Como desencardir suas roupas gastando pouco

Gostou dessa postagem? Compartilhe com seus amigos

Antigamente as roupas eram lavadas a mão e, como a maioria das pessoas morava em casas, era corriqueiro quarar a roupa (clarear o tecido pela sua exposição à luz do sol), principalmente as brancas. Essa era a maneira mais eficiente que se tinha de evitar que a roupa ficasse encardida.

Com o passar do tempo, esse hábito se perdeu, seja pelo aumento significativo do uso da máquina de lavar roupas, seja pela falta de um espaço ensolarado, ou mesmo pelo desenvolvimento de produtos mais potentes por parte das indústrias.

Atualmente, temos vários produtos que prometem cada vez mais eficiência no clareamento das roupas. Porém, é muito difícil encontrar um produto que realmente cumpra essa função à contento, e que seja comercializado por um valor razoável.

A nossa equipe do blog “Lar, Doce Lar” já testou diversos produtos industrializados e também diversas receitas caseiras em busca de uma solução que apresente um resultado significativo na remoção do encardido, porém, a maioria deles, ou foi ineficiente, ou é composta por produtos de valor elevado, que na verdade devem ser usados apenas em ocasiões especificas, em que se queira eliminar manchas, branquear, ou desencardir um tecido.

Finalmente agora aprendemos uma receita caseira de baixo custo e que é ótima para ser usada em todas as lavagens de roupa, independente do tipo de tecido ou da sua cor.

Essa receita vai – gradativamente e através de seu uso continuado -, desencardindo as roupas, trazendo de volta o branco das roupas que estão amareladas e diminuindo as suas manchas. Ao mesmo tempo, ela também evita que as roupas que ainda estão em boas condições fiquem encardidas, amareladas ou manchadas.

Essa receita não é de um produto milagroso, como explicamos acima, seu efeito é percebido paulatinamente, ou seja, a cada lavagem efetuada a roupa fica melhor. É uma mistura ótima para retirar aquelas manchas escurecidas das toalhas de rosto, das fronhas, das axilas de camisetas e camisas, por exemplo. Para roupas brancas, ela vai clareando e não deixa as roupas novas amarelarem.

Ressaltamos ainda que para manchas mais agudas, como vinho tinto, molho ou qualquer outra mancha similar, o ideal é usar um produto localizado na mancha e com poder removedor mais imediato, depois dessa ação, continuar lavando normalmente com essa receita para continuar gradativamente eliminando o problema até resolvê-lo completamente.

Essa receita tem ainda uma vantagem extra, ela dispensa o uso de qualquer outro produto na lavagem das roupas. Ela substitui totalmente o sabão e não é necessária a utilização de nenhum outro produto para amaciar ou branquear as roupas.

Ela pode ser usada tanto no ciclo normal da máquina como também nas roupas que ficam de molho. Ela substitui o amaciante de roupas pela utilização do vinagre na sua fórmula. A única coisa que ela não substitui é o odor do amaciante, para quem gosta de sentir um perfume nas roupas lavada o ideal é continuar usando o amaciante de roupas.

Receita de sabão anti manchas

Ingredientes:

  • 1 litro de álcool 92º;
  • 1 litro de vinagre de álcool;
  • 900 ml de sabão líquido;
  • 4,5 litros de água;
  • 200 g de sal amoníaco;
  • 200 g de bicarbonato de sódio;

Preparo e Utilização:

  • Misture o sal amoníaco, o bicarbonato de sódio e o vinagre em um balde com capacidade mínima de 10 litros;
  • Essa mistura vai causar uma reação (vai ferver), espere parar;
  • Acrescente os outros ingredientes e misture bem;
  • Deixe essa mistura descansar de um dia para o outro;
  • Armazene em garrafas plásticas;
  • Use dois copos na máquina para uma máquina de lavar roupas cheia;
  • Não use sabão.

Para que você entenda porque esse sabão funciona eficientemente, detalharemos abaixo as propriedades e a função de cada ingrediente que compõe essa mistura.

Álcool – tem função bactericida.

Vinagre de álcool – como tem alta concentração de ácido acético, funciona como desinfetante e desengordurante. O vinagre é também um ótimo amaciante de roupas.

Sal amoníaco – é ótimo para tirar manchas. Misturado com água, o sal amoníaco ajuda a dissolver as partículas de sujeira e fazer com que elas se desprendam do tecido.

Bicarbonato de sódio – antisséptico, tem função bactericida e usado com o vinagre é um ótimo branqueador e removedor de manchas.

Completam a mistura, o sabão líquido, que é o produto básico de limpeza e a água, que serve para diluir a mistura e deixá-la mais homogênea.

Todos esses produtos podem ser adquiridos em supermercados ou lojas de artigos para confeitaria. O álcool 92º deve ser adquirido em farmácias. 

Vários desses produtos têm múltiplas funções e já foram assunto de postagens aqui no blog, se você gosta de testar novidades baratas e eficientes, aproveite também os textos abaixo.

Conheça algumas dicas simples e naturais para clarear as roupas brancas
As incríveis utilidades do vinagre branco
Usos e benefícios do bicarbonato de sódio – Parte I 
Como faço para… – Parte II 
(como tirar manchas em tecido)
Como faço para… – Parte III 
(retirar adesivos de objetos e vidros | eliminar bolinhas das roupas | retirar pelos de tecidos)

Gostou dessa postagem? Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *