Você já ouviu falar em kokedama? Aprenda a fazer e inspire-se aqui

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

kokedama

A palavra kokedama tem origem japonesa e significa bola de musgo. Mas, o que é kokedama?

O kokedama também é conhecido como como “string garden” (jardim de fios ou jardim de cordas). Ele é tal qual um arranjo feito com plantas ornamentais. Entretanto, sua principal característica é a possibilidade de ficar suspenso, pendurado por um fio, geralmente de nylon.

Dessa forma ele parece flutuar no espaço.

Os kokedamas são perfeitos para pequenos espaços, onde ficam lindos e transformam incrivelmente o ambiente onde são colocados.

O que são kokedamas?

Você nunca tinha ouvido falar em kokedama? Essa bola de musgo é uma tradição japonesa. Ela é uma variante do bonsai, muito difundido no Brasil. Você certamente vai se encantar com as possibilidades que esse jardim suspenso oferece.

Flutuando no ar, os kokedamas não ocupam espaços sobre nenhuma superfície e, portanto, não concorrem com os espaços na parede.

Além disso, utilizá-los traz economia em função de que dispensam a utilização de vasos, pois cada planta pendurada fica contida em seu próprio recipiente.

Assim, o recipiente é naturalmente coberto de musgo e os fios necessários para pendurá-los também não têm custo elevado.

Segundo a tradição, o kokedama originou-se de um bonsai cultivado em uma panela por muito tempo. Então, quando ele foi retirado do seu vaso, ele tinha formado tantas raízes que manteve a forma do vaso. Dizia-se também que era o bonsai dos pobres, que não tinham recursos para comprar vasos. De qualquer forma, eles ficam lindos e únicos.

E então, os kokedamas despertaram seu interesse? Como somos muito curiosos e estamos sempre em busca de novos DIY (faça você mesmo) para nossos leitores, decidimos pesquisar sobre eles em diversas fontes.

Embora pareça complicado preparar um kokedama, na verdade não é. A ideia é simplesmente envolver as raízes de uma planta em uma bola de musgo.

Eles são simples de fazer e também são um excelente presente para alguém que estimamos. Além disso eles vivem muito tempo quando bem cuidados, da mesma forma que as plantas cultivadas em vasos.

Como fazer kokedama?

Depois de muito pesquisarmos, o melhor passo a passo que encontramos foi: “Como Fazer Kokedama: Jardins Suspensos Perfeitos para Pequenos Espaços”, publicado no site Apartment Therapy. Então nós o traduzimos e adaptamos conforme você poderá ver abaixo.

Para fazer seu próprio kokedama, você vai precisar de:
  • Uma planta pequena ornamental. O ideal é escolher plantas que não exijam muito sol, pois o musgo se desenvolve melhor à sombra. Por exemplo, algumas boas opções são: samambaias, jades, suculentas, begônias, Philodendron (Imbé), planta-aranha, jiboia;
  • Você também pode escolher outras plantas que se adaptem bem a sua região. Mas que também respeitem os preceitos acima, de serem pequenas e se adaptarem a lugares úmidos e pouco iluminados;
  • Pedrinhas;
  • Musgo de turfa;
  • Argila;
  • Musgo de folha;
  • Um rolo de barbante ou cordão.
Passo a Passo para fazer um kokedama
Passo 1 – Prepare a mistura

Misture bem as pedrinhas, o musgo de turfa e a argila na proporção de 70% de pedrinhas e 30% de musgo de turfa e argila. Enquanto mistura, vá adicionando água suficiente para formar uma massa moldável e homogênea, de forma que se crie um solo que não se desmanche. Entretanto não o deixe muito duro e denso, pois as raízes precisarão respirar. Seguir essa receita é muito importante para seu kokedama se desenvolver.

kokedama - passo a passo 1

Passo 2 – Molde seu kokedama

Usando os polegares, cave um pequeno buraco no centro da bola. Além disso, tome o cuidado de retirar qualquer excesso de solo anterior das raízes das plantas antes de colocá-las no buraco..

Coloque a planta no buraco e molde o solo ao redor das raízes. Então acrescente um pouco mais da mistura para tapar o que sobrar do buraco, se necessário.

kokedama - passo a passo 2

Passo 3 – Coloque uma cobertura

Cubra a bola com musgo de folha pressionando-o suavemente sobre a mistura. Mas não se preocupe se o musgo de folha não ficar muito firme nesse momento. Quando você envolvê-lo como o barbante, no próximo passo, você solucionará essa questão.

kokedama - passo a passo 3

Passo 4 – Dê firmeza ao kokedama

Enrole a bola com o barbante, certificando-se de cobrir todos os lados, incluindo o fundo. Ao final, dê um nó para que ele fique firme. Para pendurar o kokedama, você também pode utilizar esse mesmo barbante.

Para isso, prenda-o em ambos os lados. Entretanto você pode preferir usar um fio de nylon, para provocar melhor o efeito de flutuação.

kokedama - passo a passo 4

Passo 5 – Pendure o kokedama

Agora, pendure seu kokedama em um local com pouca luz direta e pulverize água sobre ele. Depois de estabelecido, as regas devem ser feitas sempre que você perceber que ele perdeu sua umidade.

Para isso, mergulhe-o em um recipiente com água e deixe que ele absorva a água por cerca de 5 a 10 minutos. No entanto, não esqueça-o por muito tempo de molho, pois pode desmanchar a bola.

kokedama - passo a passo 5

Enfim, está pronto seu primeiro kokedama, o que achou? Fácil, não é mesmo? Veja abaixo alguns kokedamas que selecionamos para você se inspirar, eles realmente ficam muito encantadores e interessantes.

Além disso, eles vão alegrar e embelezar qualquer o ambiente de sua casa.



Leia também:
DIY – Terrários – ideias, dicas e o passo-a-passo para montar o seu
Como cuidar de suculentas
Qual a origem do bonsai?
Você sabia que a jardinagem faz bem para a saúde?
Você curte suculentas? Selecionamos algumas curiosidades sobre elas
DIY – Você curte jardins verticais?
Tudo sobre jardins de vidro + 24 fotos para inspiração

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *