Você já pensou em morar em um Contêiner?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Conheça o conceito de Casas Contêineres


Por: Míriam Roman

Estima-se que existam no mundo aproximadamente 30 milhões de contêineres de aço, em uso ou vazios. Um contêiner pode ter 6 m de comprimento por 2,45 de largura ou 12 m de comprimento por 2,45 de largura. Eles têm vida útil para o transporte de cargas, quando então são descartados ou utilizados para outros fins, foi dai que surgiram as primeiras ideias para sua utilização na construção civil, ideia que que está crescendo muito em todo o mundo.

Sua utilização diminui o tempo de obra, a geração de entulhos e, segundo empresas especializadas no ramo, facilita futuras ampliações. Pode-se usar os contêineres lado a lado ou um sobre o outro, em construções de até cinco andares.

Mas não se engane pensando que ao utilizar contêineres  você terá uma construção extremamente fácil. Assim como as casas feitas com material tradicionalmente utilizado na construção civil, é preciso haver uma fundação para suportá-los, fazer isolamento acústico e térmico, instalação hidráulica, instalação elétrica e todos os acabamentos. Não é só largar um contêiner em um terreno e está pronta sua casa.

Já existem no Brasil algumas empresas que vendem e adaptam contêineres para transformá-los em moradia. Também vários arquitetos estão se aprimorando nesse tipo de material e construindo casas lindas. Selecionamos algumas fotos para demonstrar o que é possível fazer. Aliás, durante minhas pesquisas para escrever esse post, fiquei muito animada com as possibilidades desse tipo de construção, quem sabe posso utilizá-lo quando precisar ampliar o depósito da Kamari? Acredito que essa seja uma boa alternativa. E você, o que acha dessa ideia, aprova?

Veja abaixo algumas ideias desenvolvidas e instaladas no exterior que encontrei:

Veja os projetos que encontrei aplicados aqui no Brasil:

Pocket House (casa de bolso), projeto da arquiteta Cristina Menezes

Casa Corbas, projeto do arquiteto Danilo Corbas

Projeto do arquiteto Luis Maldaner, em Campo Bom – RS

Contêiner Loft, projeto da arquiteta Lívia Ferraro

Veja o que encontrei também em minhas pesquisas na Internet, o blog “Minha Casa Container“, da brasileira, Michele M. Xavier, que decidiu fazer uma casa utilizando contêineres e postou no blog todo o processo, além de outras ideias e dicas. Achei superinteressante, uma fonte de inspiração e consulta excelente. O endereço é minhacasacontainer.com.

Texto escrito por Míriam Roman, decoradora e proprietária da loja Kamari, especializada em utilidades domésticas, mesa, banho e decoração.


Se você gostou destas dicas, provavelmente também vá gostar dessas:
Dicas de decoração de quarto de casal
Decoração, acerte nas cores
72 ideias de aproveitamentos criativos para pallets, inspire-se!
Parede pintada pela metade, 22 ideias e várias dicas
62 ideias de filtros dos sonhos e dicas de como fazer
5 plantas para cultivar dentro de casa
Vasos autoirrigáveis
32 ideias de lareiras externas
Toalha de mesa antiformiga funciona?

Compartilhe...

Um comentário em “Você já pensou em morar em um Contêiner?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *