Receitas caseiras para combater as pragas domésticas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Receitas caseiras para combater as pragas domésticas

É muito difícil existir alguma casa, apartamento escritório, ou qualquer outro imóvel em que em algum momento não foi preciso combater as pragas domésticas.

A simples presença de pragas como moscas e baratas é suficiente para causar mal estar e diminuir a sensação de conforto e acolhimento em um ambiente.

Afinal, ninguém se sente bem depois de ver uma barata vagueando dentro da sua casa, não é mesmo? Mas como combater as pragas domésticas?


A presença destes insetos é suficiente para que busquemos correndo um inseticida ou até avaliemos a possibilidade de contratar um serviço especializado de desinsetização. Mas você sabia que existem algumas formas caseiras de combater estas pragas e que podem ser suficientes para solucionar o seu problema se não for uma infestação muito severa?

Cupins, baratas, percevejos, pulgas, fede-fedes e formigas são as pragas mais comuns encontradas em nossas casas. Entretanto, você não precisa correr para chamar um especialista caso encontre algum destes insetos repugnantes na sua casa.

Dicas para combater pragas domésticas

A seguir apresentaremos algumas alternativas caseiras e muito fáceis de fazer para controlar a presença de algumas destas pragas. Apenas tome cuidado porque algumas destas opções envolvem o preparo e utilização de veneno. Sempre manipule as substâncias com luvas e em hipótese algum as ingira.

Além disso, também faça o máximo possível para evitar que crianças e animais tenham acesso a estas substâncias.

Matando Baratas

Uma forma caseira infalível para matar esses insetos tão repulsivos e odiados é a elaboração de armadilhas. Para isso, misture 2 xícaras de bórax, 1/2 xícara de açúcar, 1/2 xícara de cebola picada finamente, 2 colheres de sopa de amido de milho (maisena) e 2 colheres de sopa de água em uma vasilha.

Utilizando luvas, molde a mistura em bolas pequenas. Coloque três bolas dentro de sacos de pão de sanduíche vazios e coloque estes sacos próximos dos locais onde você encontrou as baratas. Entretanto, tome cuidado pois estas bolas são venenosas e devem ser colocadas apenas em locais nos quais crianças e animais de estimação não tenham acesso.

Exterminando Cupins

Para combater danos causados por cupins e evitar novos estragos, utilizando luvas misture 1 colher de sopa de bórax com 2 xícaras de água e 10 colheres de sopa de açúcar. Molhe pedaços de madeira na mistura e coloque a madeira próxima do local da infestação.

Os cupins se alimentarão da madeira envenenada e então levarão de volta para os seus ninhos para alimentar os demais cupins. Também tome muito cuidado com o acesso de animais de estimação e crianças à madeira envenenada.

Livrando-se de Pulgas

As pulgas podem ser eliminadas de tecidos e de tapetes e carpetes com uma série de medidas. Primeiramente espalhe bicarbonato de sódio sobre a superfície e deixe agir por 15 minutos.

Em seguida aspire o bicarbonato de sódio com o auxílio de um aspirador. Lave o seu aspirador imediatamente para evitar que as pulgas saiam de dentro dele e voltem a contaminar a sua casa.

Este método também é muito efetivo para combater a presença de ácaros, o que pode ajudar muito caso você sofra de alguma doença respiratória ou alergia.

Se o seu animal de estimação estiver infestado de pulgas então você pode facilmente eliminá-las ao dar banho no seu animal com água salgada. Você também pode fazer uma infusão de alecrim e utilizá-la (morna) para banhar o seu animalzinho.

Por fim, para combater pragas domésticas é preciso persistência e dedicação, não permitindo assim que elas retornem.


Leia também:
As joaninhas são boas para o jardim?
Como limpar o micro-ondas respingado
O que fazer para afastar as formigas de dentro de casa?
Receita não tóxica para espantar as formigas da casa
Conheça 20 utilidades surpreendentes para o talco de bebê
5 maneiras caseiras para se livrar dos ácaros
Como se livrar das moscas das frutas

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *