O que é uma edícula, exemplos, dicas e ideias para você planejar a sua

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

edícula

Você sabe o que é edícula? A origem da palavra edícula vem do latim e significa pequena edificação, que pode ser uma casa, um templo ou santuário.

A partir desse conceito, na arquitetura, ela passou a significar qualquer pequena construção anexa a uma casa principal, chamada popularmente de “puxadinho” em algumas regiões do Brasil, ou “meia-água” em outras regiões. Assim, em geral essas pequenas edificações ficam no fundo do terreno e podem ter inúmeras destinações.

Uma edícula pode ser uma casa de caseiro, uma casa de hóspedes, um espaço gourmet, uma área de lazer com churrasqueira, um jardim de inverno, uma sala de estar, vestiários e banheiros anexos a uma piscina, oficina, ateliê, lavanderia, enfim, pode assumir várias funções, de acordo com as necessidades e o modo de vida dos moradores da casa principal.

Todos sabemos que os projetos de arquitetura seguem tendências de acordo com as novas necessidades que surgem na sociedade e nas mudanças nos estilos de vida das famílias.

Sendo assim, no Brasil atual, por diversos motivos, em vez de sair de casa, muitas pessoas preferem ter uma estrutura própria para diversão da família e dos amigos, para praticar seus hobbies, ou até mesmo para trabalhar.

Em razão desses motivos é que as edículas passaram a ganhar cada vez mais importância e começaram a surgir em muitas casas.

Mas, qual a vantagem de ter uma edícula em vez de usar a própria casa?

A vantagem é o fato de que com ela é possível separar as pessoas que estão praticando essas atividades com quem não está, sem interferir no dia a dia da casa, veja abaixo alguns exemplos, dicas e ideias para você fazer a sua.

Edícula usada como oficina, como ateliê ou para hobbies manuais

Quem está usando uma oficina geralmente faz muito barulho, faz sujeira com óleo e serragem. A mesma coisa acontece com sobras de materiais em ateliês e com alguns hobbies manuais. Não é muito interessante levar isso para dentro de casa, não é mesmo?

Oficina em uma Edícula

Ateliê em uma Edícula

Ateliê em uma Edícula

Edícula usada como espaço gourmet, cozinha externa ou churrasqueira

Opções excelentes para quem gosta de receber amigos e familiares para um jantar ou churrasco de final-de-semana.

Essas edículas permitem as reunir convidados sem atrapalhar a rotina da casa, caso algum familiar estiver praticando outra atividade e não participando da reunião social. É útil também para pais que têm filhos pequenos e que dormem mais cedo. Além disso, nesses casos toda a confusão e desorganização de um final de festa vai para fora da casa.

Elas são ideais também para pais que têm filhos adolescentes ou jovens adultos e preferem que eles reúnam os amigos em casa, onde é mais seguro, e sem a participação dos pais, o que acabaria acontecendo se a reunião social fosse dentro da casa.

Elas também permitem aumentar a privacidade, tanto do espaço social como da casa principal.

Edícula com Churrasqueira

Edícula com Churrasqueira e Cozinha Externa

Edícula com Área Gourmet

Edícula usada como escritório, sala de leitura ou sala de estudos

Diferentemente das edículas usadas como oficina ou ateliê, nas quais o barulho pode incomodar quem não as está usando, essas são ideais para quem procura paz e tranquilidade isolados do resto da casa para poderem se concentrar melhor no que estão fazendo.

Praticar home office está cada vez mais comum, principalmente nas grandes metrópoles, então elas são uma excelente opção para quem quer separar o momento em que está trabalhando do momento em que está relaxando.

Edícula usada como Escritório

Edícula usada como Casa de Hóspedes

Observe essa projetada pelo arquiteto Jim Cutler para sua filha Hannah Cutler, de 12 anos, estudar. Não é a sala de estudos dos sonhos de qualquer um? Mesmo quem não gosta de estudar adoraria esse ambiente, não é mesmo?

Edícula com Sala de Estudos de Hannah Cutler

Edícula com Sala de Estudos de Hannah Cutler - Vista Interna

Edícula usada como apoio e suporte para usar a piscina

Essas edículas facilitam muito o uso da piscina, podem conter vestiários, chuveiros, armários para guardar as toalhas, espreguiçadeiras, geladeira, enfim, todos os equipamentos necessários para que a piscina possa ser desfrutada sem que seja necessário deslocar-se até a casa cada vez que surja uma necessidade.

Edícula de apoio para usar a Piscina

Edícula de apoio para usar a Piscina

Edícula de apoio para usar a Piscina

Edícula usada como casa de hóspedes

Se você costuma receber hóspedes em casa, então, uma edícula é ótima para dar privacidade e conforto para eles. Se ela for completa, com cozinha, por exemplo, pode oferecer ainda uma certa autonomia para seus hóspedes.

Edícula usada como Casa de Hóspedes

Casa de Hóspedes

Edícula multifunções

Essas podem ser usadas como suporte para a piscina, como área de lazer, sala de estar, área social, cozinha gourmet, sala de jogos, ou seja, um local para todos os moradores desfrutarem em diversas situações e ocasiões.

Edícula com Multifunções

Espaço Multifunções

Edícula Multifunções

Edícula usada como depósito

As edículas também podem assumir a função de quarto de guardados, assim como, depósito para ferramentas de jardinagem e piscina, entre tantas outras coisas.

Depósito e Espaço para Jardinagem

Edícula usada como depósito

Enfim, se você tem uma casa pequena no fundo do seu pátio sem uso e pretende dar uma destinação a ela, ou se pretende construir uma achando que será útil em seu dia-a-dia, analise antes de iniciar qualquer reforma no que ela mais poderia lhe ser útil.

Então, já tomou sua decisão? Boa sorte em seu projeto!


Leia também:
14 dicas de como aproveitar um espaço pequenos para fazer um jardim
Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente
Dicas de ilhas de cozinha e seus assentos + 36 ideias para inspiração
Esse era um pátio mal aproveitado, adivinhe como ficou…
Plantas para manter um jardim florido no inverno
42 ideias de piscinas com borda infinita, dicas e cuidados

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *