Receita de pernil na panela de pressão: 4 passos para fazer um prato delicioso

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Receita de pernil na panela de pressão (capa)

Seja cozinhando com fogões elétricos, ou com os que utilizam gás de cozinha, uma boa receita de pernil na panela de pressão é sempre bem-vinda!

Contudo, embora seja alvo de vários tabus relacionados à saúde, de acordo com especialistas, a carne suína tem diversos benefícios. Portanto, além de muito saborosa, estamos falando de uma opção muito saudável!

Pensando nisso, separamos para você, uma receita prática de pernil na panela de pressão em apenas 4 passos.

Acompanhe!

Como escolher o pernil para fazer a receita na panela de pressão?

Com certeza, uma receita gostosa é feita com alimentos de qualidade. Por isso, é essencial saber como escolher o pernil da forma correta.

E como já falamos acima, ao contrário do que muitos pensam, a proteína do porco é recomendada por especialistas da área da saúde e nutrição.

Entre os pontos positivos, podemos citar altos níveis de proteína e micronutrientes poderosos, como zinco, ferro e vitamina B12.

De toda forma, a carne de porco requer um cuidado especial com seu armazenamento. Assim, dê preferência para os estabelecimentos que você conhece e confia.

Da mesma maneira, ao comprar produtos congelados, cheque bem a data de validade da embalagem. Outro ponto importante é nunca levar para casa recipientes danificados.

Além disso, a carne suína boa para consumo apresenta tons que variam entre o rosado e o vermelho escuro, e a textura deve ser bem firme e lisa. A gordura, por sua vez, deve ser branca e fina. Portanto, desconfie de tons muito amarelados.

Receita de pernil na panela de pressão em 4 passos

O preparo de receitas na panela de pressão, além de práticos e rápidos, mantém o aroma da carne concentrado e preserva sua suculência.

E vale destacar que, cozinhando na pressão, você será capaz de terminar essa receita em menos de uma hora. Incrível, não é mesmo?

Além disso, você evita grandes frituras. Dessa forma, é possível preservar a sua saúde e manter a casa muito mais limpa, o que também é muito importante. Afinal, quem lava a louça agradece!

Então, está na hora de colocar a mão na massa, certo? Confira abaixo o passo a passo dessa receita de pernil na panela de pressão!

Receita de pernil na panela de pressão

Tempere a carne

Para essa receita, é possível optar por um pernil pré-temperado. Mas lembre-se que o tempero é que deixa a sua comida única. Portanto, vamos indicar algumas opções de temperos saborosos.

Primeiro, você pode optar pelo simples, com 4 dentes de alho amassados e pimenta-do-reino e sal a gosto.

Mas se estiver procurando por algo mais refinado, misture um pouco de vinho, cebola, alho, sal, pimenta-do-reino, alho-poró fatiado, alecrim, louro. Coloque tudo em um recipiente com o pernil e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.

Leve o pernil para a panela de pressão

Na cozinha, muitas pessoas têm medo da panela de pressão. Contudo, quando utilizada da maneira correta, não há perigo. Assim, antes de abri-la, basta certificar, com a válvula, que toda a pressão já saiu.

De toda forma, é preciso definir entre cozinhar o pernil inteiro ou em pedaços, para desfiar posteriormente.

Feito isso, coloque o pernil temperado na panela de pressão destampada e ligue o fogo médio. Após esquentar, acrescente uma colher de sopa de azeite e deixe dourar dos dois lados.

Em seguida, adicione 1 talo de coentro cortado, 2 folhas de louro, cubra com água fervente, tampe a panela e conte 40 minutos, a partir do momento que ela começar a largar vapor.

Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe esfriar até que toda a pressão da panela saia. Por fim, abra com cuidado e passe o pernil para uma travessa.

Agora, se você desejar preparar pratos como um delicioso sanduíche de pernil, esse é o momento certo para desfiar a carne.

Faça um molho para acompanhar a receita de pernil na panela de pressão

De tão simples que é o preparo dessa receita de pernil na panela de pressão, até sobra um tempo para deixá-la ainda mais saborosa!

Para acompanhar a carne, você pode preparar diversos molhos, como o clássico molho rosti, que aproveita o caldo do próprio preparo feito com vinho, molho de abacaxi, chimichurri e muitos outros.

É importante dizer que na cozinha, não existe certo ou errado. O que existe é comida gostosa ou não. Então, aproveite esse momento para descobrir novas combinações e vá até onde sua imaginação permitir.

Receita de pernil na panela de pressão (2)

Não se esqueça de escolher um bom acompanhamento

Agora, você já sabe como fazer uma deliciosa receita de pernil na panela de pressão e sabe como prepará-lo inteiro ou desfiado. Além disso, viu que para deixá-lo ainda mais especial, pode elaborar um molho criativo com os ingredientes que preferir.

Porém, para servir um almoço completo, é interessante preparar um acompanhamento. Se quiser seguir uma linha tradicional, pode optar pelo famoso arroz branco com vinagrete. Outra boa opção é cozinhar batatas confit, aquelas menores, super charmosas.

Ainda, outras alternativas que costumam agradar a todos são uma farofa de bacon ou mix de legumes, que fica muito bom com cogumelos assados.

Conclusão

Então, você viu que para fazer uma receita de pernil na panela de pressão, não precisa se preocupar com ingredientes caros e difíceis de achar.

Basicamente, será necessário encontrar uma carne de qualidade e boa procedência. Além disso, os ingredientes para os temperos e acompanhamentos são facilmente encontrados.

Portanto, apenas com um pouco de alho, cebola, pimenta-do-reino e sal, o seu pernil ficará muito saboroso. Contudo, se estiver confiante para fazer algo mais elaborado, invista em um vinho para o tempero.

Dessa forma, ainda será possível aproveitar o caldo do cozimento para preparar um molho rosti delicioso. Além disso, somado ao prato principal de pernil, feito sem frituras, você tem, à sua disposição, diversas opções de acompanhamentos.

Por isso, engana-se quem pensa que a cozinha é para especialistas. Quanto mais receitas descomplicadas como essa você aprender, menos dependerá de aplicativos de comida e ainda consegue economizar.

Agora, coloque em prática este passo a passo e impressione sua família e amigos.

Até a próxima receita!


Leia também:
Receita fácil de massa com molho de espinafre e nata
Aprenda uma incrível receita de bolo de cenoura vegano!
Receita facílima de bacalhau ao forno
Como fazer para o molho aderir à massa

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *