Ideias surpreendentes para reaproveitar garrafas de vidro

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Você tem alguma noção de quantas garrafas de vidro já descartou durante a sua vida? Provavelmente – e felizmente -, uma parte delas tenha sido reciclada, principalmente se você mora em uma cidade que tem coleta seletiva de lixo e usinas de reciclagem.

Porém, considerando que o vidro demora 1 milhão de anos para se decompor, certamente outra parte delas deve estar até hoje depositada em lixões urbanos, ou, o que é pior, em meio à natureza.

Por outro lado, você também já deve ter sentido várias vezes a tentação de guardar uma bonita garrafa de vidro de uma bebida especial que acabou de degustar, mas acaba descartando-a para evitar acumulação de coisas inúteis em sua casa, não é mesmo?

Algumas vezes nós até as colecionamos por algum tempo, pensando em achar uma utilidade para elas, porém, passado algum tempo elas acabam tendo o mesmo destino que as maioria das outras, o nosso lixo doméstico. Os garrafões de vidro então, dá uma pena de descartar.

Quem acompanha nosso blog periodicamente certamente já percebeu o quanto somos entusiastas da reciclagem de todo o tipo de material e que já publicamos muitos textos sobre esse assunto.

Nesse texto, mais uma vez voltaremos a esse assunto, só que dessa vez procuramos por utilizações sensacionais e inusitadas para as garrafas de vidro, sendo algumas delas muito surpreendentes. Fizemos isso para despertar em nossos leitores ainda mais a vontade e o desafio de reciclar e reaproveitar garrafas de vidro.

Se conseguirmos convencer apenas um de nossos leitores a adotar a reciclagem como um hobby (quem sabe seja você?), já estaremos completamente satisfeitos. Talvez você até se transforme naquele amigo que presenteia as pessoas que gosta com objetos feito por você mesmo?


O que fazer com garrafas de vidros que iriam para o lixo?

Na linha do DIY (faça-você-mesmo) existem muitas formas de reciclar garrafas de vidro, provavelmente as possibilidade sejam infinitas, o segredo é usar a imaginação e pesquisar em busca de ideias, a internet é um prato cheio para isso.

Vamos a algumas dessas ideias que coletamos pesquisando?

Por exemplo, lustres feitos de garrafas de vidro podem ficar lindíssimos, como os que sugerimos nessa postagem. Essa ideia é ideal para pessoas que tenham um gosto peculiar para decorar e que querem ter um lustre exclusivo e exótico.

Talvez você tenha pensado ao ler o parágrafo acima: “que ideia mais sem criatividade, todo mundo faz lustres de garrafas de vidro”, porém, veja as ideias de lustres que selecionamos.

Lustres feitos com garrafas de vidro

Observe esse lustre feito com uma roda de bicicleta e garrafas de Coca-Cola, ele não desperta sua imaginação para criar?

E esse lustre que a pessoa que criou colou garrafas de várias cores? Como será que ela fez isso?

E essa ideia com as garrafas distribuídas caoticamente e com a manutenção do rótulo?

Essas são ideias de lustres instigantes, não é mesmo?


E usar garrafas de vidro como pés de mesas de centro, mesas de canto e mesas auxiliares? Uma mesinha personalizada sempre tem um lugar especial em qualquer ambiente, não acha? Você pode brincar com formatos, cores e outras ideias divertidas.

Mesas feitas com garrafas de vidro

Essa mesa que selecionamos abaixo ficou meio estranha, não é mesmo? Mas como ideia é interessante, quem sabe possa ser melhorada? Para quem acredita em OVNIS (objetos voadores não identificados) ela é muito inspiradora. 🙂

E essas mesinhas de apoio? É impossível não se apaixonar…

Quem criou essa mesa , talvez tenha exagerado um pouco na criatividade, mas enfim, é mais uma ideia surpreendente… 🙂

Olha essa ideia, simples de fazer, lindíssima e aproveitou muitas garrafas que poderiam estar descartadas na natureza.

Se formos tratar de decoração então, não há limites do que pode ser feito com garrafas de vidro, no texto “Como aproveitar garrafas de vinho na decoração, 28 ideias para inspiração“, já havíamos escrito: “As garrafas de vinho podem virar luminárias, partes de móveis, paredes, vasos para plantas, abajures, recipiente para óleos e temperos, enfim, para quem quiser criar um estilo em um ambiente então, pode ter garrafas distribuídas por toda a peça com inúmeras utilidades.”

Na verdade o que afirmamos naquele texto serve para qualquer recipiente de vidro e não apenas para garrafas de vinho. Selecionamos abaixo mais algumas ideias para demonstrar onde nossa imaginação pode nos levar quando se trata de reciclagem.

Garrafas de vidro podem ser usadas como candeeiros.

Candeeiros feitos com garrafas de vidro

Veja essas duas ideias com garrafas coloridas aplicadas tanto para lustre como para candeeiro, elas alegram muito um ambiente.

Candeeiros de inúmeros formatos, tamanhos e estilos podem ser feitos, selecionamos várias ideias para você se inspirar.

Cabide de parede feito de garrafas de vidro

E essa? garrafa de vidro como cabide de parede, apostamos que você não tinha pensado nisso (nem nós)…

Garrafas de vidro usadas para decorar e organizar o jardim

E se você mora em uma casa e tem muitas garrafas de vidro para reciclar? O que acha de usá-las no seu jardim?


Gostou dessas dicas? Aproveite e leia também essas outras postagens do “Lar, Doce Lar”:
Toalheiro térmico vale a pena?
Floreiras, dicas e muitas ideias para você se inspirar
DIY – Prateleiras penduradas por cordas. Veja várias ideias para inspiração e aprenda como fazer
Sousplat ou Jogo Americano… Quando usar cada um?
Toalheiros – ideias criativas para guardar ou pendurar as suas toalhas e ainda decorar o seu banheiro
Como limpar e conservar objetos de prata, várias dicas e truques
Saiba como perfumar os ambientes da sua casa

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *