DIY – Ideias para montar fontes de água, monte você mesmo a sua

Quando pensamos em um som relaxante, um dos primeiros que nos vem à cabeça é o barulho de água corrente, não é mesmo? Infelizmente, morar em um local que contemple esse som naturalmente é um privilégio pra muito poucos. Porém, conseguir reproduzir esse som da natureza em casa está ao alcance de qualquer um, para isso, basta colocar uma fonte ou uma cascata de água decorativa em algum ambiente dentro de casa ou do jardim.
O barulho de água corrente proporciona tranquilidade e harmonia para quem está por perto. Além disso, em dias mais quentes, as fontes ajudam a refrescar e umidificar o ar. Segundo o Feng Shui, elas ainda auxiliam na neutralização de energias negativas e atraem as energias positivas para nosso lar.

Faça você mesmo sua própria fonte de água

Se você sempre quis ter uma cascata ou uma fonte de água em casa, mas acha caro adquirir uma pronta, ou as que encontrou até o momento não corresponderam a sua expectativa, saiba que não precisa adquiri-la em uma loja especializada, você mesmo pode montar a sua, do jeito que quiser e gastando um valor que julgue coerente com o que pretende fazer.

Veja abaixo os itens necessários para montar uma fonte de água e também algumas sugestões de fontes para que você possa montar a sua.

Para montar uma fonte ou uma cascata de água você precisará de 4 itens principais:

1 – Um reservatório de água – pode ser qualquer recipiente que possa conter água suficiente para atender o seu projeto.

2 – Uma bomba para alimentar a fonte – você pode comprar em uma loja especializada em produtos para jardim ou aquários. A capacidade da bomba a ser adquirida vai depender do tamanho da sua fonte. As bombas são calculadas em litros por segundo que conseguem bombear, para uma pequena fonte a ser colocada em cima de um móvel da sala, por exemplo, você não precisa utilizar uma bomba com muita pressão, já para uma fonte de água grande que será utilizada em um jardim, certamente será necessária uma bomba com muito mais potência para retornar a água à sua origem. Atenção: a bomba deve ficar submersa na água, dentro do reservatório inferior e tendo o devido cuidado de que a fonte nunca fique com pouca água pois isso poderá queimar a bomba.

3 – Tubos, canos ou mangueiras  – os tubos levarão a água de volta até a cabeceira da fonte, o tamanho e qual usar também vai depender do tamanho da sua fonte.

4 – Decoração – os itens de decoração e acabamento ficam a seu critério, você pode utilizar pedras, vasos (vasos quebrados), bambu, conchas, pedriscos, vidro, cimento, massa epóxi, ferro, porcelana, ou outros objetos e itens que tenha em casa e que sirvam ao seu propósito.

Tendo esses itens em mãos fica muito fácil fazer a sua fonte de água, não existe uma fórmula padrão de formato, tamanho, etc, use sua criatividade e faça a sua do seu jeito. Teste o seu funcionamento até que chegue àquela que você acredita ser que estava imaginando. Inspire-se com as ideias abaixo.

 

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
DIY – Fazendo criativos bebedouros para pássaros no jardim
DIY – como recuperar uma cadeira clássica sem gastar muito
Hobbies caseiros, você curte? Selecionamos 11 para você escolher o seu!
DIY – ideias incríveis para o reaproveitamento de rolhas
DIY – Conheça um barzinho/adega criativo, de baixo custo e divertido
10 motivos para usar vasos autoirrigáveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *