A casa fica suspensa no ponto mais alto de um edifício de sete andares da universidade, como se tivesse caído do céu, ou tivesse sido suspensa por um furacão e lá ficado pendurada, com uma inclinação de 5°. A casa é muito visitada por grupos de estudantes, curiosos e turistas por sua localização inusitada.

O terraço do edifício é o jardim da casa e ela é toda mobiliada.

Segundo o artista, esta obra de arte simboliza como a universidade se torna uma nova casa para quem vem de longe para estudar.

Para a Universidade, o projeto foi o mais ousado do projeto Stuart Collection, que reuniu diversos artistas para exporem sua arte espalhadas pela entidade.

A casa foi construída respeitando todas as regras do estado da Califórnia sobre segurança para terremotos e ventos fortes, muito comuns nesse estado. Suporta ventos de até 160 km/h e tem uma estrutura muito sólida presa ao prédio.

E então, gostou? Você moraria assim? Se você não tiver oportunidade de visitá-la pessoalmente, faça um tour virtual pelas imagens abaixo.


Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar destes:
Dicas de decoração de quarto de casal
Decoração, acerte nas cores
Dicas interessantes para você aproveitar mais um jardim de inverno
Casas incríveis – Syros, Grécia – você moraria?
21 ideias para deixar sua sala mais aconchegante
A importância dos detalhes na decoração
Dicas para escolher sofá
Home Office, conheça o “Retiro do Escritor” em Itaipava – RJ

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *