Dicas de como usar redes na decoração + 56 ideias

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Uma das coisas que mais nos dá prazer é deitar e balançar em uma rede, nem que seja por apenas alguns minutos, não é mesmo? Quem não gosta? Só de olhar para uma rede já sentimos aquela sensação de preguiça, aquela vontade de “não fazer nada” prazerosa.

Origem das redes de descanço 

No Brasil, a rede é um utensílio de origem indígena e até hoje é utilizada como cama em diversas tribos e em algumas regiões do norte e nordeste brasileiro.

Após a colonização pelos europeus, ela passou a ser usada também como um meio de transporte, quando os escravos carregavam os colonizadores para seus passeios ou viagens. 🙁

Pelo conforto proporcionado pelas redes, os colonizadores a adaptaram novamente, transformando-a em um item para ser utilizado em casa, e começaram a usá-la para os seus momentos de descanso, nas varandas.

As redes ganharam o mundo em muitos estilos, sua origem mundial não é bem definida, mas ela foi retratada no Saltério de Luttrell com data de 1330. Há historiadores que afirmar que havia redes na Europa antes de Cristóvão Colombo descobrir a América.

Sombra e água fresca”, é a sensação que mais combina com uma rede. Muita gente sonha em pendurar uma rede em algum local da casa para descansar, tirar pequenos cochilos ou até dormir a noite toda, porém muitos desistem, acreditando não ter espaço para isso em sua casa.

Mas, quem pensa assim está enganado, sempre temos espaço para um rede, ela não precisa ficar aberta o tempo todo, a rede pode ser mantida pendurada em apenas um dos ganchos e ser aberta somente quando estiver em uso, ou pode ser recolhida e guardada e só ser estendida novamente no momento de sua utilização.


O uso de redes na decoração traz uma atmosfera divertida, jovial, leve, descontraída, romântica e despreocupada para um ambiente. Elas podem fazer toda a diferença em uma peça que esteja muito sisuda. Além disso, com o passar do tempo, as redes ganharam novos formatos e assessórios.

Dependendo da região do Brasil, as redes são conhecidas como rede de deitar, rede de dormir, rede de descanso, mas sua função mesmo é de nos fazer relaxar e sentir a sensação de não fazer nada que comentamos acima depois de um dia puxado de trabalho, não é mesmo?

Existem vários modelos diferentes de redes, alguns bem criativos. Elas podem ser confeccionadas em muitos materiais diferentes e muitas delas – pelo seu design e material utilizado – ainda podem dar um UP na decoração da casa. Hoje em dia é possível encontrar desde as redes em algodão, as mais tradicionais, até redes em fibras com estrutura em madeira ou metal, mais sofisticadas.

Onde as redes devem ser usadas?

Não existe uma regra para a utilização de redes, elas podem se adaptar a qualquer local de uma casa, tanto em ambientes internos como em ambientes externos, desde que combinem com o estilo do espaço.

Internamente as redes de descanso têm seu espaço em quartos, salas, sacadas, sótãos, cantinhos de leitura, entre outros.

Na área externa da casa, ficam perfeitas em varandas ou em pergolados no quintal, onde elas invariavelmente ficam em evidência e são sempre muito disputadas pelos moradores e visitantes da casa, além de trazerem consigo um ar de férias, pois é comum associá-las com os climas de praia e fazenda.

Uma rede de deitar tem a capacidade de transformar um pátio, quintal ou até mesmo um pequeno jardim em um retiro relaxante que permite desfrutar as maravilhas dos climas da primavera e do verão

Selecionamos vários estilos e possibilidades para a utilização de redes e disponibilizamos abaixo, veja se alguma dessas ideias combina com seu estilo, com o estilo da sua casa, com o espaço disponível no ambiente em que pretende colocá-la, e mãos-a-obra.

56 imagens de redes de deitar para inspiração



Se você gostou destas dicas, provavelmente também vá gostar dessas que selecionamos:
Dicas de decoração de quarto de casal
Decoração, acerte nas cores
Como montar uma cozinha ao ar livre
Mesa de jantar – como escolher a sua
5 plantas para cultivar dentro de casa
Conheça o estilo de design transicional, com dicas e muitas fotos para você se inspirar
Aprenda algumas formas de limpar as energias de acordo com o Feng Shui
Você mora em uma casa ou um lar?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *