Dicas interessantes para você aproveitar mais um jardim de inverno

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

aproveitar jardim de inverno - spa

Como aproveitar ao máximo um jardim de inverno. Você tem um espaço em sua casa ideal para montar um jardim de inverno, mas tem dúvidas de como fazê-lo? É fundamental, antes de iniciar o seu projeto, definir que uso você dará para ele.

Além disso, você vai usá-lo somente para contemplação ou também para outras atividades?


Inicialmente vamos definir o qual o conceito de jardim de inverno.

Jardim de inverno é um espaço, que pode estar anexado a uma casa, ou estar inserido no meio dela. Basicamente formado por plantas adequadas à iluminação disponível, ele pode conter, ou não, outros itens para recreação dos moradores.

Apesar do seu nome, ele não se destina a um local para uso somente no inverno. Mas, recebeu essa denominação por ser um espaço fechado com vidros e conter vegetação. Dessa forma, é possível usá-lo independente da estação do ano ou do clima exterior.

Como aproveitar um jardim de inverno

Ele também pode ser usado como uma área para aumentar a iluminação e ventilação de outros ambientes da casa, tornando-os mais aconchegantes e permitindo também uma maior integração com a natureza.

Nos últimos anos, cada vez mais residências passaram a contar com esse espaço, até pela tendência de decoração que busca aproximar mais as pessoas da natureza. Sugerimos também a leitura do texto “O que significa design biofílico“, que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar” para entender melhor esse conceito.

Apesar de estar presente em várias casas aqui no Brasil, os jardins de inverno são bem mais difundidos no exterior, principalmente em países das regiões mais frias. Porém ele também é apropriado para regiões tropicais, onde as plantas podem ficar protegidas do calor excessivo em algumas épocas do ano.

O mais importante para quem pretende ter seu jardim de inverno é adequá-lo à realidade da região onde mora, às condições da residência e ao uso que ele receberá.

Dicas para montar o jardim de inverno mais adequado à sua realidade e necessidades

Além de cultivar plantas, muitas pessoas estão usando os jardins de inverno para obter outros benefícios. Por exemplo, usá-lo também em uma sala de estar, um recanto para reuniões, uma sala de jantar, um canto de leitura e até mesmo para um quarto de hóspedes, que pode escurecer no momento de dormir.

Como explicamos acima, basicamente você deve definir qual seu objetivo com ele. Com isso em mente, vamos dar uma olhada em algumas dicas e ideias que você poderá usar na criação do seu.

Você pode criar um ambiente para happy hour com amigos, onde você pode confraternizar com seus amigos sem sair de casa. Crie um espaço confortável para todos se acomodarem e um barzinho onde vocês mesmo preparem seus drinques e outras bebidas. Quer espaço mais agradável para beber e confraternizar no final do dia que em meio à natureza?

A posição do jardim de inverno é importante

Mas, se ele estiver posicionado em um local mais escuro da sua casa, também pode se transformar em um pub muito aconchegante para receber amigos.

Além disso, se você não costuma reunir amigos para beber, considere criar um espaço para tomar o chá da tarde ou o cafezinho de depois do almoço.

aproveitar jardim de inverno - cantinho do café

Bem como, se seu jardim de inverno terá uma certa privacidade, você também pode transformá-lo em um espaço de relaxamento. Assim, ficar de molho em uma banheira após um dia estressante de trabalho pode ser o que você mais precisa.

Jardim de inverno pode reduzir o estresse

Se optar por essa alternativa, sugerimos que você leia também “Banheira simples, de hidromassagem, spa ou ofurô. Qual escolher?” para ajudar na decisão de qual a opção mais adequada para você e sua família.

Você pode pensar em uma sauna portátil também e uma ducha para relaxar em meio à natureza.

Se você gosta de receber convidados, e se o seu jardim de inverno tiver a possibilidade de ser aberto para seu jardim externo, então você pode pensar ainda em criar esse espaço para receber os amigos para um churrasco com spa.

Nesse caso, você pode adicionar ainda uma mini cozinha e uma churrasqueira ligadas e ele na área externa.

Quer outra ideia totalmente diferente? Então, que tal montar sua própria academia junto à natureza? Inclua em seu jardim de inverno alguns equipamentos de ginástica ou de pilates. Se for possível acrescentar espelhos o resultado será ainda mais interessante.

Você tem algum hobby caseiro? Use seu jardim de inverno para praticá-lo.

aproveitar jardim de inverno
Existem muitas opções, como transformá-lo em escritório, sala de jantar, entre outras. Então, o essencial é que você tenha em mente ao planejá-lo que seja uma área útil para você e os outros moradores da casa.

Por fim, lembre-se sempre que para aproveitar mais um jardim de inverno você deve montá-lo de acordo com seu estilo de vida.


Leia também:
12 erros que devem ser evitados ao montar um jardim
24 ideias para embelezar ainda mais um jardim usando pedriscos
Como iluminar o jardim e as áreas externas eficientemente
Algumas dicas para seu gramado que você jamais deve negligenciar
Você sabia que a jardinagem faz bem para a saúde?
Aprenda a fazer drinques incríveis com tequila
Dicas incríveis para montar um jardim na sacada + 32 ideias criativas

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *