Toalha de mesa antiformiga funciona?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

As formigas são consideradas extremamente organizadas, trabalhadoras e, curiosamente, as formigas rainhas podem viver até 30 anos, enquanto as operárias vivem de 1 a 3 anos.

Formigas podem ser carnívoras, herbívoras ou onívoras, ou seja, comem de tudo, animais, vegetais e restos de alimentos humanos.

Essas características das formigas, além do fato delas geralmente terem seus ninhos fora da nossa casa não nos remetem diretamente a associá-la a outros insetos prejudiciais à nossa saúde.

Quando alguém comenta que está enfrentando problemas com as formigas, geralmente associamos esse problema à destruição de plantas no jardim.

Porque as formigas são anti-higiênicas?

Porém, o que não é muito difundido sobre as formigas, e portanto a maioria das pessoas não percebe, é que elas também são transportadoras de bactérias, portanto contaminam os lugares por onde passam.

Em hospitais, por exemplo, as formigas precisam ser evitadas a qualquer custo, sob pena de serem agentes causadores de infecções hospitalares.

Ter formigas sobre uma mesa é tão anti-higiênico como ter insetos voadores ou baratas sobre ela, pois não sabemos o caminho percorrido pela colônia desde o formigueiro até chegar à mesa.

A propósito disso, o biomédico Roberto Martins Figueiredo – conhecido como “Dr. Bactéria” pelas suas aparições falando sobre este assunto na televisão brasileira -, vai mais longe. Ele costuma afirmar em suas entrevistas que se matarmos uma barata e a deixarmos no chão de uma cozinha, por exemplo, e ela desaparecer de um dia para outro, ela provavelmente foi carregada pelas formigas. Segundo ele, isso demonstra que formigas são insetos muito perigosos e perniciosos.

Ainda segundo o “Dr. Bactéria”, na busca de alimentos as formigas entram em contato com muita sujeira, ou seja, elas podem ter passado por lugares ainda mais sujos do que as baratas, levando em suas patas diversos tipos de micro-organismos nocivos, como as bactérias, os fungos e os vírus.

Manter as formigas afastadas de nossa casa é um problema continuo, pois geralmente quando eliminamos um foco, ou um formigueiro, surge outro rapidamente, elas são muito persistentes.

Açucareiros, bolos, pães, ração de animais de estimação, tudo isso são alvos de ataques de formigas e muitas vezes precisamos fazer malabarismos para manter esses alimentos livres de ataques.

Aqui no blog “Lar, Doce Lar” já escrevemos alguns textos com dicas sobre como combater as formigas, como estes: “O que fazer para afastar as formigas de dentro de casa?” ou “Receita não tóxica para espantar as formigas da casa“. Você pode tentar se utilizar dessas técnicas, elas funcionam, mas, invariavelmente, as formigas retornam e quando percebemos já estão em cima da nossa mesa de jantar novamente.

Como evitar que as formigas subam na mesa?

Se você tem esse problema, já percebeu o quanto as formigas são nocivas e não quer mais vê-las sobre a sua mesa, temos uma excelente notícia. A Karsten desenvolveu uma toalha de mesa com acabamento antiformiga.

O produto usado no tratamento da toalha faz com que, ao se aproximarem da mesa, as formigas se afastem rapidamente por se sentirem incomodadas pelo cheiro da toalha.

Esse tratamento recebido pelo tecido não compromete sua qualidade ou sua durabilidade e a tolha de mesa pode ser lavada com água e sabão e, ainda assim, o odor que espanta as formigas vai permanecer durante um bom tempo impregnado no tecido. Além disso, esse odor não é sentido pelos humanos.

O produto usado nas toalhas antiformigas atua nas fibras do tecido sem prejudicar a saúde e o meio ambiente. Esse tratamento mantém vários insetos afastados, principalmente as formigas. Ele não é um veneno, por isso ele não mata os insetos, repele.

As toalhas da Karsten possuem estampas lindas e variadas (ao longo do texto disponibilizamos as imagens de algumas delas) e são produzidas em vários formatos e tamanhos. As quadradas podem ser encontradas nos tamanhos 78X78, para centros de mesas ou mesas pequenas ou no tamanho 140X140 para mesas de 4 lugares. As retangulares, existem desde o tamanho 100X140 até 140X250 para mesa de 8 lugares. E ainda tem as redondas para as mesas de 4 pessoas.

Nós testamos uma toalha e verificamos que as formigas podem até se aproximar da mesa onde ela está colocada, mas se afastam rapidamente.

Segundo um colaborador da Karsten, há quem compre as toalhas quadradas pequenas, para colocar sob os potes de ração dos animais de estimação, não testamos esse uso, mas acreditamos que deva funcionar da mesma forma.

Para realizar o teste, deixamos um bolo, açúcar e outros alimentos atrativos sobre a mesa com a toalha e nenhuma formiga os atacou, mesmo havendo uma trilha passando bem perto de onde fizemos o teste.

As toalhas não tem cheiro ou textura diferente que seja perceptível. Podem ser lavadas na máquina e passadas, da mesma forma que qualquer outra toalha de mesa.

Enfim, se formigas são um problema para você, essa é uma boa solução para evitá-las.


Leia também:
Toalha de mesa de fibra de coco
Cozinhas Americanas – Ideias e Dicas
5 plantas para cultivar dentro de casa
Como armazenar garrafas de vinho
Você mora em uma casa ou um lar?
20 ideias práticas para você usar e abusar das toalhas de mesa de fibra de coco

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *