DIY – Ideias para montar fontes de água, monte você mesmo a sua

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Quem nunca sonhou com fontes de água? Ter uma em casa então é o sonho de muitas pessoas.

Quando pensamos em um som relaxante, um dos primeiros que nos vem à cabeça é o barulho de água corrente, não é mesmo?

Infelizmente, morar em um local que contemple esse som naturalmente é um privilégio pra muito poucos. Porém, conseguir reproduzir esse som da natureza em casa está ao alcance de qualquer um, para isso, basta colocar uma fonte ou uma cascata de água decorativa em algum ambiente dentro de casa ou do jardim.


O barulho de água corrente proporciona tranquilidade e harmonia para quem está por perto. Além disso, em dias mais quentes, as fontes ajudam a refrescar e umidificar o ar. Segundo o Feng Shui, elas ainda auxiliam na neutralização de energias negativas e atraem as energias positivas para nosso lar.

Faça você mesmo sua própria fonte de água

Se você sempre quis ter uma cascata ou uma fonte de água em casa, mas acha caro adquirir uma pronta, ou as que encontrou até o momento não corresponderam a sua expectativa, saiba que não precisa adquiri-la em uma loja especializada, você mesmo pode montar a sua, do jeito que quiser e gastando um valor que julgue coerente com o que pretende fazer.

Veja abaixo os itens necessários para montar uma fonte de água e também algumas sugestões de fontes para que você possa montar a sua.

Passo a passo para montar fontes de água

Para montar uma fonte ou uma cascata de água você precisará de 4 itens principais:

1 – Um reservatório de água – pode ser qualquer recipiente que possa conter água suficiente para atender o seu projeto.

2 – Uma bomba para alimentar a fonte – você pode comprar em uma loja especializada em produtos para jardim ou aquários. A capacidade da bomba a ser adquirida vai depender do tamanho da sua fonte. As bombas são calculadas em litros por segundo que conseguem bombear, para uma pequena fonte a ser colocada em cima de um móvel da sala, por exemplo, você não precisa utilizar uma bomba com muita pressão, já para uma fonte de água grande que será utilizada em um jardim, certamente será necessária uma bomba com muito mais potência para retornar a água à sua origem. Atenção: a bomba deve ficar submersa na água, dentro do reservatório inferior e tendo o devido cuidado de que a fonte nunca fique com pouca água pois isso poderá queimar a bomba.

3 – Tubos, canos ou mangueiras – os tubos levarão a água de volta até a cabeceira da fonte, o tamanho e qual usar também vai depender do tamanho da sua fonte.

4 – Decoração – os itens de decoração e acabamento ficam a seu critério, você pode utilizar pedras, vasos (vasos quebrados), bambu, conchas, pedriscos, vidro, cimento, massa epóxi, ferro, porcelana, ou outros objetos e itens que tenha em casa e que sirvam ao seu propósito.

Conclusão

Tendo esses itens em mãos fica muito fácil fazer a sua fonte de água, não existe uma fórmula padrão de formato, tamanho, etc., use sua criatividade e faça a sua do seu jeito. Teste o seu funcionamento até que chegue àquela que você acredita ser que estava imaginando. Inspire-se com as ideias abaixo.


Leia também:
DIY – Fazendo criativos bebedouros para pássaros no jardim
DIY – como recuperar uma cadeira clássica sem gastar muito
Hobbies caseiros, você curte? Selecionamos 11 para você escolher o seu!
DIY – ideias incríveis para o reaproveitamento de rolhas
DIY – Conheça um barzinho/adega criativo, de baixo custo e divertido
Você não tem um hobby? Descubra porque você precisa repensar sobre isso

Compartilhe...

19 comentários em “DIY – Ideias para montar fontes de água, monte você mesmo a sua

  1. Alfredo José de Souza disse:

    Gostei muito da matéria, porem, gostaria se possível indicar alguém que fabrica este tipo de fonte em Belo Horizonte. Necessito de alguns reparos em minha fonte que foi danificada. Desde já agradeço.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Alfredo, não conhecemos empresas em BH, o ideal é procurar indicações locais.

    • Katye Santana disse:

      Alfredo, na cidade de Cachoeira do Campo (MG), na mesma estrada que vai para Ouro Preto tem muitas fontes, vc vai vê-las na estrada mesmo. De repente alguém possa te ajudar. Abç

  2. Roseli disse:

    Como cuidar de uma fonte de jardim (chafariz)? C relação a limpeza para ñ dar dengue, se tenho q ligar tds os dias a bomba e deixar ligada direto, ou posso ligar só de dia?
    Possíveis folhas de arvores q cair pode entupir a bomba?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Roseli, o ideal para evitar mosquitos é que a água seja tratada, como se trata água de piscinas, ou seja clorada e limpa. Quanto ao entupimento da bomba, é preciso que o cano que leva a água para bomba fique em um local que evite esse entupimento.

  3. Raquel disse:

    Olá minha fonte está com umidade e acaba vazando água pra fora .. já passei base de unha ..até segurou por algumas semanas , mas volto novamente a vazar . Hoje estou com minha fonte desligada . E quero voltar a ligar ela . O que eu faço . ? Qual produto eu passo na fonte para tirar esse vazamento . ? Aguardo

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Raquel, conter vazamentos depende do material que sua fonte tenha sido feita. Se é de concreto, metal, cerâmica, ou outro material. O ideal é ir em uma loja de material de construção ou uma ferragem, explicar de que material é sua fonte que eles saberão como conter esse vazamento. Talvez com uma massa epóxi você acabe com o problema.

  4. Bel Rodrigues disse:

    Oi como faço pra achar esses tipos de jarros e vasos da primeira fonte achei linda mais aqui na minha cidade acho q não tem ,e essas pedras e feita de que de isopor

  5. Natália disse:

    Boa noite! Eu gostaria de saber onde encontro uma fonte tipo de ferro envelhecida.

  6. Gabriela de Barros gingueleski disse:

    Quero comprar uma fonte de água.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Gabriela, não conhecemos nenhuma loja para indicar. Pesquise por uma loja confiável no Google.

  7. Denise disse:

    Qual a melhor tinta para trabalhar com o cimento?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Denise, depende do efeito que você quer dar, da textura e de quanto quer gastar, existem inúmeras tintas para pintar cimento, procure em lojas de tintas que eles podem orientar melhor.

  8. Monique disse:

    Oi, td bem? Fiz uma fonte de água com o objetivo de atrair passarinhos, mas me preocupa a questão da dengue! Como posso fazer para que eu possa prevenir a dengue é ao mesmo tempo não prejudicar os passarinhos?
    Obrigada

    • Lar, Doce Lar disse:

      Realmente esse é um problema, o ideal nesse caso é trocar a água constantemente

  9. MARIA Luiza de Souza disse:

    Boa Tarde Gostei da matérias e agradeço por tudo. QUE DEUS ABENÇOE TODOS. MUITO OBRIGADO POR TUDO.

  10. Sadi Nogueira disse:

    Ou, dependendo da profundidade e tipo de água, pode adicionar uns peixinhos que gostem de larvas de mosquito. Acredite: resolve.

  11. Eulalia Marques disse:

    Boa tarde, eu gostei de uma fonte, gostaria de perguntar se vocês fazem essa fonte, seria a foto de número 12

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Eulalia, nós não vendemos fontes, nossas dicas são para os leitores terem ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *