Cozinhas Americanas – Ideias e Dicas

As cozinhas americanas estão em voga atualmente. São uma ótima opção para otimizar espaços em apartamento pequenos e também para pessoas que gostam de cozinhar e receber amigos. Além disso, ao integrá-las a sala de jantar ou a sala de estar, geralmente, teremos uma cozinha mais iluminada e arejada.

Se você já tem uma cozinha americana e pretende redecorá-la ou não tem uma, mas está pensando em transformar a sua em uma, precisa considerar alguns pontos importantes antes de iniciar a reforma ou projetar os móveis:

  • Você é uma pessoa organizada? Como a cozinha provavelmente ficará visível aos visitantes, deve estar sempre arrumada. Deve ter armários suficiente para guardar tudo, ou os utensílios que ficarão expostos devem combinar entre si;
  • Que tipo de alimentos você geralmente cozinha? Quais são seus hábitos alimentares? Dependendo de seus gostos, será preciso evitar que o cheiro e a gordura da comida se espalhem por toda casa, para isso é imprescindível uma boa coifa;
  • Você gosta de ter companhia enquanto cozinha? Esse tipo de cozinha permite que o cozinheiro fique integrado aos seus convidados, porém todos irão acompanhar o que você está fazendo.

A decoração desse espaço também é muito importante, deve seguir o estilo do ambiente anexo, podendo ser uma continuidade do mesmo ou ter algum tipo de limitação que defina onde termina a cozinha e começa a sala. Se esse limite for bem delimitado, a decoração da cozinha pode ser diferente do ambiente anexo, porém sempre combinando com este. A delimitação pode ser definida por um balcão, por luminárias ou por piso diferente, que contraste com o piso da outra peça.

 
Veja abaixo algumas sugestões de decoração para exemplificar melhor o que escrevemos acima, e para que você possa imaginá-las no ambiente onde pretende instalar sua cozinha americana.

Apartamentos pequenos, onde a cozinha e a sala de estar ficam muito próximas. Devem ser decoradas como sendo um ambiente único. Isso auxilia na sensação de ampliação de espaço. A bancada substitui a mesa de jantar. Veja as fotos abaixo.

Se você não for uma pessoa muito organizada, ou sem tempo para manter tudo impecável, pode sempre optar pelo estilo de “cozinha escondida”, onde o fogão, a bancada e a pia ficam escondidos por portas, e, quando fechadas, simulam um armário.

Se a cozinha fica em um nicho, ela pode seguir a decoração da sala ou ter elementos de integração na decoração com o ambiente contíguo, porém, não precisa ser igual. Nos ambientes abaixo, a cor das paredes mantém a continuidade, mas observe que os ambientes estão delimitados pela bancada.


Outro detalhe muito importante, sempre que possível, o ideal é que o balcão que separa a cozinha da sala seja sempre mais alto do que a bancada da pia. Isso permitirá esconder um pouco a bancada de trabalho e deixá-la em uma posição mais confortável para quem está cozinhando. Além disso, se os convidados estiverem sentados em banquetas da bancada, sua visão da cozinha fica bem mais interessante.

Observe que geralmente os panos de prato e lixeiras também ficam embutidas nos armários ou escondidos sob o balcão, a menos que você opte por uma decoração estilo casa de fazenda, onde os utensílios ficar expostos faz parte da decoração. Nesse caso, se seus utensílios terão essa dupla função, procure adquirir eletrodomésticos e utensílios de design, que combinem entre si, e com a decoração.

Para concluir esse artigo, queremos lembrar que se sua casa não tem a cozinha integrada à sala e você pretende fazer uma reforma para integrá-la, deve sempre consultar antes um engenheiro civil, pois quebrar as paredes pode comprometer a estrutura do prédio. É sempre bom ter as plantas da casa também. Também é bom saber com antecedência se passam canos de hidráulica ou elétrica pelas paredes que serão derrubadas, isso aumentará o custo da reforma, pois precisarão ser desviados para outro ponto.

Se você gostou das dicas acima, provavelmente também vá gostar dessas:
Decoração, acerte nas cores
Bom gosto, você tem?
32 ideias de lareiras externas
Como combinar as cores na decoração
Vasos autoirrigáveis
Banheiros em preto e branco, você já pensou nisso? Selecionamos 18 ambientes para você se inspirar
24 ideias para transformar sua cerca em uma obra de arte

2 comentários em “Cozinhas Americanas – Ideias e Dicas

  1. Janice dos Santos disse:

    Parabéns por esse texto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *