Essa receita de frango com moranga vai te surpreender – fricassé sem lactose

Um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira provavelmente seja o fricassé de frango – todo mundo já fez ou pelo menos tem alguma ideia de como fazer. Com milho, com ervilha, com batata palha ou com diversos outros tipos de condimentos, a verdade é que essa delícia está presente em todos os lares. Certamente só de ler sobre fricassé de frango você já deve estar lembrando da aparência e do cheiro – talvez até do sabor…

Mas você sabia que é possível fazer uma receita um pouco diferente de fricassé e que também fica uma delícia? E que, além de tudo, é perfeita para quem tem intolerância à lactose, alergia à proteína do leite ou qualquer outra forma de restrição a laticínios. Assim você dispensa de utilizar leite ou creme de leite no seu fricassé, sem abrir mão de um molho cremoso e encorpado. O resultado final vai te surpreender – este prato fica muito rico de textura e um pouco apimentado, resultando em uma refeição muito reconfortante.

Para preparar esta receita tão especial basta seguir as instruções abaixo:

Receita de fricassé de frango feita com moranga

Ingredientes:

  • 500 gramas de frango desfiado;
  • 1 cebola;
  • 4 dentes de alho;
  • 10 gramas de gengibre;
  • 2 pimentas dedo de moça inteiras;
  • 200 ml (ou um vidro pequeno) de leite de coco não adoçado;
  • 300 gramas de moranga;
  • 150 ml de vinho branco;
  • salsinha;
  • sal a gosto.

Forma de preparo: Para preparar essa receita você pode utilizar frango comprado já desfiado ou desfiar você mesmo. A recomendação é sempre fazer com peito de frango – porque nos demais cortes você terá uma perda do peso da carne em osso e outros pedaços de carcaça. Você pode ferver o frango em uma panela com água e desfiar manualmente (com o auxílio de garfos) ou fazer uso da técnica de cozinhar o frango por 15 minutos na panela de pressão, chacoalhando a panela após retirar a água (ensinamos essa técnica aqui nesse texto). Reserve o frango desfiado. Em uma panela aqueça óleo de canola e refogue a cebola cortada em cubinhos – quanto menor, melhor. Acrescente o gengibre também cortado em cubinhos e deixe refogar mais um pouco. Quando a cebola começar a dourar, acrescente os dentes de alho e as pimentas dedo de moça bem picados. Refogue até o alho começar a dourar, cuidando para não queimar. Acrescente a moranga cortada em cubinhos ou em fatias finas – quanto menor ou mais fino melhor, pois a moranga cozinhará mais rápido. Em seguida, acrescente o vinho branco e deixe cozinhar, adicionando a seguir o leite de coco e o sal. Quando levantar fervura, baixe o fogo e deixe a panela fechada. Deixe que cozinhe até a moranga estar cozida e fácil de desmanchar – vá testando pressionando os pedaços de moranga com a colher. Quando a moranga estiver no ponto você pode amassar os pedaços com a colher ou triturar com o auxílio de um mixer ou de um liquidificador. Volte para o fogo baixo e salgue, acrescentando neste momento o frango desfiado. Acrescente a salsinha picada e misture bem para que o frango fique completamente envolvido no molho de moranga. Sirva acompanhado de arroz ou massa.

Se você gostou dessa receita, provavelmente também vá gostar dessas:
Receita de frango na cerveja
Fazendo dessa forma você nunca mais vai passar trabalho para desfiar frango
Receita de risoto de truta e rolo de presunto parma
Receita de tortinhas de cogumelo
Como tirar facilmente a pele de tomates
Kefir de leite e intolerância à lactose

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *