Receitas caseiras para combater as pragas domésticas

A simples presença de pragas como moscas e baratas é suficiente para causar mal estar e diminuir a sensação de conforto e acolhimento em um ambiente. Afinal, ninguém se sente bem depois de ver uma barata vagueando dentro da sua casa, não é mesmo?

A presença destes insetos é suficiente para que busquemos correndo um inseticida ou até avaliemos a possibilidade  de contratar um serviço especializado de desinsetização. Mas você sabia que existem algumas formas caseiras de combater estas pragas e que podem ser suficientes para solucionar o seu problema se não for um infestamento muito severo?

Cupins, baratas, percevejos, pulgas, fede-fedes e formigas são as pragas mais comuns encontradas em nossas casas. Entretanto, você não precisa correr para chamar um especialista caso encontre algum destes insetos repugnantes na sua casa. A seguir apresentaremos algumas alternativas caseiras e muito fáceis de fazer para controlar a presença de algumas destas pragas. Apenas tome cuidado porque algumas destas opções envolvem o preparo e utilização de veneno. Sempre manipule as substâncias com luvas e em hipótese algum as ingira. Também faça o máximo possível para evitar que crianças e animais tenham acesso a estas substâncias.

  1. Matando Baratas: uma forma caseira infalível para matar esses insetos tão repulsivos e odiados é a elaboração de armadilhas. Para isso, misture 2 xícaras de bórax, 1/2 xícara de açúcar, 1/2 xícara de cebola picada finamente, 2 colheres de sopa de amido de milho (maisena) e 2 colheres de sopa de água em uma vasilha. Utilizando luvas, molde a mistura em bolas pequenas. Coloque três bolas dentro de sacos de pão de sanduíche vazios e coloque estes sacos próximos dos locais onde você encontrou as baratas. Entretanto, tome cuidado pois estas bolas são venenosas e devem ser colocadas apenas em locais nos quais crianças e animais de estimação não tenham acesso;
  2. Exterminando Cupins: para combater danos causados por cupins e evitar novos estragos, utilizando luvas misture 1 colher de sopa de bórax com 2 xícaras de água e 10 colheres de sopa de açúcar. Molhe pedaços de madeira na mistura e coloque a madeira próxima do local da infestação. Os cupins se alimentarão da madeira envenenada e levarão de volta para os seus ninhos para alimentar os demais cupins. Também tome muito cuidado com o acesso de animais de estimação e crianças à madeira envenenada;
  3. Livrando-se de Pulgas: as pulgas podem ser eliminadas de tecidos e de tapetes e carpetes com uma série de medidas. Primeiro espalhe bicarbonato de sódio sobre a superfície e deixe agir por 15 minutos. Em seguida aspire o bicarbonato de sódio com o auxílio de um aspirador. Lave o seu aspirador imediatamente para evitar que as pulgas saiam de dentro dele e voltem a contaminar a sua casa. Este método também é muito efetivo para combater a presença de ácaros, o que pode ajudar muito caso você sofra de alguma doença respiratória ou alergia. Se o seu animal de estimação estiver infestado de pulgas você pode facilmente eliminá-las ao dar banho no seu animal com água salgada. Você também pode fazer uma infusão de alecrim e utilizá-la (morna) para banhar o seu animalzinho.

Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar dessas:
Vasos autoirrigáveis
Como limpar o micro-ondas respingado
O que fazer para afastar as formigas de dentro de casa?
Receita não tóxica para espantar as formigas da casa
Conheça 20 utilidades surpreendentes para o talco de bebê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *