Devo pintar o teto de branco ou colorido?

Você decide pintar a casa ou alguns ambientes dela para dar uma melhorada no visual. Ótima decisão, escolhe as cores, vai até uma loja especializada e compra as tintas. Quais as cores? Se você seguir a lógica da maioria das pessoas, provavelmente será branco para o teto e outras cores para as paredes. Mas, essa escolha está certa ou errada? Depende do seu gosto, e do seu objetivo com essa mudança de ares, não existe certo ou errado em se tratando da cor do teto.

Quem definiu que o teto deve ser sempre branco? Isso é um hábito, quase uma convenção, que vem e vai dependendo das tendências de cada época. Na realidade, o teto pode ser de qualquer cor, desde que fique harmônico com o resto do ambiente.

A escolha da cores do teto obedece a mesma tendência que vai mudando para as cores a serem aplicadas nas paredes. Há épocas em que a moda é pintar todo o interior da casa de branco, em outras épocas define-se que cada ambiente da casa tenha uma cor específica. Às vezes a tendência é pintar uma única parede de um ambiente em uma cor diferente das demais. Há ainda o modismo do papel de parede, de utilizar texturas, em vez de paredes lisas. Enfim, se você pretende seguir tendências, a cada vez que vai renovar a pintura de sua casa, precisa informar-se do que “está na moda”. Porém, o importante é você se sentir bem em sua casa e gostar do resultado final.

Com relação à escolha da cor do teto é a mesma coisa. Ao olhar fotos antigas, poderemos observar tetos coloridos, trabalhados em gesso, com estampas desenhadas ou forrados com tecido, madeira ou papel de parede.

Se você gosta de inovar, ouse, pinte o teto também com cores que quebrem a rotina do teto branco e você perceberá que sua casa vai ficar bem mais acolhedora e aconchegante. Para dormitórios tetos coloridos são uma ótima opção, principalmente para os quartos infantis, onde o teto pode completar uma decoração lúdica.

Portanto, se você realmente quer fugir da mesmice dos tetos sem personalidade, aproveite as dicas que listamos abaixo para ajudar a definir a cor adequada:

  • Cores claras deixam o teto mais alto e a peça mais iluminada, enquanto as cores escuras rebaixam o teto e deixam o ambiente mais aconchegante.
  • Peças pequenas ou pouco iluminadas ficarão menores e talvez claustrofóbicas se pintarmos o teto com cores escuras.
  • Se o teto for muito colorido, dê preferência para cores neutras nas paredes.
  • O teto pode ser da mesma cor das paredes, mas tem grande chance de ficar monótono. Se você optar por uma cor que não seja o branco, use tons diferentes para realçar a sua escolha.
  • Se você quer passar a impressão de continuidade, pode pintar uma das paredes da mesma cor do teto.
  • Se você tem dúvidas sobre as combinações de cores adequadas, procure utilizar as regras básicas de decoração, para isso sugerimos também a leitura das postagens “Como combinar as cores na decoração” e “Decoração, acerte nas cores!“, que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar”.

E se você está em busca de inspirações, veja algumas imagens que selecionamos para você e tente imaginá-las no ambiente que você pretende colorir. 

 

Encontrou o teto que se identifica com o que você quer para sua casa? Então mãos à obra!

Se você gostou dessas dicas, temos certeza que também vai gostar dessas:
Dicas de decoração de quarto de casal
Decoração, acerte nas cores
Como usar o amarelo na decoração
Cozinhas Americanas – Ideias e Dicas
21 ideias para deixar sua sala mais aconchegante
Vasos autoirrigáveis
32 ideias de lareiras externas
Você mora em uma casa ou um lar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *