Parede pintada pela metade, 22 ideias e várias dicas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Parede pintada pela metade ou ainda meia parede pintada é uma técnica muito usada para dar realce a algum detalhe.

Você já deve ter visto muitas paredes com duas cores, geralmente uma cor mais escura embaixo e outra mais clara na parte de cima, elas são conhecidas como parede pintada pela metade, meia parede, ou, em inglês “Half Painted Wall”.

Porque usar uma parede pintada pela metade?

Antigamente elas eram mais utilizadas em áreas molhadas, ou em ambientes em que se desejava colocar uma cor mais escura na parte de baixo, de forma a facilitar a limpeza e sujar menos. Era muito comum em cozinhas e banheiros colocar azulejos coloridas até determinada altura e pintar de branco a parte superior.

Porém, com o passar do tempo virou mais uma tendência de decoração que, aparentemente, veio para ficar. Essa técnica está sendo utilizada no mundo inteiro e nos mais diversos ambientes, como salas, cozinhas, escadarias, corredores, quartos, entre outros.

Muitas pessoas adoram os ambientes com paredes de duas cores, mas, ou não sabem como combiná-las, ou temem que possa ficar feio depois de pronto o trabalho. Se você é uma delas, o ideal é fazer um teste antes da aplicação final, na própria peça. A iluminação do ambiente, os móveis e acabamentos vão influenciar o resultado final.

A técnica de meia parede pode ser utilizada em ambientes com o pé direito bem alto, mas também é excelente para as casas construídas atualmente e que geralmente possuem teto mais baixo, em ambas as situações o efeito final ficará bem interessante.

O efeito da meia parede pintada será maior se for utilizada uma cor escura e uma cor clara, pode ser utilizada entre elas ainda uma cor completamente diferente e contrastante para demarcar bem o final de cada uma. A parte inferior e a superior não precisam ter o mesmo acabamento. É possível combinar madeira, shiplap, papel de parede, tecido, textura e alvenaria. Nesses casos o ideal é usar uma cor para cada tipo de acabamento.

Pintar a parede em duas cores na horizontal também traz o benefício de aumentar a sensação de amplitude de um ambiente quando a proporção for bem distribuída.

Qual o efeito causado pelas cores escolhidas?

As cores claras fazem o ambiente parecer maior, enquanto as cores escuras deixam-no menor, portanto, antes de escolher as cores a serem utilizadas você precisa ter em mente que sensação quer passar ao aplicá-las, mesclando cores claras com escuras, somente claras, ou somente escuras e dimensionando a altura de cada cor.

Se você for mesclar uma for escura com uma clara, precisa decidir também qual delas ficará em cima. Geralmente a escura é utilizada na parte de baixo, mas isso também vai depender do resultado que você quer obter.

Você também pode optar por utilizar esse recurso de decoração em apenas uma das paredes do ambiente, mas para obter o resultado desejado precisa estar atento para que seja a parede mais adequada.

Você também pode optar por colocar uma prateleira com enfeites ou livros onde as duas cores se encontram. Outra opção é usar faixas pintadas ou em madeira, gesso ou faixas de papel de parede.

As cores escolhidas para a parede também podem contrastar ou complementarem as cores da mobília e da decoração do ambiente, provocando assim sensações diferentes.

A altura de cada faixa de cor também provocará resultados diferentes.

22 ideias inspiradoras de peças com parede pintada pela metade

Selecionamos abaixo 22 ideias, dos mais variados ambientes, para você se inspirar.


Leia também:
Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar
40 ideias de salas de estar acolhedoras e aconchegantes e dicas de como planejá-las
Portas coloridas – 24 ideias para você se inspirar
Decorando com quadros vazios, ideias e dicas
Algumas maneiras de repaginar os móveis e os ambientes da sua casa
Procurando inspirações para aproveitar o espaço embaixo da escada? Veja 12 ideias criativas
Como combinar as cores na decoração

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *