Usos surpreendentes do azeite de oliva – Parte I

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

usos do azeite de oliva

O azeite de oliva é um dos ingredientes mais importantes para você ter na sua cozinha, mas você sabia que ele também pode ter outros usos?

Assim, além de ser ótimo para comer com saladas, massas, queijos e pães, o azeite de oliva é conhecido por fazer muito bem à saúde, sendo uma das gorduras mais saudáveis. No entanto, a seguir vamos listar alguns usos que vão te surpreender…

Conheça outros usos do azeite de oliva
1. DIMINUA A FREQUÊNCIA DAS VISITAS DE SEU PET AO VETERINÁRIO

Irritação na pele de seus animais de estimação pode ser bastante comum e um motivo para frequentes visitas ao consultório do veterinário.

Contudo, o azeite de oliva possui propriedades maravilhosas e pode diminuir a irritação da pele, principalmente as causadas por ressecamento ou pela ação de pulgas.

Além disso, Também é excelente para o tratamento de fissuras nas patinhas dos seus animais de estimação que podem ocorrer com mais frequência em temperaturas muito quentes ou muito frias.

2. MANTENHA SEUS MÓVEIS LUSTROSOS E HIDRATADOS

O azeite de oliva – assim como qualquer outro óleo vegetal – pode ser maravilhoso para os seus móveis de madeira. Uma pequena quantidade de azeite de oliva espalhada sobre as superfícies de madeira irá nutrir a madeira e ajudar a dar manutenção ao acabamento, mas você deve esfregar bem para ter certeza que não deixará resíduos para trás.

Você pode colocar em uma garrafa com bico de spray ou apenas derramar algumas gotas sobre a superfície e esfregar com com um pano limpo. Você também pode colocar algumas gotinhas de limão para dar um cheirinho fresco ao ambiente.

3. TENHA CABELOS COM CACHOS SEDOSOS E DE PROVOCAR ADMIRAÇÕES

Se você sofre com um cabelo muito seco e quer transformá-lo em um cabelo mais macio e com um aspecto mais brilhante, então esfregue um pouco de azeite de oliva. Comece das pontas e vá até a metade dos fios. Então seque o seu cabelo com um secador na temperatura mais quente possível e deixe descansar por 30 (trinta) minutos. Por fim, lave normalmente e aproveite o seu cabelo mais bonito!

4. MANTENHA SUAS FOLHAGENS BRILHANTES E VIÇOSAS

Pingue algumas gotas de azeite de oliva em uma bola de algodão limpo e então passe delicadamente nas folhas de suas plantas. Dessa forma, o azeite de oliva vai servir como um repelente natural da poeira e manterá as suas folhagens brilhantes e com um visual saudável.

5. MANTENHA SUAS LUVAS E ARTIGOS ESPORTIVOS DE COURO HIDRATADOS

Uma excelente maneira de manter as suas luvas esportivas, principalmente se forem de couro, é espalhar um pouco de azeite de oliva com um pano limpo nas áreas ressecadas. Deixe agir por 30 minutos e então remova qualquer excesso que permanecer sobre o material.

6. MANTENHA SUAS FERRAMENTAS FUNCIONANDO ADEQUADAMENTE

O azeite de oliva é um excelente lubrificante natural para ferramentas feitas de metal. Assim, você pode usar o azeite de oliva nas ferramentas e utensílios de cozinha e jardinagem para mantê-los lubrificados e protegidos da ação da água e da umidade. Apenas se certifique de que as superfícies metálicas estejam limpas antes de passar o azeite.

Leia também o outro texto que publicamos aqui no blog “Lar Doce Lar” sobre as utilidades para o azeite de oliva que muitas pessoas desconhecem: Usos surpreendentes do azeite de oliva – Parte II


Leia também:
Os segredos de construir sabores na cozinha – primeiros passos
Usos e benefícios do bicarbonato de sódio – Parte I
Como tirar facilmente a pele de tomates
As incríveis utilidades da batata para solucionar problemas do dia a dia
Receitas de sopas nutritivas para dias frios
O que são probióticos
Algumas dicas para seu cão filhotinho crescer feliz e saudável
Estudo comprova: luz solar mata os micro-organismos da poeira doméstica

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *