Como tirar facilmente a pele de tomates

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Os tomates são os ingredientes básicos de uma série de receitas clássicas muito consumidas nos lares brasileiros, principalmente na forma de molho de tomate.

O molho de tomate é um ingrediente essencial para o preparo de molhos, carnes e pizzas. Entretanto, os molhos que compramos prontos normalmente vêm cheios de ingredientes adicionados que não fazem bem a saúde, como acidulantes e conservantes.

Portanto, o ideal é produzirmos o nosso próprio molho de tomate, pois além de ser mais delicioso, é mais saudável.

Quem faz molho de tomate caseiro sabe que o ideal é remover a pele do tomate antes do preparo, pois a pele tende a se soltar da polpa do tomate e a ficar em pedaços no molho, formando rolinhos e desagradando algumas pessoas. Mas você sabia que existem formas mais fáceis de remover a pele do tomate do que descascar?

Qual a melhor forma de tirar a pele do tomate?

Retirar a pele do tomate pela queima

Algumas pessoas fazem uso do método da queima. Para fazer isso, espete o tomate em um garfo – preferencialmente um garfo longo, com cabo de madeira, para evitar queimar as mãos.

Gire lentamente o tomate sobre a chapa do fogão, deixando que a chama encoste na pele do tomate.

Isso formará bolhas na pele do tomate que se arrebentarão com o calor, facilitando a sua remoção posterior.

Essa técnica é rápida e eficiente, porém exige um pouco de experiência e perícia para evitar queimaduras nas mãos.


Entretanto, existe uma técnica clássica que poucos conhecem e que pode ser ainda mais fácil, principalmente se você precisa tirar a pele de vários tomates de uma só vez. Chama-se tomate concassé (palavra de origem francesa).

Retirar a pele do tomate com água quente (técnica concassé)

Para fazer o tomate concassé, encha uma panela de água e leve-a ao fogão até que a água levante fervura.

Enquanto a água atinge o ponto de fervura, prepare uma bacia ou outro recipiente grande com água gelada e muitos cubos de gelo e deixe de lado.

Pegue os tomates e, com o auxílio de uma faca bem afiada, faça um corte em formato de X na parte “inferior” do tomate – exatamente oposta à parte do tomate da qual saem as folhas.

O ideal é que o corte seja bem superficial, somente na pele, evitando cortar a polpa do tomate e, consequentemente, o desperdício de uma parte dela.

Coloque os tomates com o corte em X na panela com água fervente e observe a mágica acontecer. Em pouco tempo a pele começará a se soltar ao redor do corte.

Nesse momento você deve retirar os tomates da água quente com o auxílio de uma colher ou escumadeira e transferir para a bacia ou para o recipiente com a água bem gelada.

Isso dará um choque térmico no tomate e evitará que ele continue cozinhando. Nesse ponto a pele já estará completamente solta e você apenas precisará puxar para removê-la.

Você pode parar por aí ou pode seguir as etapas seguintes da clássica técnica do tomate concassé. Para isso, pegue os tomates sem pele e corte-os ao meio.

Remova completamente a parte interna do tomate onde estão as sementes, preservando assim somente a sua polpa. É interessante fazer isso porque as sementes tendem a queimar durante o cozimento do tomate e poderão conferir ao molho o gosto de queimado ou deixá-lo mais ácido.

Depois de remover a pele e as sementes, corte os tomates em cubinhos pequenos para que se desmanchem com maior facilidade quando estiverem cozinhando.

Seguindo esses passos simples você garantirá que terá um molho de tomate caseiro homogêneo e saboroso!

Muito fácil, não é mesmo?


Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar destas receitas e dicas:
Você sabe como engrossar seus molhos?
Você sabe fazer molho branco?
Torta de legumes – receita facílima
Receita de marshmallow cremoso
Receita facílima de mousse de chocolate
Sorvete de abacate pronto em segundos
Dicas úteis para você parar de desperdiçar comida

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *