Você não tem um hobby? Descubra porque você precisa repensar sobre isso

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Hobby

Ter um passatempo que gostamos nos traz alegria e enriquece a nossa vida. Além de fazermos algo divertido durante nosso tempo longe do trabalho. Um hobby também nos dá a oportunidade de aprender e descobrir novas habilidades.

Felizmente existem muitas opções diferentes hoje em dia, aqui mesmo no blog, já sugerimos várias dessas opções no texto “A importância de ter um hobby”, que recomendamos também a leitura, caso você esteja sem ideias para encontrar o seu.

Entretanto, se você ainda não se convenceu de que precisa escolher um hobby para “chamar de seu”, no texto a seguir vamos trazer ainda mais argumentos para que você repense sobre isso.

Quais são os benefícios de ter um hobby?

Os hobbies (ou passatempos) nos ajudam a crescer como pessoa. Portanto, a melhor maneira de escolher um hobby é tentar algo novo e que, possivelmente, não tenhamos nem ideia de como desenvolvê-lo.

Às vezes, descobriremos novas habilidades que, muitas vezes, nem sabíamos que éramos capazes de conseguir executar.

Todas as pessoas são únicas, e esta é justamente a razão pela qual nossos hobbies e interesses são diferentes. Uma vez que encontramos uma atividade pela qual somos apaixonados, podemos explorar mais essa atividade.

Assim, quando “viciamos” em um atividade prazerosa, percebemos que nosso hobby se tornou parte integrante de nossa vida. Ter um hobby que gostamos nos traz alegria e nos refresca.

Além disso, os hobbies nos ajudam a gerenciar nosso tempo de lazer e nosso tempo não planejado de forma mais produtiva.

Eles também oferecem a oportunidade de desenvolvermos novas habilidades durante o processo de aprendizagem e crescimento.

Benefícios adicionais de ter um hobby

No entanto, esses são os benefícios mais visíveis trazidos por um hobby, mas eles não são os únicos benefícios proporcionados, vamos descobrir em que mais um hobby pode nos ajudar?

Os hobbies aumentam a confiança

É ótimo ser habilidoso e bom em alguma coisa, não é mesmo? É isso que nos deixa confiantes. Pode levar algum tempo para conseguirmos desenvolver um hobby no qual possamos nos declarar habilidosos. Mas, a jornada de experimentar um novo hobby é muito gratificante por si só.

Com a exposição a diferentes tipos de atividades nos dias de hoje, não importa qual atividade você escolha. Se você está buscando um ofício, esportes, quebra-cabeças ou desenvolvimento de habilidades, seu hobby deve ser uma diversão e uma paixão.

Concomitantemente, se o seu hobby lhe der um senso de propósito, você ficará cada vez mais confiante em se desafiar em seu hobby e o ajudará a se preparar para aprender coisas novas também no seu trabalho.

O hobby desestressa

Os hobbies nos oferecem uma grande oportunidade para melhorar a nossa qualidade de vida, eles permitem que eliminemos toda a nossa carga de estresse do dia a dia enquanto permanecemos mentalmente produtivos.

Por exemplo, ter hobbies promove uma saúde melhor e pode diminuir o risco de ter pressão alta.

Além disso, desfrutar de algumas horas do seu hobby por semana também pode reduzir o risco de depressão e demência, pois os hobbies redirecionam sua mente para algo que você gosta de fazer. Sugerimos também a leitura do texto “10 hobbies que melhoram a inteligência”.



Juntamente com a mudança de hábitos, os hobbies que incluem atividades físicas criam mudanças químicas em nosso corpo que ajudam a reduzir o estresse. Mesmo com os que não envolvem atividades físicas, ainda é possível colher os benefícios de ter um hobby.

Do mesmo modo, fazer uma pequena pausa no trabalho e fazer algo pelo qual você é apaixonado pode rejuvenescer sua mente e ajudar a prepará-lo para lidar melhor com os desafios do futuro.

Os hobbies ajudam a socializar

Vários hobbies podem oferecer uma grande oportunidade para socializarmos com outras pessoas e isso pode ser um benefício adicional para o nosso bem-estar geral.

Nesse sentido, adotando um hobby você pode se conectar com pessoas que gostam de fazer as mesmas coisas que você. Além de conhecer novas pessoas, discutir seu hobby e se conectar a um círculo maior pode até ajudar a transformar seu hobby em profissão.

A internet oferece vários grupos e fóruns para se conectar com pessoas que gostam de fazer as mesmas coisas que você quer fazer, além disso, dependendo do hobby escolhido, os próprios fornecedores dos materiais utilizados por vezes organizam eventos onde os praticantes podem trocar experiências.

Hobbies aprimoram a criatividade

Alguns hobbies exigem criatividade, e se você desenvolver a criatividade através do seu hobby, isso pode ser incrivelmente benéfico.

Em outras palavras, a criatividade pode ajudar a experimentar coisas novas na sociedade e no trabalho e a habilidade de ser criativo é essencial no mundo de hoje.

Os hobbies criam um impacto positivo tanto na nossa vida pessoal quanto na profissional.

Conclusão

De uma forma geral, ter um hobby é uma ótima maneira de passar o nosso tempo livre, desestressar e relaxar de nossa rotina diária, seja aprendendo uma nova habilidade, fazendo algo ao ar livre, lendo, fazendo algo musical ou artístico.

Enfim, qualquer passatempo que liberte nossa mente dos problemas do cotidiano sempre será bem-vindo em nossa vida.

Segundo algumas pesquisas, ficou demonstrado que pessoas com hobbies são menos propensas a sofrer de estresse, mau humor e depressão. Portanto, passar tempo em uma atividade que você gosta pode melhorar sua saúde mental e bem-estar. 

Pesquisa sobre a importância do hobby 

Uma dessas pesquisas, publicada pela British Psychological Society (Sociedade Britânica de Psicologia), feita pela equipe do Dr. Kevin Eschleman mediu o efeito dos hobbies criativos no comportamento das pessoas.

A conclusão foi que hobbies criativos são uma forma de auto reinvenção, como por exemplo, criar uma pintura, criar uma música, criar um novo visual para um jardim e assim por diante, é algo pelo qual as pessoas se apaixonam.

Os resultados dessa pesquisa sugerem que as pessoas com hobbies criativos são mais propensas a serem criativas em seu trabalho, além de úteis e colaborativas. E isso não é tudo, esta pesquisa também sugere que as pessoas com hobbies criativos se sentem mais relaxadas e se sentem mais no controle.

Atividades que nos levam a espairecer podem nos fazer sentir mais felizes e relaxados. Atividades em grupo, como esportes coletivos, podem melhorar nossas habilidades de comunicação e relacionamento com outras pessoas.

Seus interesses podem ser criativos, atléticos, acadêmicos ou algo distintamente pessoal e exclusivo. Você pode escolher um hobby que possa fazer sozinho ou em grupo.

Enfim, quaisquer que sejam seus interesses, com certeza haverá um hobby que se encaixe no que você gosta. O mais importante é que seja algo que você ache significativo e agradável para passar o seu tempo de lazer.


Leia também:
DIY – A tapeçaria como hobby
Descubra 44 atividades divertidas para relaxar e desestressar
Jardinagem, o hobby que me encanta!
O que é o movimento antitrabalho? Entenda porque ele está crescendo
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *