Jogo Americano, beleza e praticidade sobre a mesa

Uma dúvida recorrente entre nossos leitores é sobre arrumação e decoração da mesa de jantar, em função disso já publicamos diversos textos sobre esse assunto, afinal uma mesa arrumada de maneira adequada é a certeza de que metade do sucesso de uma refeição está atingido. Uma das dúvidas mais comuns que percebemos é sobre o uso de jogos americanos. Há questionamentos sobre quando usar, que modelo usar, se devem ser utilizados juntamente com a toalha de mesa e como combinar com ela e com a louça.

Atualmente o jogo americano é muito utilizado, principalmente pela sua praticidade, porém muitas pessoas ainda têm dúvidas para que ele serve e qual a diferença entre o jogo americano e o sousplat.

Jogo americano é composto por pequenas toalhas de mesa individuais, sobre as quais são colocados os pratos, talheres, copos, guardanapos e outros acessórios utilizados por cada comensal. Além de decorar a mesa de jantar, ele ainda ajuda a manter a toalha de mesa, ou a mesa limpa, se colocado diretamente sobre ela.

Já o sousplat, é um prato maior colocado sob o prato de cada comensal, é uma palavra de origem francesa que significa “prato de baixo” e sobre ele é colocado apenas o prato e nada mais. Para saber mais sobre sousplat, sugerimos também a leitura do texto que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar”, com o título: “Para que serve o sousplat” 

 
Como escrevemos acima, o jogo americano é muito prático, pode ser usado diretamente sobre a mesa, sobre a toalha de mesa ou ainda com um sousplat sobre ele. Pode ser usado em qualquer ocasião, refeições informais ou formais. Café da manhã, almoço, lanche ou jantar. Por ser pequeno, fácil de lavar e guardar, é uma opção muito interessante para o dia a dia.

Portanto, diferentemente do sousplat, o jogo americano pode substituir a toalha de mesa e apoia todos os utensílios que serão usados pelo comensal, copos, talheres, guardanapos e os pratos. Ele é uma ótima opção para decorar a mesa. O cuidado que se deve ter é de escolher cores e estampas que combinem com toalha de mesa e com a louça. Se a toalha de mesa ou a louça tiverem estampa, o ideal é usar um jogo americano liso. Se a sua mesa tem um tampo bonito, você pode usar o jogo americano diretamente sobre ela, dispensando a toalha de mesa. Nesse caso, se for colocar travessas com comida sobre a mesa use um trilho no centro, combinando com o jogo americano. Eles também ficam lindos sobre toalhas rendadas de fibra de coco.

Outra dúvida recorrente é a respeito do formato que deve ter o jogo americano para combinar com a mesa. Seu formato deve ser totalmente independente do formato da mesa, escolha o que mais lhe agrada, pode ser redondo, quadrado, retangular, ou qualquer outra figura geométrica.

Para quem possui mesas com medidas fora do padrão e tem dificuldade em encontrar toalhas de mesa adequadas, o jogo americano é uma ótima solução. Os materiais usados para a confecção do jogo americano são muito variados, ele podem ser de plástico, acrílico, vidro, couro, tecido, fibras, rendas ou madeira. A escolha vai depender do estilo que você quiser dar a refeição. A loja Kamari, parceira do blog desenvolveu e produz um jogo americano muito prático e interessante, ele é composto por uma base em MDF com 38 centímetros de diâmetro e por uma capa feita em tecido, que pode ser substituída para lavar e serve também para mudar completamente a decoração da mesa. Por ser feito em MDF, um material rígido, o jogo americano produzido pela Kamari também pode ser utilizado como uma mini-mesa, para quem quer fazer refeições no colo.

Aliás a propósito desse produto produzido pela Kamari, veja que curioso é o comportamento do consumidor, um outro produto da empresa, o sousplat, confeccionado da mesma forma que o jogo americano, porém com um diâmetro menor (35 centímetros) começou a ter uma venda acentuada, acima da esperada pela empresa para o tipo de produto. Ao investigar o motivo da demanda, a empresa descobriu que os clientes que têm mesas menores, o que é muito comum hoje em dia, estavam adquirindo o souplat para utilizá-lo como mini-jogo americano. Ou seja, o próprio consumidor criou um produto prático e adequado às suas necessidades.

Assista o vídeo abaixo produzido pela empresa, você vai se apaixonar pela praticidade do jogo americano em MDF.

Se você gostou desse produto, e quer mais informações sobre ele, visite a loja da Kamari.

2 comentários em “Jogo Americano, beleza e praticidade sobre a mesa

  1. Gesiane disse:

    O post foi esclarecedor.
    Só tenho uma duvida?
    Os jogo podem ficar em cima da mesa, ou devem ser colocado a cada refeição!?

    Parabéns pelo posto, muito bem explicativo!

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Gesiane, a função básica e o ideal é colocá-lo a cada refeição. Porém, se você tiver um objeto que, colocado sobre ele, fique bonito e adequado para mantê-lo como decoração, até mesmo no centro da mesa, vale a criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *