O que é uma edícula, exemplos, dicas e ideias para você planejar a sua

Gostou? Compartilhe...

Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Você sabe o que é edícula? A origem da palavra edícula vem do latim e significa pequena edificação, que pode ser uma casa, um templo ou santuário.

A partir desse conceito, na arquitetura, edícula passou a significar qualquer pequena construção anexa a uma casa principal, conhecida popularmente como “puxadinho” em algumas regiões do Brasil, ou “meia-água” em outras regiões. Geralmente essas pequenas edificações ficam no fundo do terreno e podem ter inúmeras destinações.

Uma edícula pode ser uma casa de caseiro, uma casa de hóspedes, um espaço gourmet, uma área de lazer com churrasqueira, um jardim de inverno, uma sala de estar, vestiários e banheiros anexos a uma piscina, oficina, ateliê, lavanderia, enfim, pode assumir inúmeras funções, de acordo com as necessidades e o modo de vida dos moradores da casa principal.

Todos sabemos que os projetos de arquitetura seguem tendências de acordo com as novas necessidades que surgem na sociedade e nas mudanças nos estilos de vida das famílias.

Sendo assim, no Brasil atual, por diversos motivos, em vez de sair de casa, muitas pessoas preferem ter uma estrutura própria para diversão da família e dos amigos, para praticar seus hobbies, ou até mesmo para trabalhar.

Em razão desses motivos é que as edículas passaram a ganhar cada vez mais importância e começaram a surgir em muitas casas.

Mas, qual a vantagem de ter uma edícula em vez de usar a própria casa para essas atividades?

A vantagem é justamente o fato de que com a edícula é possível separar as pessoas que estão praticando essas atividades com quem não está, sem interferir no dia a dia da casa, veja abaixo alguns exemplos, dicas e ideias para você fazer a sua.

Edícula usada como oficina, como ateliê ou para hobbies manuais: quem está usando uma oficina geralmente faz muito barulho, faz sujeira com óleo e serragem. A mesma coisa acontece com sobras de materiais em ateliês e com alguns hobbies manuais. Não é muito interessante levar isso para dentro de casa, não é mesmo?

Oficina em uma Edícula

Ateliê em uma Edícula

Ateliê em uma Edícula

Edícula usada como espaço gourmet, cozinha externa ou churrasqueira: Opções excelentes para quem gosta de receber amigos e familiares para um jantar ou churrasco de final-de-semana.

Essas edículas possibilitam as celebrações sem atrapalhar a rotina da casa, caso algum familiar estiver praticando outra atividade e não participando da reunião social. É útil também para pais que têm filhos pequenos e que dormem mais cedo. Além disso, nesses casos a edícula leva toda a confusão e desorganização de um final de festa para fora da casa.

Elas são ideais também para pais que têm filhos adolescentes ou jovens adultos e preferem que eles reúnam os amigos em casa, onde é mais seguro, e sem a participação dos pais, o que acabaria acontecendo se a reunião social fosse dentro da casa.

Elas também permitem aumentar a privacidade, tanto do espaço social como da casa principal.

Edícula com Churrasqueira

Edícula com Churrasqueira e Cozinha Externa

Edícula com Área Gourmet


Edícula usada como escritório, sala de leitura ou sala de estudos: diferentemente das edículas usadas como oficina ou ateliê, nais quais o barulho pode incomodar quem não as está utilizando, essas edículas são ideais para quem procura paz e tranquilidade isolados do resto da casa para poderem se concentrar melhor no que estão fazendo.

Praticar home office está cada vez mais comum, principalmente nas grandes metrópoles, as edículas são uma excelente opção para quem quer separar o momento em que está trabalhando do momento em que está relaxando.

Edícula usada como Escritório

Edícula usada como Sala de Leitura

Observe essa edícula projetada pelo arquiteto Jim Cutler para sua filha Hannah Cutler, de 12 anos, estudar. Não é a sala de estudos dos sonhos de qualquer um? Mesmo quem não gosta de estudar adoraria esse ambiente, não é mesmo?

Edícula com Sala de Estudos de Hannah Cutler

Edícula com Sala de Estudos de Hannah Cutler – Vista Interna

Edícula usada como apoio e suporte para usar a piscina: essas edículas facilitam muito o uso da piscina, podem conter vestiários, chuveiros, armários para guardar as toalhas, espreguiçadeiras, geladeira, enfim, todos os equipamentos necessários para que a piscina possa ser desfrutada sem que seja necessário deslocar-se até a casa cada vez que surja uma necessidade.

Edícula de apoio para usar a Piscina

Edícula de apoio para usar a Piscina

Edícula de  apoio para usar a Piscina

Edícula usada como casa de hóspedes: se você costuma receber hóspedes em casa, uma edícula é ótima para dar privacidade e conforto para eles. Se ela for completa, com cozinha, por exemplo, pode oferecer ainda uma certa autonomia para seus hóspedes.

Edícula usada como Casa de Hóspedes

Edícula usada como Casa de Hóspedes

Edícula multifunções: podem ser usada como suporte para a piscina, como área de lazer, sala de estar, área social, cozinha gourmet, sala de jogos, ou seja, um local para todos os moradores desfrutarem em diferentes situações e ocasiões.

Edícula com Multifunções

Edícula com Multifunções

Edícula com Multifunções

Edícula usada como depósito: as edículas também podem assumir a função de quarto de guardados, depósito para equipamentos de jardinagem e piscina, entre tantas outras coisas.

Edícula usada como Depósito e Espaço para Jardinagem

Edícula usada como Depósito

Enfim, se você tem uma edícula no fundo do seu pátio sem uso e pretende dar uma destinação a ela, ou se pretende construir uma acreditando que será útil em seu dia-a-dia, analise antes de iniciar qualquer reforma no que ela mais poderia lhe ser útil.

Já tomou sua decisão? Boa sorte em seu projeto!


Se você gostou da postagem acima, provavelmente também vá gostar dessas:
14 dicas de como aproveitar um espaço pequenos para fazer um jardim
Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente
Toalha de mesa antiformiga funciona?
Dicas de ilhas de cozinha e seus assentos + 36 ideias para inspiração
Esse era um pátio mal aproveitado, adivinhe como ficou…
Decoração rústica, características, dicas e 36 ideias para você planejar e executar
Plantas para manter um jardim florido no inverno
42 ideias de piscinas com borda infinita, dicas e cuidados

Gostou? Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *