Dicas incríveis para montar um jardim na sacada + 32 ideias criativas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Se você está procurando dicas e ideias para montar um jardim na sacada, então, com certeza ao final desse texto terá encontrado o que procura.

Com a diminuição dos espaços disponíveis para plantar, principalmente nas grandes cidades, provavelmente uma das opções mais buscadas atualmente em jardinagem seja ideias para montar um jardim em uma varanda ou sacada, por menor que seja ela.

Procurar por ideias assim já ajudou muitas pessoas que antes não podiam cultivar jardins por causa da falta de um quintal com espaço – por serem moradoras de apartamentos -, a encontrarem soluções geniais e criativas.


No mundo todo essas pessoas que desejam levar a natureza para suas casas estão transformando suas varandas em lindos jardins, que contrastam com o cinza das metrópoles. Muitos deles são verdadeiros oásis urbanos.

Além disso, montar um jardim na varanda é divertido, gratificante e pode se transformar em um hobby muito prazeroso. Só que às vezes o problema é dar o primeiro passo, planejar, imaginar como ficará depois de pronto e começar o novo projeto.

Sua sacada está sem graça? Um jardim na sacada pode ser a solução

Se você está entre as pessoas que sonham em transformar sua sacada árida e sem graça em um lindo jardim, saiba que, superada essa fase inicial, depois de criado o hábito da jardinagem o resultado vai ser muito compensador. Afinal, poucas coisas são mais aconchegantes e agradáveis que uma sacada com plantas, não é mesmo?

E o mais interessante é que você não precisará montar todo o seu jardim de sacada de uma vez só. Pode escolher um estilo que deseja aplicar e ir fazendo seu jardim aos poucos, adquirindo plantas que combinem com esse estilo e que aceitem bem as condições climáticas da sua varanda ou sacada.

Se você mora em uma grande cidade, observe os prédios a sua volta, muitas pessoas estão começando dessa forma. Assim como é muito comum avistarmos varandas com jardins exuberantes, também é possível observar jardins em início de cultivo, com apenas um ou poucos vasos ainda.

Dicas para montar um jardim na varanda de um apartamento

Antes de iniciar o planejamento do seu jardim de sacada, que provavelmente será o seu pequeno recanto de lazer, certifique-se de observar algumas regras essenciais.

Um fator importante que você deve considerar na montagem do jardim na varanda do seu apartamento é o orçamento disponível. Quanto você pretende gastar na montagem e na manutenção do seu jardim?

Uma outra dica que julgamos interessante é observar muitas ideias de jardim de varanda, dessa forma você também poderá criar um jardim agradável e adequado às condições do espaço disponível sem gastar muito dinheiro.

A luz é essencial para escolher as plantas

Verifique a quantidade de luz direta que sua varanda recebe. Observar isso é um fator essencial para ajudar a determinar as espécies de plantas que você deve escolher. Assim como muitas plantas não toleram sol a pleno, outras não se desenvolvem com pouca incidência de luz natural.

Além disso, defina se você também utilizará sua varanda ou sacada para outras finalidades e em quais horários do dia isso geralmente vai acontecer. A escolha das plantas, sua disposição e o espaço que ocuparão também dependerá dessa definição.

Você prefere flores ou folhagens? Ou quem sabe gostaria de ter uma combinação das duas? Quer flores perenes ou flores de estação? Informe-se bem na loja de jardinagem onde vai adquirir suas plantas sobre o que você pode esperar de cada uma delas e que condições elas exigem para se desenvolverem.

Você pretende que seu jardim seja contemplado a partir do exterior de seu prédio ou sua única intenção é que ele seja admirado por quem está em seu apartamento?

Lembre-se que provavelmente você precisará regar, podar e adubar suas plantas periodicamente, portanto crie condições para que você possa fazer isso facilmente.

Organize bem os vasos com plantas

Deixe sempre um espaço suficiente para que você possa circular entre as plantas e alcance o vaso de todas elas, principalmente as pesadas, que não possam ser deslocadas facilmente. Procure colocá-las preferencialmente perto das paredes ou dos beirais.

Coloque vasos adequados para o tamanho que você quer que a planta atinja, assim, quanto mais substrato disponível mais a planta vai se desenvolver.

Se a sua varanda for muito pequena faça uso de jardins verticais, com eles é possível aproveitar muito melhor espaços pequenos.

Você quer criar um espaço íntimo? Uma varanda com jardim pode ter a finalidade de dar privacidade ou esconder uma vista pouco interessante ou, pelo contrário, valorizar a vista que você tem a partir do seu apartamento. Isso também precisa ser levado em consideração para o resultado final ficar como você esperava.

Quem mais vai usar a varanda? Seus filhos a usarão para brincar? Ela tem espaço e é ensolarada suficientemente para você pensar em cultivar algumas árvores frutíferas em vasos? Considere também a alternativa de cultivar ervas aromáticas.

Sua sacada é protegida do sol e da chuva? Então, pense em todas as possibilidades e em todas as estações do ano que seu jardim vai enfrentar.

Se o espaço permitir, então acrescente outros elementos da natureza, como pedras e madeira.

Selecionamos abaixo 32 sugestões de projetos de sacadas com jardim incríveis e criativos para você se inspirar. Ao observá-los, preste muita atenção aos estilos que mais te atraem e que combinem com as condições que você dispõe.

32 ideias para montar um jardim na sacada



Leia também:
Como montar uma sala de estar no jardim + 24 ideias incríveis
34 ideias para montar um jardim em um espaço pequeno
32 ideias sensacionais para decorar e aproveitar mais sua varanda
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
Quais plantas ornamentais podem ser cultivadas na sombra?
20 ideias práticas para você usar e abusar das toalhas de mesa de fibra de coco
40 fotos de suculentas plantadas em garrafas de vidro
Toalha de mesa antiformiga funciona?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *