Como escolher o piso para a cozinha

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

piso para a cozinha - ladrilho

Se você está pensando em reformar sua cozinha antiga ou decorar sua cozinha nova e está incluído em seu projeto a troca de piso é importante considerar vários fatores para evitar dissabores futuros e arrependimentos.

O piso da cozinha geralmente sofre com água, farelos de comida e gordura, por isso é recomendável que o piso escolhido seja resistente a umidade, sujeira persistente e arranhões.


Com as dicas para a escolha do piso adequado para cozinha e os tipos de piso mais populares que listaremos abaixo, esperamos ajudar para que sua decisão seja bem sucedida.

Os pisos com muito rejunte têm sua limpeza dificultada. Opte por peças maiores, pois dessa forma, reduzindo os espaços ocupados pelo rejunte, o piso será muito mais fácil de manter.

Pisos que parecem mais limpos

Pisos de cor homogênea e clara mostram mais a sujeira do que pisos matizados ou desenhados e escuros. Piso claro é muito bonito e amplia a cozinha, então se você usa pouco sua cozinha pode ser que não seja um problema usá-lo. Mas, se você gosta de cozinhar, vai ter que limpá-lo com maior frequência, porque qualquer alimento que derramar ficará marcado e chamará a atenção.

Pisos muito lisos são perigosos porque facilitam escorregões quando molhados, prefira sempre os pisos específicos para áreas molhadas, pois eles são antiderrapantes. Se o seu piso for liso, coloque tapetes emborrachados nas áreas próximas a pia para diminuir o risco de acidentes.

Pisos porosos absorvem a gordura e líquidos derramados. Se o piso que você escolher for poroso, então verifique se existe algum processo para impermeabilizá-lo antes do primeiro uso. Então, se não existir, opte por outro piso, caso contrário você terá dificuldade para manter o piso limpo e sem manchas.

Além disso, se a sua cozinha for grande e tiver um ambiente para preparação de alimentos e outro para fazer as refeições ou se for uma cozinha americana, é possível usar um piso para a área molhada e outro para a área seca, aliás isso dá um efeito muito interessante.

Características de cada tipo de piso recomendado para usar na cozinha
Porcelanato

O porcelanato é um piso durável, versátil e prático. Você vai encontrar porcelanato em uma grande variedade de formatos, modelos e tamanhos. Os mais indicados para a cozinha são os esmaltados, que têm acabamento texturizado e são antiderrapantes. São fáceis de limpar e manter e proporcionam uma ampla variedade de tamanhos e modelos. Permitem a instalação com um rejunte mínimo, o que também facilita a limpeza e manutenção.

piso para a cozinha

Cerâmica

A cerâmica é um piso resistente, porém um pouco mais frágil que o porcelanato. Possui níveis diferentes em relação às suas propriedades como a absorção de água, resistência à ruptura, resistência à abrasão, risco de escorregamento, entre outras características que influenciam significativamente em seu preço.

Como são vários fatores a serem considerados, então é essencial consultar um vendedor. Dessa forma, ele poderá indicar os que mais se adaptam para uso que você pretende dar em sua cozinha. O piso de cerâmica precisa de um rejunte maior do que o porcelanato para acomodar sua dilatação, mas sendo a cerâmica correta para uso em cozinha, será uma ótima escolha.

Vinílico

O piso vinílico é antialérgico, ótimo para conservar a temperatura dos ambientes, abafar sons e tem um custo mais acessível em relação às outras alternativas.

Você pode usar na cozinha, resiste bem a água, mas não deve ser alagado. Possui grande variedade de acabamentos e texturas, algumas delas imitando madeira, pedras e outros tipos de pisos. Existe pisos vinílicos tanto em rolos como em placas. Além disso, é muito fácil de limpar.

Madeira

A madeira é um piso que dispensa apresentações, é o mais tradicional e muito usado nas casas. Você pode usar a madeira na cozinha, mas deve protegê-la bem e impermeabilizá-la. É mais delicada que os pisos anteriores e exigirá mais cuidados e manutenção periódica.

Se você optar por esse piso, então esteja ciente que é melhor gastar na sua manutenção em espaços menores de tempo do que deixar que danifique excessivamente e ter que trocá-lo complemente com o passar do tempo.

Flutuante

O piso flutuante é feito de HDF, uma espécie de painel de madeira de alta densidade. Se molhar em demasia esse piso incha e deforma, por isso ele deve ser usado com cuidado ou em espaços menos molhados, mas não é o mais indicado para cozinhas. Seu beneficio é que pode ser trocada somente a placa estragada.

Cimento

O cimento é um material barato, mas é poroso. Para usar na cozinha é preciso mantê-lo sempre impermeabilizado. Permite uma variedade de cores e acabamentos, mas exigirá manutenção periódica para evitar manchas e rachaduras.

Mármore ou Granito

O mármore e o granito são pedras mais caras e você precisa tratá-las para eliminar sua porosidade. As pedras, quando somente polidas absorvem líquidos e podem manchar. O mármore é ainda mais poroso que o granito e depois de manchado fica com um aspecto feio. O piso ficará lindo e muito fácil de limpar se bem tratado e impermeabilizado.

Epóxi

O epóxi é um piso lindo, está na moda, mas seu custo pode ficar um pouco alto. É indicado para locais que necessitam limpeza e higienização extrema, tais como hospitais. Não possui rejunte e nem cantos vivos.

Permite grande variedade de cores e desenhos, mas também precisa de alguns cuidados para durar. Portanto você deve evitar agentes químicos e cuidar para não riscar, principalmente se for arrastar móveis sobre ele.

piso para a cozinha - epóxi

Pastilhas

As pastilhas são ótimas para revestimento. Resistentes, duráveis e permitem desenhos variados. O cuidado com elas em piso é a limpeza e a manutenção. Por serem pequenas, tem muito rejunte, dificultando a limpeza no dia a dia conforme explicamos acima nas dicas. Por esse motivo elas também podem descolar mais facilmente ao arrastar móveis no chão. As pastilhas são mais populares em paredes ou pisos de banheiros do que em pisos de cozinha.

Ladrilho Hidráulico

O ladrilho hidráulico foi muito usado antigamente e agora voltou à moda. É feito de cimento e corantes, peça a peça. Não dilata e dispensa o uso de rejunte. É uma ótima opção para piso de cozinha, permite muitas combinações. Por ser poroso, o contra piso deverá ser impermeabilizado antes da aplicação dos ladrilhos para evitar umidade e o ladrilho também deverá ser impermeabilizado logo após sua aplicação.

piso para a cozinha - ladrilho hidráulico


Leia também:
Dicas essenciais para resolver problemas comuns da cozinha
Cozinhas com claraboias, dicas e 44 ideias criativas para você se inspirar
Como armazenar vinhos
Decoração rústica, características, dicas e 36 ideias para você planejar e executar
Como planejar uma cozinha atemporal
Cimento queimado, dicas e ideias
24 ideias simples para deixar sua cozinha com estilo de casa de fazenda
5 dicas para melhorar o aproveitamento do balcão da cozinha

Compartilhe...

Um comentário em “Como escolher o piso para a cozinha

  1. Elievelto Edimar da Silva disse:

    Show de bola essas cozinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *