Cozinhas americanas – ideias e dicas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

cozinhas americanas

As cozinhas americanas estão em voga atualmente, elas também são conhecidas como cozinhas em plano aberto.

Elas são uma ótima opção para otimizar espaços em apartamento pequenos, assim como para pessoas que gostam de cozinhar e receber amigos.

Além disso, ao integrar a cozinha à sala de jantar ou à sala de estar, geralmente, teremos uma cozinha mais iluminada e arejada.

O que é o conceito de espaço aberto na decoração?

As cozinhas americanas contemplam o conceito de espaço aberto. Ou seja, a integração visual e física de ambientes de uma casa, que podem ser delimitados por mobiliários, balcões, ou por nada.

Em um mesmo cômodo você pode ter uma sala de estar, uma sala de jantar, um cantinho de leitura, uma cozinha separada apenas por um balcão ou uma ilha de cozinha, ou ainda um outro ambiente que seja prático para você e ideal para adotar esse conceito.

O sucesso de um ambiente aberto vai depender dos móveis, da iluminação e da disposição de todos os itens que compõem cada ambiente integrado. Além disso, vai depender também do estilo de vida dos moradores e da forma como encaram sua casa.

Como decidir se uma cozinha americana é a melhor solução?

Cozinha separada da sala ou integrada a ela, qual a melhor opção? Isso vai depender dos seus hábitos e do seu estilo de vida.

Se você já tem uma cozinha americana e pretende redecorá-la ou ainda não tem, mas está pensando em transformar a sua, precisa considerar alguns aspectos. Isso antes de iniciar a reforma ou projetar os móveis, veja a seguir:

  • Você é uma pessoa organizada? Como a cozinha provavelmente ficará visível aos visitantes, ela deve estar sempre arrumada. Portanto, deve ter armários suficiente para guardar tudo, ou os utensílios que ficarão expostos devem combinar entre si;
  • Que tipo de alimentos você geralmente cozinha? Quais são seus hábitos alimentares? Dependendo de seus gostos, será preciso evitar que o cheiro e a gordura da comida se espalhem por toda casa. Entretanto, para resolver isso, possivelmente você precisará de uma coifa;
  • Você gosta de ter companhia enquanto cozinha? Esse tipo de cozinha permite que o cozinheiro fique integrado aos seus convidados, porém todos irão acompanhar o que você está fazendo.

A decoração desse espaço também é muito importante. Ela deve seguir o estilo do ambiente em anexo. Podendo ser uma continuidade do mesmo ou ter algum tipo de limitação que defina onde termina a cozinha e começa a sala.

Se esse limite for bem delimitado, a decoração da cozinha pode ser diferente do ambiente anexo. No entanto, sempre combinando com ele. Defina a delimitação por um balcão, por luminárias ou por um piso diferente, que contraste com o piso da outra peça.

Exemplos de cozinhas americanas

Veja abaixo algumas sugestões para exemplificar melhor o que escrevemos acima, e para que você possa imaginá-las no ambiente onde pretende instalar sua cozinha americana.

Apartamentos pequenos, onde a cozinha e a sala de estar ficam muito próximas, faça a decoração como sendo um ambiente único. Isso auxilia na sensação de ampliação de espaço, nesse caso, a bancada substitui a mesa de jantar. Veja as fotos abaixo.

cozinhas americanas

Você é uma pessoa organizada?

Se você não for uma pessoa muito organizada, ou se não tiver tempo para manter tudo impecável, pode sempre optar pelo estilo de “cozinha escondida”. Assim, o fogão, a bancada e a pia ficarão escondidos por portas, e, quando fechadas, simulam um armário.

Se a cozinha fica em um nicho, ela pode seguir a decoração da sala ou ter elementos de integração na decoração com o ambiente contíguo. Entretanto, ela não precisa ser igual. Nos ambientes abaixo, a cor das paredes mantém a continuidade, mas observe que os ambientes estão delimitados pela bancada.

cozinhas americanas

Outro detalhe muito importante, sempre que possível, o balcão que separa a cozinha da sala deve ser mais alto do que a bancada da pia. Fazendo assim, você vai esconder um pouco a bancada de trabalho e deixá-la em uma posição mais confortável para quem está cozinhando.

Além disso, se os convidados estiverem sentados em banquetas da bancada, sua visão da cozinha fica bem mais interessante.

Detalhes que completam as cozinhas americanas

Observe que geralmente os panos de prato e lixeiras também ficam embutidas nos armários ou escondidos sob o balcão. A menos que você opte por uma decoração estilo casa de fazenda, onde os utensílios ficar expostos faz parte da decoração. Assim, seus utensílios terão essa dupla função, para isso, adquira eletrodomésticos e utensílios de design, que combinem entre si, e com a decoração.

Precisamos lembrar que se sua casa ainda não tem cozinha integrada à sala, mas você pretende fazer uma reforma para integrá-la, deve considerar a reforma. Antes de iniciar, consulte um engenheiro civil, pois quebrar as paredes pode comprometer a estrutura do prédio.

É sempre bom ter as plantas da casa à mão para evitar aborrecimentos e surpresas. Também é bom saber com antecedência se os canos de hidráulica ou elétrica passam pelas paredes que serão derrubadas. Pois, isso aumentará o custo da reforma porque você precisará desviá-los para outros pontos da parede.

Conclusão

As cozinhas americanas quase sempre são uma boa ideia pela sua praticidade e por serem modernas e contemporâneas. Entretanto, antes de optar por instalar uma em sua casa, você precisa ter certeza de que o projeto poderá seguir até o final.


Leia também:
Decoração, acerte nas cores
Bom gosto, você tem?
Como combinar as cores na decoração
Banheiros em preto e branco, você já pensou nisso? Selecionamos 18 ambientes para você se inspirar
Itens que todo mundo deveria ter em casa para facilitar as tarefas do dia a dia
Dicas de ilhas de cozinha e seus assentos + 36 ideias para inspiração

Compartilhe...

2 comentários em “Cozinhas americanas – ideias e dicas

  1. Janice dos Santos disse:

    Parabéns por esse texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *