Dicas interessantes para você aproveitar mais um jardim de inverno

Compartilhe com seus amigos

Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Você tem um espaço em sua casa ideal para montar um jardim de inverno, mas tem dúvidas de como fazê-lo? É fundamental, antes de iniciar o seu projeto, definir que uso você dará para ele. Se será somente para contemplação ou também será utilizado para outras atividades.

Inicialmente vamos definir o qual o conceito de jardim de inverno. 

Jardim de inverno é um espaço, que pode estar anexado a uma casa, ou estar inserido no meio dela. Basicamente formado por plantas adequadas à iluminação disponível, ele pode conter, ou não, outros itens para recreação dos moradores.

Apesar do seu nome, ele não se destina a um local para uso somente no inverno. Recebeu essa denominação por geralmente ser fechado com vidros e conter vegetação, o que possibilita o seu uso, independente da estação do ano ou do clima exterior.

Ele também pode ser usado como uma área para aumentar a iluminação e ventilação de outros ambientes da casa, tornado-os mais aconchegantes e permitindo também uma maior integração com a natureza.

Nos últimos anos, cada vez mais residências passaram a contar com esse espaço, até pela tendência de decoração que busca aproximar mais as pessoas da natureza. Sugerimos também a leitura do texto “O que significa design biofílico“, que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar” para entender melhor esse conceito.

Apesar de estar presente em várias casas aqui no Brasil, os jardins de inverno são bem mais difundidos no exterior, principalmente em países das regiões mais frias. Porém ele também é apropriado para regiões tropicais, onde as plantas podem ficar protegidas do calor excessivo em algumas épocas do ano.

O mais importante para quem pretende ter seu jardim de inverno é adequá-lo à realidade da região onde mora, às condições da residência e ao uso que ele receberá.

Dicas para montar o jardim de inverno mais adequado à sua realidade e necessidades.

Além de cultivar plantas, muitas pessoas estão usando os jardins de inverno para obter outros benefícios, como usá-lo também em uma sala de estar, um recanto para reuniões, uma sala de jantar, um canto de leitura e até mesmo para um quarto de hóspedes, que pode ser escurecido no momento de dormir.

Como explicamos acima, basicamente você deve definir qual seu objetivo com ele. Com isso em mente, vamos dar uma olhada em algumas dicas e idéias que você poderá usar na criação do seu.

Você pode criar um ambiente para happy hour com amigos, onde você pode confraternizar com seus amigos sem sair de casa. Crie um espaço confortável para todos se acomodarem e um barzinho onde vocês mesmo preparem seus drinques e outras bebidas. Quer espaço mais agradável para beber e confraternizar no final do dia que em meio à natureza?

Se ele estiver posicionado em um local mais escuro da sua casa, também pode se transformar em um pub muito aconchegante para receber amigos.

Se você não costuma reunir amigos para beber, considere criar um espaço para tomar o chá da tarde ou o cafezinho de depois do almoço.

Se seu jardim de inverno terá uma certa privacidade, você também pode transformá-lo em um espaço de relaxamento, para você ficar de molho em uma banheira após um dia estressante de trabalho. Se optar por essa alternativa, sugerimos que você leia também “Banheira simples, de hidromassagem, spa ou ofurô. Qual escolher?” para ajudar na decisão de qual a opção mais adequada para você e sua família.

Você pode pensar em uma sauna portátil também e uma ducha para relaxar em meio à natureza.

Se você gosta de receber convidados, e se o seu jardim de inverno tiver a possibilidade de ser aberto para seu jardim externo, você pode pensar ainda em criar esse espaço para receber os amigos para um churrasco com spa.

Neste caso, você pode adicionar ainda uma mini cozinha e uma churrasqueira ligadas e ele na área externa.

Quer outra ideia totalmente diferente? Que tal montar sua própria academia junto à natureza? Inclua em seu jardim de inverno alguns equipamentos de ginástica ou de pilates. Se for possível acrescentar espelhos o resultado será ainda mais interessante.

Você tem algum hobby caseiro? Utilize seu jardim de inverno para praticá-lo.


Existem muitas opções, como transformá-lo em escritório, sala de jantar, entre outras, o importante é que você tenha em mente ao planejá-lo que seja uma área útil para você e os outros moradores da casa.


Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
12 erros que devem ser evitados ao montar um jardim
24 ideias para embelezar ainda mais um jardim utilizando pedriscos
Como iluminar o jardim e as áreas externas eficientemente
Algumas dicas para seu gramado que você jamais deve negligenciar
Toalha de mesa antiformiga funciona?
Você sabia que a jardinagem faz bem para a saúde?

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *